Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.
Planejamento Anual de Matemática
Objetivo geral:
- Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, com o aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
I Bimestre
Fevereiro
Conteúdos:
- A história dos números (livro De olho no futuro págs. 10,11 e 12)
- Seqüência numérica até 400;
- Antecessor e sucessor;
- Números pares e ímpares;
- Números ordinais;
- Adição;
Março:
- Agrupando para contar;
- Registrando no ábaco;
- Adição;
- Algoritmo da adição;
- Subtração;
- Algoritmo da subtração;
- Formas geométricas/Simetria: quadrado, círculo, triângulo, cubo, esfera, cone, paralelepípedo, cilindro;
Abril:
- Seqüência numérica até 600;
- Horas e minutos;
- Que horas são;
- Envolvendo dezenas inteiras;
- Adição de três números sem agrupamento;
- Adição de números agrupando 10;
- Decomposição de números;
- Calendário;
Objetivos específicos:
- Conhecer como foi o surgimento dos números;
- Sequenciar os números de 0 a 600;
- Escrever antecessores e sucessores dos números;
- Diferenciar os números pares e ímpares;
- Identificar os numerais ordinais;
- Compreender que a operação de adição é o agrupamento de quantidades;
- Calcular adição e subtração;
- Registrar números no ábaco;
- Reconhecer as formas geométricas;
- Compreender o que é simetria;
- Conseguir identificar as horas e os minutos;
- Decompor numerais;
- Conhecer o calendário e identificar o que for pedido dentro dele.
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Aula expositiva;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Uso do ábaco;
- Uso do material dourado;
- Uso de palito de picolé;
- Jogos;
- Leitura e interpretação de situações-problemas;
- Confecção das formas geométricas.
II Bimestre:
Maio:
Conteúdos:
- Metro e centímetro;
- Quilômetro;
- Moedas;
- Cédulas;
- As centenas
- Adição de centenas inteiras;
- Subtração de centenas inteiras;
- Seqüência numérica de 600 a 800;
Junho:
- Composição de números;
- Decomposição de números;
- Dígitos;
- Ábaco;
- Maior/menor;
- Outros números;
- Arredondar para a centena mais próxima;
- Seqüência numérica 800 a 1.000;
Objetivos específicos:
- Reconhecer as medidas de comprimento: centímetro, metro e quilômetro;
- Identificar o dinheiro que utilizamos;
- Identificar as centenas: adicionar e subtrair as mesmas;
- Sequenciar os números de 600 a 800.
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Aula expositiva;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Uso do ábaco;
- Uso de palito de tampinhas;
- Uso do material dourado;
- Uso da régua, fita métrica e trena;
- Uso de moedas e cédulas de dinheiro;
- Leitura e interpretação e produção de situações-problemas;
III Bimestre:
Agosto:
Conteúdos:
- Multiplicação;
- Dobro triplo e quádruplo;
- Algoritmo da multiplicação;
- Seqüência numérica 1.000 a 1.500;
Setembro:
- Revisão de multiplicação;
- Seqüência numérica 1.500 a 2.000;
- Multiplicação com reagrupamento;
- Ideia de possibilidade;
Objetivos específicos:
- Compreender o que é multiplicação;
- Resolver multiplicações;
- Calcular o dobro, o triplo e o quádruplo de um número;
- Sequenciar os números de 1.000 a 1.500.
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Aula expositiva;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Uso do ábaco;
- Uso do material dourado;
- Uso de reta numerada
- Jogos no computador (tabuada);
- Uso de palito de pedrinhas;
- Brincadeiras;
- Leitura e interpretação e produção de situações-problemas;
IV Bimestre:
Outubro:
Conteúdos:
- Divisão;
- Idéia de quantos cabem;
- Divisão exata;
- Divisão não exata na chave;
- Seqüência numérica 2.000 a 2.500.
Novembro:
- Revisão de adição;
- Revisão de subtração;
- Revisão de multiplicação;
- Seqüência numérica 2.500 a 3.000
Objetivos específicos:
- Compreender o que é divisão;
- Calcular divisões;
- Diferenciar divisões exatas de não exatas;
- Sequenciar os números de 2.500 a 3.000;
- Revisar adição, subtração e multiplicação;
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Aula expositiva;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Uso do ábaco;
- Uso do material dourado;
- Leitura e interpretação e produção de situações-problemas;
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:
- Ábaco;
- Material dourado;
- Material concreto (tampinhas, palitos, pedrinhas etc.)
- Tabuada;
- Cartolinas;
- Pincel atômico;
- EVAs;
- Canetinhas;
- Relógio de parede;
- Calendário;
- Folhas de chamex;
- Laboratório de informática.
Avaliação
A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.
[
Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.
Planejamento Anual de Português
I Bimestre
Fevereiro
Conteúdos:
- 1º e 2º semana - Diagnóstico;
Textos:
- Zeca- pag.15 e 16 (livro adotado);
- A família de Marcelo (livro conhecer e crescer p. 96 e 97);
- Menina em casa (livro Hoje é Dia de Português p. 168 e 169);
- No cabide da vovó (Santuza Abras p. 175);
- Quem é Suriá (livro Hoje é Dia de Português p. 179)
Gramática/ ortografia:
- Vogais, consoantes, sílabas, ordem alfabética.
- x/ch; m antes de p e b, d e b;
Março
Conteúdos:
Textos:
Pesquisa
- O quarto que virou circo
Gramática/ortografia:
- Sinais de pontuação: final e vírgula;
- Parágrafo e travessão no diálogo;
- Diálogo;
- Separação silábica;
- Ce, ci, ç, sc;
- Im ou in, nh, lh, s ou z.
Abril
Conteúdos:
Estudo de Poemas e Poesias
Produção de poesias
- A poesia é uma pulga (Sylvia Orthof)
- Convite (José Paulo Paes)
- A água (Carlos Rodrigues Brandão)
- A bailarina (Cecília Meireles)
Gramática/ortografia:
- Substantivo;
- Classificação quanto ao número de sílabas;
- Estrofes, versos e rimas;
- Acentos: til e agudo;
- Ch, r, rr;
Objetivos específicos:
- Identificar as dificuldades dos alunos;
- Ler corretamente os textos e poemas;
- Interpretar textos e poemas;
- Identificar vogais e consoantes;
- Reconhecer as sílabas e classificá-las quanto ao número;
- Ordenar palavras de acordo com a ordem alfabética;
- Separar corretamente as sílabas;
- Empregar corretamente as ortografias estudadas;
- Compreender o que é estrofe, verso e rima;
- Utilizar a pontuação e a acentuação estudadas;
- Conceituar e identificar substantivos;
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Aula expositiva;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Leitura e interpretação e produção textos e poemas;
- Treino ortográfico (no caderno e no computador)
- Cartazes com dificuldades ortográficas, com os sinais de pontuação e acentuação;
- Textos digitados, no quadro negro;
- Recorte e colagem;
II Bimestre:
Maio
Conteúdos:
Textos:
- Qual é a profissão (livro Português e Linguagens p. 57)
- Profissões (livro adotado p. 30 a 33)
Gramática/ortografia:
- Graus do substantivo;
- Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
- Parágrafo;
- Sílaba tônica;
- Gua ga, gue, ge, gui, gi, f e v
- Sons do x.
Junho:
Conteúdos:
Textos:
- Vamos usar o cesto de lixo (livro adotado p. 94 a 129)
Gramática/ortografia:
- Vírgula e enumerações;
- Fala e escrita formal/ popular;
- Adjetivo /adjetivo pátrio
- G e j
- El e r no final de palavras;
Objetivos específicos:
- Ler corretamente os textos ;
- Interpretar e produzir textos;
- Reconhecer palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
- Identificar a sílaba tônica das palavras;
- Empregar corretamente as ortografias estudadas;
- Distinguir a fala e escrita formal e popular;
- Compreender e utilizar corretamente a gramática estudada;
- Utilizar a pontuação e a acentuação estudadas;
- Conceituar e identificar substantivos;
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Produções textuais;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Leitura e interpretação e produção textos;
- Leituras e análises de texto;
- Leituras complementares em jornais e revistas;
- Leituras individuais e coletivas;
- Treino ortográfico (no caderno e no computador)
- Cartazes com dificuldades ortográficas, com os sinais de pontuação, acentuação e gramática;
- Textos digitados, no quadro negro;
- Recorte e colagem;
III Bimestre
Agosto:
Conteúdos:
Textos:
- Festas e diversões (livro adotado p. 130 a 148)
- Monstros e criaturas estranhas (p. 218 245)
Gramática/ortografia:
- Dois pontos;
- Aspas;
- Diminutivo;
- Aumentativo;
- Vírgula;
- Marcadores de tempo (seqüência de ações);
- S, ss, ç, sc;
- Palavras terminadas em esa, oso, zinha, zinho;
Setembro:
Conteúdos:
Textos:
- Cidades (exploração de texto) (p.156 e 157);
- Que placa é essa? (p. 186 e 187);
- Textos informativos sobre imprudência e desrespeito no trânsito;
Gramática/ortografia:
- Acentuação gráfica (agudo e circunflexo);
- Separação silábica;
- S, ss, r, rr
Objetivos específicos:
- Ler corretamente os textos ;
- Interpretar e produzir textos;
- Sequenciar histórias;
- Escrever palavras no diminutivo e aumentativo;
- Empregar corretamente as ortografias estudadas;
- Compreender e utilizar corretamente a gramática estudada;
- Utilizar corretamente a acentuação estudadas;
- Separar corretamente as sílabas das palavras;
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Produções textuais;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Leitura e interpretação e produção textos;
- Leituras e análises de texto;
- Textos complementares;
- Leituras individuais e coletivas;
- Treino ortográfico (no caderno e no computador)
- Cartazes com dificuldades ortográficas, com os sinais de acentuação e gramática;
- Textos digitados, no quadro negro;
- Recorte e colagem;
- Debate em rodinha;
- Pesquisa na internet sobre folclore;
IV Bimestre:
Outubro:
Conteúdos:
Textos:
- O rato da cidade e o rato do campo (p. 158 a 165);
- A cidade ideal;
Gramática/ortografia:
- Ponto de exclamação;
- Singular e plural;
- C ou s; s ou z; r ou rr; c ou q; s ou ss;
- Til ou ç; m ou n; l ou lh e nh;
- Emprego de letras maiúsculas e minúsculas;
Novembro:
Conteúdos:
Textos:
- Diferentes povos, diferentes costumes (p. 246 a 256);
- Os povos (p. 272 a 274);
- Entrem em cena (dengue) (p. 216 e 217);
Gramática/ortografia:
- Carta (p. 258 e 259);
- V ou r, r ou rr, ss ou c, z, x ou s (p. 254 a 256);
Objetivos específicos:
- Ler corretamente os textos ;
- Interpretar e produzir textos;
- Empregar corretamente as ortografias estudadas;
- Compreender e utilizar corretamente a gramática estudada;
- Utilizar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas;
- Escrever cartas;
Metodologias:
- Aula explicativa;
- Produções textuais;
- Atividades orais e escritas;
- Uso do livro didático;
- Leitura e interpretação e produção textos;
- Leituras e análises de texto;
- Leituras individuais e coletivas;
- Treino ortográfico (no caderno e no computador)
- Cartazes com ortografias e gramáticas;
- Recorte e colagem;
- Debate em rodinha;
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:
- Cartolinas;
- Pincel atômico;
- EVAs;
- Canetinhas;
- Gravuras;
- Cola;
- Tesoura;
- Folhas de chamex;
- Laboratório de informática.
Avaliação
A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.
Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.
Planejamento Anual de História
I Bimestre:
Fevereiro:
Conteúdos:
- Formação da família (pesquisa);
- Relação na família (convivência).
Objetivos:
- Compreender a formação e organização da família da antiguidade até os tempos modernos;
- Refletir sobre o modo de viver(relacionamento) das famílias;
Metodologias:
- Pesquisa p/ construção do texto informativo;
- Utilização do livro didático;
- Atividades;
- História dos objetivos familiares contada pelos alunos.
Março:
Conteúdos:
- Histórico sobre drogas;
Objetivo:
- Conhecer a história das drogas;
Metodologias:
- Pesquisa;
- Leitura;
- Conversa informal;
- Atividades orais e escritas;
Abril:
Conteúdos:
- Construindo a cidadania – 80 à 97;
- Governo da cidade;
- Atitudes que fazem a diferença;
- Direitos humanos e cidadania;
- Caminho para a cidadania.
- Comunidade indígena (p. 60 a 65)
Objetivos:
- Conhecer os direitos e deveres que faz diferença na construção da cidadania;
- Refletir sobre a administração pública.
- Conhecer a cultura indígena;
Metodologias:
- Livro didático;
- Textos informativos;
- Debates;
- Produção de poesias;
- Atividades orais e escritas;
II Bimestre
Maio:
Conteúdos:
- Histórico das novas tecnologias (pesquisa);
- Estudo de algumas profissões;
Objetivos:
- Conhecer a história das novas tecnologias;
- Valorizar as profissões, seja ela qual for;
Metodologias:
- Leitura de textos informativos;
- Atividades diversas;
- Confecções e ilustrações de cartazes;
Junho:
Conteúdos:
- Cidades de ontem e hoje 66 – 75;
- Cidades Planejadas e não Planejadas;
Objetivos:
- Identificar as mudanças ocorridas nas cidades de ontem para hoje;
- Reconhecer os benefícios e malefícios de uma cidade planejada e não planejada.
Metodologias:
- Livro didático;
- Pesquisa;
- Maquete;
- Cartaz;
- Atividades orais e escritas.
III Bimestre
Agosto:
Conteúdos:
- Registrando a nossa história – 20 à 39;
- Cultura de Crixás ontem e hoje
Objetivos:
- Conhecer a vida dos antepassados, sua cultura;
- Valorizar a cultura antiga e atual de Crixás.
Metodologias:
- Livro didático;
- Atividades diversas;
- Produção de textos;
- Pesquisa;
- Entrevista;
- Texto informativo;
- História (contada por morada antigos de Crixás).
Setembro:
Conteúdos:
- A evolução dos meios de transporte: carros, caminhões, carroças, metrô, coletivo, aviões, helicópteros, navios.
Objetivos:
- Perceber o avanço tecnológico dos meios de transporte.
Metodologias:
- Textos informativos;
- Atividades;
- Debate;
- Recorte e colagem;
- Exposição de gravura mostrando a evolução do transporte;
- Cartaz sobre os meios de transporte.
IV Bimestre
Outubro:
Conteúdos:
- Olhares sobre as cidades (Pág. 42 à 53);
- A cidade ideal;
- Minha cidade {adaptar a Crixás}.
Objetivos:
- Reflexão sobre a construção de cidades em lugares inadequados;
- Observar a transformação ocorrida no espaço urbano de Crixás.
Metodologias:
- Uso do Livro didático;
- Pesquisa;
- Debates;
- Atividades;
- Visitas a cidade de Crixás;
Novembro:
Conteúdos:
- Trabalho e cidadania;
- Direitos e deveres (pág 98 a 107 e109);
- História de zumbi;
- Trabalho infantil ontem e hoje (Pesquisa);
- Os heróis do período escravocrata
Objetivos:
- Conhecer as obrigações para com a sociedade e o estado;
- Conhecer a história de Zumbi;
- Compreender o prejuízo do trabalho infantil;
- Reconhecer a importância dos escravos na história do Brasil colônia.
Metodologias:
- Livro didático;
- Leitura de textos pesquisados;
- Confecção de cartazes;
- Conversas formais e informais;
- Resolução das atividades;
- Filme em dvd sobre Zumbi;
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:
- Cartolinas;
- Papel pardo;
- Pincel atômico;
- Canetinhas;
- Gravuras;
- Cola;
- Tesoura;
- Folhas de chamex;
- Aparelho de tv;
- Aparelho de dvd;
- Dvd de filme.
Avaliação
A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.
Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.
Planejamento Anual de Geografia
I Bimestre:
Fevereiro:
Conteúdos:
- Diferentes tipos de moradia dos diferentes tipos de família (pesquisa);
- Hábitos familiares (pesquisa).
Objetivos:
- Analisar os diferentes tipos de moradia nas diferentes classes sociais;
- Confrontar os hábitos familiares da antiguidade aos tempos modernos.
Metodologias:
- Pesquisa textual do tema;
- Atividades orais e escritas;
- Confecção de cartazes;
- Construção de maquete, moradias (índio, favela, urbana, rural).
Março:
Conteúdos:
- Agressões ao ambiente devido ao uso de drogas (pesquisa);
- Saneamento básico (p. 56 a 65) ;
Objetivos:
- Perceber que quando as pessoas fazem uso de drogas, estão agredindo o meio ambiente;
- Reconhecer a importância do saneamento básico em prol de nossa saúde;
Metodologia:
- Leitura e estudo de textos;
- Pesquisa no laboratório;
- Uso do livro didático;
- Leitura e análise de imagens;
- Atividades diversas.
Abril:
Conteúdos:
- Acesso ao trabalho, á dignidade 96 à 101;
- Problemas sociais no campo;
- Direito à alimentação 112 à 117.
