domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 2º “B”
Professora: Keila
Disciplina: Arte

PLANEJAMENTO ANUAL /2011

I Bimestre

Fevereiro/ março/ Abril

Conteúdos:
  • A família (Árvore genealógica);
  • Formas geométricas (círculo, quadrado, retângulo, triângulo);
  • Drogas, tô fora! O Carnaval;
  • Cores primárias;
  • Poesias.
Objetivos:
  • Reconhecer os membros familiares e sua importância no grupo familiar;
  • Identificar formas geométricas espaciais e planas;
  • Conscientizar-se sobre os perigos de se ingerir substâncias perigosas;
  • Identificar as cores primárias;
  • Desenvolver a sensibilidade poética.
Metodologia:
  • Confecção da árvore genealógica;
  • Utilização de massinha, tinta, recorte e colagem;
  • Pintura a dedo;
  • Ilustração e análise de texto;
  • Bonecos de E.V.A com formas geométricas (p.44 Fazendo arte com os mestres).

II Bimestre
Maio/ Junho
Conteúdos:
  • Cores secundárias;
  • Profissão mãe;
  • História em quadrinhos;
  • A televisão, o rádio e a Internet;
  • Meio Ambiente;
  • Festa Junina.

Objetivos:
  • Identificar cores secundárias;
  • Refletir sobre a importância das profissões e especialmente da profissão “mãe”;
  • Produzir histórias em quadrinhos;
  • Reconhecer as novas tecnologias usadas no cotidiano;
  • Perceber-se como agente transformador do meio;
  • Conhecer os mais variados produtos da festa junina.
Metodologia:
  • Pintura com tinta e pincel;
  • Ilustração de histórias e poesias;
  • Confecção de lembrancinhas para as mães;
  • Confecção de meios de comunicação e transporte;
  • Confecção de quebra-cabeça.

III Bimestre
Agosto/ Setembro
Conteúdos:
  • Personagens do Folclore;
  • Frases de pára-choques de caminhão;
  • Dia dos Pais;
  • Pontilhismo;
  • Dia do Soldado;
  • De olho no trânsito.
Objetivo:
  • Conhecer alguns personagens do folclore;
  • Analisar frases e textos do nosso folclore;
  • Reconhecer a importância de algumas datas;
  • Produzir trabalhos com a técnica do pontilhismo;
  • Conscientizar-se com as normas de trânsito.
Metodologia:
  • Histórias contadas;
  • Filme Infantil;
  • Confecção de livrinho do folclore;
  • Confecção de lembrancinhas dos pais;
  • Confecção de dobraduras;
  • Produção e Ilustração;
  • Confecção de cartazes e panfletos do trânsito;
  • Recorte e colagem.

IV Bimestre
Outubro/ Novembro/ Dezembro
Conteúdos:
  • Dia da Criança;
  • Dia do Professor;
  • Dia da Bandeira;
  • Técnica de Recorte quadriculado;
  • Consciência Negra;
  • Combate a Dengue.
Objetivos:
  • Reconhecer a importância de algumas datas comemorativas;
  • Compreender a importância da Bandeira como símbolo Nacional;
  • Produzir trabalhos com técnicas de quadriculado;
  • Compreender as diferenças raciais;
  • Interagir no ambiente no combate a Dengue.
Metodologia:
  • Confeccionar brinquedos com sucata, quebra-cabeça;
  • Confeccionar cartões e lembrancinhas;
  • Recorte e colagem;
  • Pintura com tinta e pincel;
  • Arte com as mãozinhas;

Recursos didáticos para todos os bimestres

*Tesoura * cola * lápis de cor *lápis de cor *pinceis *Xerox *cartolina *tinta guache *cola colorida *folhas (árvore) *gravuras recortadas *livros de historias *gibis *poesias *EVA *cola quente *barbante *palitos (picolé, churrasco, fósforo, dente) *Sucatas (caixas, garrafas, potes, rolos, etc.) *Bombril *canetinhas *fita adesiva *fita cetim *durex colorido *papel cartão *biscuit *papel seda *papel ...
* computadores (sala de informática.) *Biblioteca *CD’ s *DVD *TV *entrevistas dirigidas *massinhas * pincel atômicos *pincel p/ CD *guilhotina *impressora *lápis preto *corda *retalhos de tecido *TNT *o mais que se fizer necessário no decorrer das aulas

Avaliação para todos os bimestres

A avaliação se dará continuamente, através da observação individual do desenvolvimento, crescimento, criatividade, sensibilidade e desenvoltura no fazer artístico, como também a socialização, o trabalho em grupo e o respeito mútuo e as notas estará interdisciplinar em matemática.
  • Ilustração de poesias, textos e músicas;
  • Confecção de cartazes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: