domingo, 14 de agosto de 2011


PLANEJAMENTO ANUAL 2011 (1ºANO)

Disciplinas: Português,História,Geografia,Educ. Física

I Bimestre

Janeiro/ Fevereiro/Março e Abril (Port/ hist/ Geo/ Ed. Física)
Temas dos projetos mensais: Família,Drogas,Poesia/Literatura infantil

Objetivos Específicos
  • Distinguir as consoantes das vogais e encontros vocálicos;
  • Identificar o alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Formar palavras e frases de acordo com s sílaba em estudo;
  • Separar sílabas das palavras;
  • Identificar número de sílabas;
  • Reconhecer e escrever seu nome, nome de colegas e familiares;
  • Reconhecer que somos diferentes uns dos outros;
  • Participar ativamente de dinâmicas, jogos e brincadeiras.
  • Aprender o respeito aos colegas através do respeito às regras do jogo;

Conteúdo (Fevereiro)

  • Quem sou eu? Livro – pág. 10
    • Meu nome, nome de colegas e familiares. (pág. 25, 17, 18, 19, 20)
      • Em família (pág. 60)
  • Fotos de família
  • Dominó

Introdução à leitura:

  • P (texto papai);
  • M (texto mamãe).

Gramática

  • Vogais
  • Encontros vocálicos
  • Alfabeto (4 formas)
  • Formação de palavras e frases
  • Separação e números de silabas
  • Datas comemorativas (pesquisas).

Objetivos

  • Despertar na criança atitudes necessárias para uma convivência melhor, e que essas ajudem no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades indispensáveis para sua formação pessoal.
  • Perceber que a família é o primeiro grupo com que a criança interage e é de suma importância que os membros desse grupo se ajude, e se respeitem.

Metodologia

  • Leitura de textos diversos
  • Construção de fichas para trabalhar nomes, palavras e frases;
  • Recortes e colagem de figuras; letras e palavras cruzadinhas e caça palavras;
  • Utilização de jogos pedagógicos desenvolvimento da linguagem oral; escrita ilustrada;
  • Atividades mimeografadas/ xerocopiadas; no caderno e no quadro giz
  • Dinâmicas;
  • Brincadeiras;
  • Projeto de leitura de livros de literatura infantil envolvendo a família, com apresentação mensal para toda comunidade escolar.
  • Pesquisa
  • Utilização de jogos com letras e palavras.

Março:

Conteúdos:

  • Droga natural ou sintética
  • Efeito das drogas no organismo
  • Adedonha;

Introdução a leitura

  • C (texto cachaça);
  • V (texto vício);
  • F (texto fumo)

Gramática

  • Tipos de letras;
  • Silabas;
  • Formação de palavras e frases;
  • Produção de texto oral e ilustrado

Datas comemorativas

  • Carnaval
  • Dia do circo
  • Semana da alimentação

Objetivos

  • Conscientizar o aluno de que as drogas prejudiciais a saúde e se usadas em controle causam dependência e ate a morte.
  • Aprender corretamente o que for ensinado sobre a ortografia (letras, palavras e frases)
  • Compreender a importância da leitura na vida das pessoas;

Metodologia

  • Leitura de texto diversos construção de fichas para trabalhar nomes palavras e frases:
  • Roda de conversa
  • Dramatização
  • Ditado de palavras
  • Listas e títulos
  • História e quadrinhos (3 quadrinhos)
  • Leitura de historias, reconto e ilustração em cartaz.
  • Recortes e colagem de figuras; letras e palavras cruzadinhas e caça palavras;
  • Utilização de jogos pedagógicos desenvolvimento da linguagem oral; escrita ilustrada;
  • Utilização de jogos pedagógicos desenvolvimento da linguagem oral; escrita ilustrada.
  • Atividades mimeografadas/ xerocopiadas; no caderno e no quadro giz
  • Dinâmicas;
  • Brincadeiras
  • Confecção de cartazes •pesquisas; entrevistas;



Abril:

Conteúdo:

  • A moradia
  • A escola
  • Introdução à leitura

    • R (poesia rua)
    • L (poesia escola)
    • T (poesia tijolo)

Gramática
      • Ordem alfabética
      • Formação de palavras e frases oral e escrita;
      • Observação de imagem
      • Datas comemorativas
      • Páscoa
      • Índio
      • Tiradentes

Objetivos:
  • Reconhecer que a moradia nos protege do sol e da chuva, e deve oferecer conforto e segurança.
  • Compreender que a escola é muito importante para nossa vida.

Metodologia

  • Histórias em quadrinhos
  • Roda de conversa
  • Recados falados
  • Leitura de textos diversos
  • Recortes e colagem de letras, figuras e palavras.
  • Caça – palavras, cruzadinhas,
  • Ditado ilustrado, ditado de palavras; cruzadinha.
  • Formação de frases
  • Utilização e jogos pedagógicos para o desenvolvimento da linguagem oral, escrita e ilustrada.
  • Atividades xerocopiadas, no caderno quadro – giz, livro didático.
  • Brincadeiras
  • Dinâmicas
  • Histórias contadas e dramatizadas.