Objetivos:
- Refletir sobre o direito de vida digna para todas as pessoas.
- Conhecer os problemas sociais das pessoas que vivem no campo.
Metodologias:
- Livro didático;
- Textos informativos;
- Tarefas;
- Confecção de cartazes;
- Produção de poemas.
II Bimestre
Maio:
Conteúdos:
- As transformações no espaço urbano (p. 44 a 49);
- O trabalho no espaço urbano (profissões) (p. 59);
Objetivos:
- Identificar mudanças e permanência no espaço urbano;
- Reconhecer a importância das profissões no espaço urbano;
Metodologias:
- Livro didático;
- Análise das transformações;
- Atividades diversas;
- Debate;
- Produção de texto;
Junho:
Conteúdos:
- Problemas ambientais – 70;
- Consumo e produção do lixo - 73-79;
- Poluição sonora - 80-81.
Objetivos:
- Identificar as agressões do homem ao meio ambiente a fim de evita-las;
- Perceber que o lixo pode ser aproveitado;
- Conhecer o que é poluição sonora e identifica-la.
Metodologias:
- Livro didático;
- Debate;
- Atividades diversas;
- Análise do ambiente;
- Confecção de cartazes;
- Textos informativos;
- Vídeo do lixão.
III Bimestre:
Agosto:
Conteúdos:
- Mudanças ocorridas nas cidades.(48 e 49);
- Espaço cultural de Crixás (casarões,praças,escolas,prefeitura, ruas, pontes);
Objetivos:
- Perceber as transformações realizada pelo homem nas cidades;
- Conhecer o patrimônio crixaense
Metodologias:
- Livro didático;
- Pesquisa;
- Visita à casa do srº. Joca;
- Visita à prefeitura municipal
Setembro:
Conteúdos:
- A vida na cidade (pg.44 a 47);
- Conhecendo o espaço urbano (34)
Objetivos:
- Analisar o cotidiano da vida urbana (comércio,transporte,trabalho,educação,construção etc).
Metodologias:
- Livro didático;
- Atividades;
- Filme (pesquisar)
- Cartazes;
IV Bimestre:
Outubro:
Conteúdos:
- Cidade (Adequar texto pg43);
- Descobrindo os limites geográficos do município (pg.29 a 31 );
- Agricultura Regional de Crixás
Objetivos:
- Compreender o que é uma cidade;
- Conhecer os municípios que fazem limites com Crixás;
- Identificar os produtos agrícolas cultivadas em Crixás.
Metodologias:
- Livro didático;
- Tarefas;
- Textos informativo;
- Visita à feira do produtor (quarta-feira)
- Pesquisa;
- Mapas;
Novembro:
Conteúdos:
- Usando referencias os (pontos cardeais) (pg18 a 27);
- Regiões brasileiras onde predomina os descendentes afros.
Objetivos:
- Aprender a localizar usando os pontos cardeais;
- Conhecer as regiões onde houve maior quantidade de escravos no Brasil.
Metodologias:
- Livro didático;
- Atividades;
- Textos informativos;
- Cartaz;
- Excursão à feira do produtor;
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:
- Cartolinas;
- Papel pardo;
- Pincel atômico;
- Canetinhas;
- Gravuras;
- Cola;
- Tesoura;
- Folhas de chamex;
- Filmes em DVDs;
- Tv;
- Aparelho de DVD;
- Laboratório de informática.
Avaliação
A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.
Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.
Planejamento Anual de Ciências
I Bimestre:
Fevereiro:
Conteúdos:
- A vida no planeta Terra ( p. 6 a 17) – Relação do homem com os animais;
- Moradia dos animais;
- Higiene pessoal e local;
Objetivos:
- Refletir sobre o jeito de viver de cada animal;
- Compreender a importância dos animais para a vida do homem;
- Conhecer algumas moradias dos animais;
- Zelar pela higiene pessoal e local.
Metodologias:
- Leitura de textos;
- Observação através de gravuras sobre os diferentes habitats dos animais;
- Recorte e colagem;
- Utilização do livro didático;
- Atividades complementares;
Março:
Conteúdos:
- Conceito de drogas;
- Doenças provocadas pelo uso de drogas;
- Tipo de drogas;
- Tratamento para cada tipo de dependência química;
Objetivos:
- Compreender os que são drogas;
- Conhecer as doenças causadas pelo uso de drogas;
- Orientar os alunos a evitar qualquer contato com as drogas;
Metodologias:
- Conversa informal;
- Debate;
- Textos informativos;
- Cartazes e exposição;
- Atividades diversas;
- Filme em dvd;
Abril:
Conteúdos:
- Respeito ao idoso – 117;
- Conhecendo o próprio corpo – 118 à 123;
- Direito a saúde bucal – 124 e 125;
Objetivos:
- Reconhecer no idoso um ser com muita sabedoria e valorizá-lo;
- Conhecer o corpo humano;
- Entender sobre os direitos do cidadão;
Metodologias:
- Textos informativos sobre os temas;
- Entrevista com um idoso para relato das experiências de vida;
- Atividades escritas;
- Debate;
- Produção de poemas.
II Bimestre:
Maio:
Conteúdos:
- Descobrindo a eletricidade (as novas tecnologias) – 128 à 140;
- Profissões referentes ao texto acima.
Objetivos:
- Descobrir como surgiu a eletricidade e as novas tecnologias;
- Relacionar os profissionais às profissões trabalhadas no texto.
Metodologias:
- Textos informativos sobre os temas;
- Livro didático;
- Atividades escritas;
- Produção e exposição de cartazes
Junho:
Conteúdos:
- Adaptação dos seres vivos ao meio ambiente (Aquático,Terrestre) (pg.42-57).
Objetivos:
- Perceber como cada animal se relaciona com seu habitat natural.
Metodologias:
- Utilização do livro didático;
- Leitura dos textos informativos;
- Conversa formal e informal;
- Filme em dvd;
- Atividades diversas;
- Pesquisa no laboratório de informática;
III Bimestre:
Agosto:
Conteúdos:
- Conhecendo as plantas (regionais) (pg.60-77);
- O ciclo de vida das plantas;
- As partes do corpo da planta.
Objetivos:
- Compreender a importância do solo e do clima na determinação do tipo de planta de uma região;
- Entender o ciclo de vida das plantas;
- Identificar as partes de uma planta.
Metodologias:
- Textos informativos e atividades de pesquisa;
- Utilização do livro didático;
- Pesquisa na internet,jornais, e revista;
- Atividades orais e escritas;
- Elaboração e exposição de cartazes.
Setembro:
Conteúdos:
- Poluição no trânsito e saúde (27 a 29) complemento com pesquisas;
- Deficiências causadas pelos acidentes no trânsito.
Objetivos:
- Reconhecer os problemas que podem ser causados pela poluição do trânsito de veículos a saúde;
- Perceber o mal causado a saúde pela imprudência e desrespeito as leis de trânsito.
Metodologias:
- Observação do trânsito nas ruas mais movimentadas da cidade;
- Relato oral e escrito das ações de motoristas e pedestres nas ruas;
- Filmes mostrando problemas físicos a partir de acidentes no trânsito;
- Entrevista com pessoas deficientes a partir de um acidente no trânsito.
IV Bimestre:
Outubro:
Conteúdos:
- Conhecendo os animais:( pg 78 a 111):
- Características;
- Reprodução;
- Locomoção;
- Alimentação;
- Extinção.
- Animais vertebrados e invertebrados.
Objetivos:
- Identificar os animais que vivem na região de Crixás;
- Compreender o porquê do tipo de animal para cada região;
- Valorizar o animal como peça importante para sobrevivência humana;
- Conhecer os animais em extinção e já extintos da região de crixaense;
Metodologias:
- Utilização do livro didático;
- Pesquisa em jornais, revistas e internet sobre a vida dos animais regionais;
- Leitura, resolução de atividades orais, escrita;
- Elaboração de cartazes exposição sobre o tema.
Novembro:
Conteúdos:
- As características dos seres humanos. (pg.112 a 116);
- Condição de vida do negro (escravo):
- Alimentação;
- Moradia;
- Saúde.
- Texto sobre a dengue;
Objetivos:
- Compreender que o ser humano é dotado de diferentes características;
- Valorizar a cultura negra como fator importante na nossa ideologia de vida;
- Aprender sobre o modo de viver dos escravos nas grandes fazendas.
- Evitar atitudes que contribuam para o surgimento da dengue.
Metodologias:
- Utilização do livro didático;
- Leitura de textos pesquisados;
- Confecção de cartazes;
- Conversas formais e informais;
- Resolução das atividades;
- Entrevista ou palestra com alguém para falar sobre o negro;
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:
- Cartolinas;
- Papel pardo;
- Pincel atômico;
- Canetinhas;
- Gravuras;
- Cola;
- Tesoura;
- Folhas de chamex;
- Laboratório de informática;
- Pelestrante;
- Livro didático.
Avaliação
A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.
Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.
Planejamento Anual de Educação Ambiental
I Bimestre:
Fevereiro:
Conteúdos:
- Estudo dos espaços ocupados pela escola e pela casa onde mora:
- Metragem;
- Organização;
- Arborização;
- Ocupação.
Objetivo:
- Analisar o espaço ocupado pela escola e a casa onde mora.
Metodologias:
- Pesquisa direcionada;
- Entrevista;
- Ilustração
Março:
Conteúdos:
- Substâncias das quais são produzidas as drogas;
- Locais onde são plantadas as drogas. (pesquisa)
Objetivos:
- Conhecer os locais onde são plantadas drogas e as substâncias nas quais são produzidas.
Metodologias:
- Textos informativos;
- Pesquisa;
- Cartaz;
- Debate;
- Atividades;
Abril:
Conteúdos:
Poemas sobre:
- Meio ambiente;
- Água;
- Lixo;
Objetivos:
- Ler e interpretar poemas;
- Produzir poemas
- Refletir sobre a importância do meio ambiente para nós.
Metodologias:
- Leituras;
- Interpretação;
- Produção e exposição de poemas;
- Debate;
- Atividades orais;
II Bimestre
Maio:
Conteúdos:
- Impacto das novas tecnologias no meio ambiente;
Objetivos:
- Analisar o impacto das tecnologias no ambiente para as futuras gerações.
Metodologias:
- Visita ao laboratório de informática;
- Texto informativo;
- Atividades diversas;
- Debate;
Junho:
Conteúdos:
- Os cuidados e os prejuízos causados ao meio ambiente (Queimadas, produtos químicos e erosão.). L.geo.(103 a 105).
Objetivos:
- Conscientizar o educando da necessidade de preservar o meio ambiente.
Metodologias:
- Textos informativos;
- Debates;
- Depoimentos;
- Observação da coleta de lixo na escola e entorno (no bairro).
III Bimestre
Agosto:
Conteúdos:
- Áreas de preservação ambiental como patrimônio da humanidade. (Complementar com pesquisa).
Objetivos:
- Refletir sobre a importância de preservar as áreas ambientais para melhor qualidade de vida para as futuras gerações.
Metodologias:
- Texto informativo;
- Atividades
- Pesquisa;
- Debate;
- Cartazes;
- Filmes em dvd;
Setembro:
Conteúdos:
- Mudanças ocorridas no trânsito de Crixás;
- As placas de trânsito.
Objetivos:
- Perceber a utilização do trânsito de forma correta para melhor qualidade de vida da sociedade.
Metodologias:
- Textos;
- Pesquisa;
- Debate;
- Excursão pelas ruas da cidade;
- Representação em forma de desenho;
IV Bimestre:
Outubro:
Conteúdos:
- Criar e transformar no espaço rural Pg.106 a 111);
- Expansão do espaço para ampliação da cidade (criação de novos bairros).
Objetivos:
- Reconhecer as necessidades do espaço rural para a sobrevivência dos seres vivos;
- Perceber a utilização do espaço rural para ampliação das cidades.
Metodologias
- Textos informativos;
- Cartaz;
- Visita a um espaço local;
- Visita aos novos de bairros de Crixás.
Novembro:
Conteúdos:
- Exploração do meio ambiente pelo negro escravo;
- Trabalho manual p/preparação da terra para agricultura;café,açúcar,garimpo no Brasil colônia.
Objetivos:
- Analisar sobre a utilização dos africanos como escravos no Brasil;
- Perceber a contribuição dos negros no desenvolvimento do Brasil colônia
Metodologias:
- Textos informativos;
- Pesquisa;
- Produção textual dirigida pelo professor;
- Confecção de cartazes com frases sobre o tema.
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:
- Cadernos;
- Lápis;
- Borracha;
- Cartolinas;
- Pincel atômico;
- Canetinhas;
- Gravuras;
- Cola;
- Tesoura;
- Folhas de chamex;
- Laboratório de informática;
- Microônibus;
Avaliação
A avaliação é de suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: