PLANEJAMENTO ANUAL 2011 (1ºANO)
Disciplinas: Português,História,Geografia,Educ. Física
I Bimestre
Janeiro/ Fevereiro/Março e Abril (Port/ hist/ Geo/ Ed. Física)
Temas dos projetos mensais: Família,Drogas,Poesia/Literatura infantil
Objetivos Específicos
- Distinguir as consoantes das vogais e encontros vocálicos;
- Identificar o alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Formar palavras e frases de acordo com s sílaba em estudo;
- Separar sílabas das palavras;
- Identificar número de sílabas;
- Reconhecer e escrever seu nome, nome de colegas e familiares;
- Reconhecer que somos diferentes uns dos outros;
- Participar ativamente de dinâmicas, jogos e brincadeiras.
- Aprender o respeito aos colegas através do respeito às regras do jogo;
Conteúdo (Fevereiro)
- Quem sou eu? Livro – pág. 10
- Meu nome, nome de colegas e familiares. (pág. 25, 17, 18, 19, 20)
- Em família (pág. 60)
- Fotos de família
- Dominó
Introdução à leitura:
- P (texto papai);
- M (texto mamãe).
Gramática
- Vogais
- Encontros vocálicos
- Alfabeto (4 formas)
- Formação de palavras e frases
- Separação e números de silabas
- Datas comemorativas (pesquisas).
Objetivos
- Despertar na criança atitudes necessárias para uma convivência melhor, e que essas ajudem no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades indispensáveis para sua formação pessoal.
- Perceber que a família é o primeiro grupo com que a criança interage e é de suma importância que os membros desse grupo se ajude, e se respeitem.
Metodologia
- Leitura de textos diversos
- Construção de fichas para trabalhar nomes, palavras e frases;
- Recortes e colagem de figuras; letras e palavras cruzadinhas e caça palavras;
- Utilização de jogos pedagógicos desenvolvimento da linguagem oral; escrita ilustrada;
- Atividades mimeografadas/ xerocopiadas; no caderno e no quadro giz
- Dinâmicas;
- Brincadeiras;
- Projeto de leitura de livros de literatura infantil envolvendo a família, com apresentação mensal para toda comunidade escolar.
- Pesquisa
- Utilização de jogos com letras e palavras.
Março:
Conteúdos:
- Droga natural ou sintética
- Efeito das drogas no organismo
- Adedonha;
Introdução a leitura
- C (texto cachaça);
- V (texto vício);
- F (texto fumo)
Gramática
- Tipos de letras;
- Silabas;
- Formação de palavras e frases;
- Produção de texto oral e ilustrado
Datas comemorativas
- Carnaval
- Dia do circo
- Semana da alimentação
Objetivos
- Conscientizar o aluno de que as drogas prejudiciais a saúde e se usadas em controle causam dependência e ate a morte.
- Aprender corretamente o que for ensinado sobre a ortografia (letras, palavras e frases)
- Compreender a importância da leitura na vida das pessoas;
Metodologia
- Leitura de texto diversos construção de fichas para trabalhar nomes palavras e frases:
- Roda de conversa
- Dramatização
- Ditado de palavras
- Listas e títulos
- História e quadrinhos (3 quadrinhos)
- Leitura de historias, reconto e ilustração em cartaz.
- Recortes e colagem de figuras; letras e palavras cruzadinhas e caça palavras;
- Utilização de jogos pedagógicos desenvolvimento da linguagem oral; escrita ilustrada;
- Utilização de jogos pedagógicos desenvolvimento da linguagem oral; escrita ilustrada.
- Atividades mimeografadas/ xerocopiadas; no caderno e no quadro giz
- Dinâmicas;
- Brincadeiras
- Confecção de cartazes •pesquisas; entrevistas;
Abril:
Conteúdo:
- A moradia
- A escola
- Introdução à leitura
- R (poesia rua)
- L (poesia escola)
- T (poesia tijolo)
Gramática
- Ordem alfabética
- Formação de palavras e frases oral e escrita;
- Observação de imagem
- Datas comemorativas
- Páscoa
- Índio
- Tiradentes
Objetivos:
- Reconhecer que a moradia nos protege do sol e da chuva, e deve oferecer conforto e segurança.
- Compreender que a escola é muito importante para nossa vida.
Metodologia
- Histórias em quadrinhos
- Roda de conversa
- Recados falados
- Leitura de textos diversos
- Recortes e colagem de letras, figuras e palavras.
- Caça – palavras, cruzadinhas,
- Ditado ilustrado, ditado de palavras; cruzadinha.