II Bimestre

Maio: Novas Tecnologias/ profissões
Junho: meio ambiente

Objetivos Específicos
  • Reconhecer, ler e escrever letras, sílabas, palavras e frases nas sílabas em estudo;
  • Separar sílabas das palavras;
  • Identificar número de sílabas das palavras;
  • Reconhecer que o carnaval é uma cultura brasileira;
  • Conscientizar-se sobre os perigos que ocorrem durante a festa de carnaval;
  • Reconhecer que o circo é lazer e diversão;
  • Participar ativamente de dinâmicas, jogos e brincadeiras;
  • Identificar que a alimentação deve ser balanceada;
  • Identificar substantivos próprios e comuns.

Conteúdo:
Maio e junho
  • Utilização da tecnologia a favor do homem.
  • Comunicação entre as pessoas.
  • Evolução das tecnologias
  • Evolução dos meios de transportes
  • Preservação do meio ambiente animal em extinção

Introdução à leitura.

  • D (texto rádio)
  • N (texto navio)
  • B (texto barco)
  • G (texto gari)
  • Z (texto natureza)
  • X (texto lixo)
  • J (poesia jacaré)
  • S (musica sapo)

Gramática

  • Formação de palavras e frases
  • Letras de imprensa minúscula e maiúscula.
  • Separação de silabas
  • Substantivos próprios e comuns

Datas comemorativas

  • Dia nacional do meio ambiente
  • Festa junina

Objetivos:

  • Reconhecer a evolução tecnológica como forma de acesso as diversas camadas sociais,. A redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania.
  • Conscientizar os educandos da importância de preservar o meio ambiente em que vive para ambiente em que vive para melhor qualidade de vida.

Metodologia:

  • Leitura de textos informativos
  • Roda de conversa
  • Uso de caligrafia
  • Confecção de cartazes
  • Auto ditado
  • Caça – palavras
  • Cruzadinha
  • Conversa informal
  • Utilização de filmes
  • Pesquisas e entrevistas
  • Dinâmicas e musicas
  • Exposição de trabalhos sobre o meio ambiente
  • Historia em quadrinhos
  • Histórias lidas, contadas e dramatizadas.


III Bimestre

Mês de agosto: Cultura
Setembro: trânsito

Objetivos específicos
  • Perceber as relações entre as palavras, discriminando semelhanças e diferenças quanto à forma e ao seu significado;
  • Discriminar auditiva e visualmente as letras, sílabas e palavras estudadas;
  • Completar e criar frases;
  • Ler e interpretar textos e histórias percebendo a sequência dos fatos;
  • Formar palavras e frases;
  • Identificar título, personagens e ações do texto;
  • Emitir opiniões pessoais e expressar-se oralmente com desenvoltura;
  • Ler textos com ritmo, entonação e pontuação corretos;
  • Ordenar palavras seguindo a ordem alfabética;
  • Identificar substantivos próprios e comuns;
  • Participar ativamente de dinâmicas, jogos e brincadeiras.
Conteúdos

  • Muita história pra contar
  • Histórias brasileiras
  • Parlendas
  • Adivinhas
  • Trava línguas
  • Lendas folclóricas
  • Danças e comidas

Introdução á leitura:

  • CE; CI (texto: lenda do saci);
  • Vogal seguida de N (texto: danças);
  • CH (texto: Chica);
  • GE, GI (texto: geléia);
  • C cedilha (texto; palhaço);
  • NH (texto: banho).

Gramática

  • Estudando a escrita: sílabas, formação de palavras e frases;
  • Produção oral e escrita (contos populares).

Datas comemorativas

  • Dia dos pais (Domingo agosto);
  • Dia do folclore (22/08)

Série (ano 1º mês: setembro)

  • Cuidados e segurança no trânsito;
  • O trânsito no lugar onde vivemos;
  • Mudanças geograficamente para adequação no trânsito.
Introdução á leitura

  • Consoante + L(texto: placas de trânsito) pesquisar;
  • Vogal mais s (texto: motorista)
  • Vogal + L (texto: automóvel)
  • S dobrado (texto: passageiro)
  • QU (texto: quebra molas)
  • H inicial (texto: helicóptero)

Gramática:
  • Formação de palavras e frases com sílabas complexas;
  • Produção de bilhetes e anúncios;
  • Ordem alfabeto

Datas comemorativas:

  • Independência do Brasil (07/ 09);
  • Dia da arvore (21/09);
  • Início da primavera (21/9)


Objetivos

  • Despertar no aluno o interesse por manifestações culturais;
  • Respeitas as diversas culturais reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
  • Identificar situações de risco no trânsito; estimulando comportamentos seguros; tendo como meta a redução de acidentes no transito.

Metodologia

  • Leitura e interpretação de textos diversos;
  • Conto e reconto de histórias;
  • Brincadeiras com adivinhas, e cantigas de rodas;
  • Cruzadinha;
  • Caça palavras;
  • Formação de palavras, frases e textos;
  • Jogos da memória;
  • Utilização de jogos pedagógicos;
  • Dramatização com fantoches;
  • Ditado oral e escrito;
  • Recorte e colagem;
  • Pesquisas.

IV bimestre

Outubro: Civismo regional
Novembro: consciência negra/ dengue

Objetivos Específicos
  • Ler e grafar corretamente palavras, frases e textos com as sílabas em estudo;
  • Identificar e diferenciar singular e plural/ feminino e masculino.
  • Produzir frases e pequenos textos;
  • Reconhecer que aumentativo (é grande) e diminutivo (é pequeno);
  • Identificar os sinais de pontuação em textos e frases;
  • Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita;
  • Utilizar a linguagem gestual para representar a escrita;
  • Identificar singular e plural no contexto de palavras e usar essa habilidade para responder as questões;
  • Perceber os diferentes significados da mesma palavra e relaciona-los a um contexto.

Conteúdo:

  • A bandeira nacional
  • Hino nacional
  • S som de Z (texto: casa grande)
  • Consoante seguida de r (texto: prefeitura).
  • LH (texto: Rio Vermelho ontem e hoje).
  • R dobrado (texto: bairro)
  • R entre vogais (texto: Bandeira)
  • Vogal + z (texto: Bandeira)
  • Vogal + r travado (texto: comércio de negros)
  • Vogal + m (texto: herói: zumbi)
  • G (texto: Dengue)
  • Sons de x. (texto: bruxas e bruxarias)

Gramática

  • Singular e plural
  • Feminino e masculino
  • Sinais de pontuação
  • Produção de frases e pequenos textos aumentativo e diminutivo
  • Produção de frases e pequenos textos aumentativo e diminutivo
  • Produção de texto oral, escrito e ilustrado.

Datas comemorativas

  • Dia das crianças
  • Dia do professor
  • Aniversário de Crixás
  • Dia de finados
  • Proclamação da republica
  • Natal

Objetivos

  • Identificar a bandeira e hino nacional como símbolos de nossa pátria.

  • Compreender a história de seu município, bem como as mudanças ocorridas, analisando vantagens e desvantagens para a população.
  • Concluir que devemos respeitar as diferenças tais como: crença, raça, cultura, classes sociais e que esse respeito se torne necessário numa democrática e pluralista.
  • Conscientizar os educandos da importância da higiene ambiental para saúde e a não ploriferação do mosquito da dengue.

Metodologias

  • Lanche coletivo de bolos herdades da cultura africana (mane pelado, canjica)
  • Palestra sobre a dengue
  • Pesquisa;
  • Cruzadinha;
  • Dinâmicas;
  • Dramatização;
  • Caça palavras;
  • Utilização de jogos pedagógicos;
  • Ditado de palavras e frases;
  • Atividades mimeografadas, xérox e no caderno;
  • Confecção de cartaz.
  • Jogos

Recursos didáticos para todos os bimestres
  • Cartolina;
  • Papel cartão;
  • E.V.A;
  • Chamex;
  • Livro didático;
  • TV/DVD/CD;
  • Quadro-giz;
  • Retro-projetor;
  • Gravuras;
  • Tinta guache;
  • Pincéis;
  • Massa de modelar;
  • Corda;
  • Lápis de cor;
  • Livros literários;
  • Jornais, revistas;
  • Pasta de leitura;
  • Sucatas;
  • Tesoura;
  • Caderno de caligrafia;
  • Recursos humanos professor/aluno;
  • Textos informativos;
  • Jogos didáticos;
  • Fichas com sílabas para formar palavras;
  • Dominó palavras simples e complexas;
  • Ludo ortográfico sílabas simples e complexas;
  • Jogo da memória (palavras e número de letras);
  • Dominó singular e plural;
  • Dominó das frutas;
  • Dominó aumentativo e diminutivo;
  • Dominó das profissões;
  • Dominó de palavras e letras iniciais;
  • Dominó do contrário;
  • Jogo da memória palavras e letra final;
  • Jogo da memória da família;
  • Jogo da memória de rótulos;
  • Jogo da memória palavras simples e complexas;
  • Ciranda do alfabeto (letras e músicas);
  • Jogo das tampinhas (sílabas e letras).

Avaliação

Será feita através de:
  • Avaliação contínua (atividades executadas em classe / extra classe);
  • Avaliação individual e coletiva da participação e desempenho das atividades propostas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente:

Postar um comentário