- Formação de frases
- Utilização e jogos pedagógicos para o desenvolvimento da linguagem oral, escrita e ilustrada.
- Atividades xerocopiadas, no caderno quadro – giz, livro didático.
- Brincadeiras
- Dinâmicas
- Histórias contadas e dramatizadas.
II Bimestre
Maio: Novas Tecnologias/ profissões
Junho: meio ambiente
Objetivos Específicos
- Reconhecer, ler e escrever letras, sílabas, palavras e frases nas sílabas em estudo;
- Separar sílabas das palavras;
- Identificar número de sílabas das palavras;
- Reconhecer que o carnaval é uma cultura brasileira;
- Conscientizar-se sobre os perigos que ocorrem durante a festa de carnaval;
- Reconhecer que o circo é lazer e diversão;
- Participar ativamente de dinâmicas, jogos e brincadeiras;
- Identificar que a alimentação deve ser balanceada;
- Identificar substantivos próprios e comuns.
Conteúdo:
Maio e junho
- Utilização da tecnologia a favor do homem.
- Comunicação entre as pessoas.
- Evolução das tecnologias
- Evolução dos meios de transportes
- Preservação do meio ambiente animal em extinção
Introdução à leitura.
- D (texto rádio)
- N (texto navio)
- B (texto barco)
- G (texto gari)
- Z (texto natureza)
- X (texto lixo)
- J (poesia jacaré)
- S (musica sapo)
Gramática
- Formação de palavras e frases
- Letras de imprensa minúscula e maiúscula.
- Separação de silabas
- Substantivos próprios e comuns
Datas comemorativas
- Dia nacional do meio ambiente
- Festa junina
Objetivos:
- Reconhecer a evolução tecnológica como forma de acesso as diversas camadas sociais,. A redução das desigualdades e o fortalecimento da cidadania.
- Conscientizar os educandos da importância de preservar o meio ambiente em que vive para ambiente em que vive para melhor qualidade de vida.
Metodologia:
- Leitura de textos informativos
- Roda de conversa
- Uso de caligrafia
- Confecção de cartazes
- Auto ditado
- Caça – palavras
- Cruzadinha
- Conversa informal
- Utilização de filmes
- Pesquisas e entrevistas
- Dinâmicas e musicas
- Exposição de trabalhos sobre o meio ambiente
- Historia em quadrinhos
- Histórias lidas, contadas e dramatizadas.
III Bimestre
Mês de agosto: Cultura
Setembro: trânsito
Objetivos específicos
- Perceber as relações entre as palavras, discriminando semelhanças e diferenças quanto à forma e ao seu significado;
- Discriminar auditiva e visualmente as letras, sílabas e palavras estudadas;
- Completar e criar frases;
- Ler e interpretar textos e histórias percebendo a sequência dos fatos;
- Formar palavras e frases;
- Identificar título, personagens e ações do texto;
- Emitir opiniões pessoais e expressar-se oralmente com desenvoltura;
- Ler textos com ritmo, entonação e pontuação corretos;
- Ordenar palavras seguindo a ordem alfabética;
- Identificar substantivos próprios e comuns;
- Participar ativamente de dinâmicas, jogos e brincadeiras.
Conteúdos
- Muita história pra contar
- Histórias brasileiras
- Parlendas
- Adivinhas
- Trava línguas
- Lendas folclóricas
- Danças e comidas
Introdução á leitura:
- CE; CI (texto: lenda do saci);
- Vogal seguida de N (texto: danças);
- CH (texto: Chica);
- GE, GI (texto: geléia);
- C cedilha (texto; palhaço);
- NH (texto: banho).
Gramática
- Estudando a escrita: sílabas, formação de palavras e frases;
- Produção oral e escrita (contos populares).
Datas comemorativas
- Dia dos pais (Domingo agosto);
- Dia do folclore (22/08)
Série (ano 1º mês: setembro)
- Cuidados e segurança no trânsito;
- O trânsito no lugar onde vivemos;
- Mudanças geograficamente para adequação no trânsito.
Introdução á leitura
- Consoante + L(texto: placas de trânsito) pesquisar;
- Vogal mais s (texto: motorista)
- Vogal + L (texto: automóvel)
- S dobrado (texto: passageiro)
- QU (texto: quebra molas)
- H inicial (texto: helicóptero)
Gramática:
- Formação de palavras e frases com sílabas complexas;
- Produção de bilhetes e anúncios;
- Ordem alfabeto
Datas comemorativas:
- Independência do Brasil (07/ 09);
- Dia da arvore (21/09);
- Início da primavera (21/9)
Objetivos
- Despertar no aluno o interesse por manifestações culturais;
- Respeitas as diversas culturais reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira.
- Identificar situações de risco no trânsito; estimulando comportamentos seguros; tendo como meta a redução de acidentes no transito.
Metodologia
- Leitura e interpretação de textos diversos;
- Conto e reconto de histórias;
- Brincadeiras com adivinhas, e cantigas de rodas;
- Cruzadinha;
- Caça palavras;
- Formação de palavras, frases e textos;
- Jogos da memória;
- Utilização de jogos pedagógicos;
- Dramatização com fantoches;
- Ditado oral e escrito;
- Recorte e colagem;
- Pesquisas.
IV bimestre
Outubro: Civismo regional
Novembro: consciência negra/ dengue
Objetivos Específicos
- Ler e grafar corretamente palavras, frases e textos com as sílabas em estudo;
- Identificar e diferenciar singular e plural/ feminino e masculino.
- Produzir frases e pequenos textos;
- Reconhecer que aumentativo (é grande) e diminutivo (é pequeno);
- Identificar os sinais de pontuação em textos e frases;
- Desenvolver o hábito de reler para revisar e conferir a escrita;
- Utilizar a linguagem gestual para representar a escrita;
- Identificar singular e plural no contexto de palavras e usar essa habilidade para responder as questões;
- Perceber os diferentes significados da mesma palavra e relaciona-los a um contexto.
Conteúdo:
- A bandeira nacional
- Hino nacional
- S som de Z (texto: casa grande)
- Consoante seguida de r (texto: prefeitura).
- LH (texto: Rio Vermelho ontem e hoje).
- R dobrado (texto: bairro)
- R entre vogais (texto: Bandeira)
- Vogal + z (texto: Bandeira)
- Vogal + r travado (texto: comércio de negros)
- Vogal + m (texto: herói: zumbi)
- G (texto: Dengue)
- Sons de x. (texto: bruxas e bruxarias)
Gramática
- Singular e plural
- Feminino e masculino
- Sinais de pontuação
- Produção de frases e pequenos textos aumentativo e diminutivo
- Produção de frases e pequenos textos aumentativo e diminutivo
- Produção de texto oral, escrito e ilustrado.
Datas comemorativas
- Dia das crianças
- Dia do professor
- Aniversário de Crixás
- Dia de finados
- Proclamação da republica
- Natal
Objetivos
- Identificar a bandeira e hino nacional como símbolos de nossa pátria.
- Compreender a história de seu município, bem como as mudanças ocorridas, analisando vantagens e desvantagens para a população.
- Concluir que devemos respeitar as diferenças tais como: crença, raça, cultura, classes sociais e que esse respeito se torne necessário numa democrática e pluralista.
- Conscientizar os educandos da importância da higiene ambiental para saúde e a não ploriferação do mosquito da dengue.
Metodologias
- Lanche coletivo de bolos herdades da cultura africana (mane pelado, canjica)
- Palestra sobre a dengue
- Pesquisa;
- Cruzadinha;
- Dinâmicas;
- Dramatização;
- Caça palavras;
- Utilização de jogos pedagógicos;
- Ditado de palavras e frases;
- Atividades mimeografadas, xérox e no caderno;
- Confecção de cartaz.
- Jogos
Recursos didáticos para todos os bimestres
- Cartolina;
- Papel cartão;
- E.V.A;
- Chamex;
- Livro didático;
- TV/DVD/CD;
- Quadro-giz;
- Retro-projetor;
- Gravuras;
- Tinta guache;
- Pincéis;
- Massa de modelar;
- Corda;
- Lápis de cor;
- Livros literários;
- Jornais, revistas;
- Pasta de leitura;
- Sucatas;
- Tesoura;
- Caderno de caligrafia;
- Recursos humanos professor/aluno;
- Textos informativos;
- Jogos didáticos;
- Fichas com sílabas para formar palavras;
- Dominó palavras simples e complexas;
- Ludo ortográfico sílabas simples e complexas;
- Jogo da memória (palavras e número de letras);
- Dominó singular e plural;
- Dominó das frutas;
- Dominó aumentativo e diminutivo;
- Dominó das profissões;
- Dominó de palavras e letras iniciais;
- Dominó do contrário;
- Jogo da memória palavras e letra final;
- Jogo da memória da família;
- Jogo da memória de rótulos;
- Jogo da memória palavras simples e complexas;
- Ciranda do alfabeto (letras e músicas);
- Jogo das tampinhas (sílabas e letras).
Avaliação
Será feita através de:
- Avaliação contínua (atividades executadas em classe / extra classe);
- Avaliação individual e coletiva da participação e desempenho das atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: