domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.


Planejamento Anual de Matemática

Objetivo geral:
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da matemática, com o aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

I Bimestre

Fevereiro

Conteúdos:

  • A história dos números (livro De olho no futuro págs. 10,11 e 12)
  • Seqüência numérica até 400;
  • Antecessor e sucessor;
  • Números pares e ímpares;
  • Números ordinais;
  • Adição;

Março:

  • Agrupando para contar;
  • Registrando no ábaco;
  • Adição;
  • Algoritmo da adição;
  • Subtração;
  • Algoritmo da subtração;
  • Formas geométricas/Simetria: quadrado, círculo, triângulo, cubo, esfera, cone, paralelepípedo, cilindro;

Abril:

  • Seqüência numérica até 600;
  • Horas e minutos;
  • Que horas são;
  • Envolvendo dezenas inteiras;
  • Adição de três números sem agrupamento;
  • Adição de números agrupando 10;
  • Decomposição de números;
  • Calendário;



Objetivos específicos:

  • Conhecer como foi o surgimento dos números;
  • Sequenciar os números de 0 a 600;
  • Escrever antecessores e sucessores dos números;
  • Diferenciar os números pares e ímpares;
  • Identificar os numerais ordinais;
  • Compreender que a operação de adição é o agrupamento de quantidades;
  • Calcular adição e subtração;
  • Registrar números no ábaco;
  • Reconhecer as formas geométricas;
  • Compreender o que é simetria;
  • Conseguir identificar as horas e os minutos;
  • Decompor numerais;
  • Conhecer o calendário e identificar o que for pedido dentro dele.

Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Aula expositiva;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Uso do ábaco;
  • Uso do material dourado;
  • Uso de palito de picolé;
  • Jogos;
  • Leitura e interpretação de situações-problemas;
  • Confecção das formas geométricas.

II Bimestre:

Maio:

Conteúdos:

  • Metro e centímetro;
  • Quilômetro;
  • Moedas;
  • Cédulas;
  • As centenas
  • Adição de centenas inteiras;
  • Subtração de centenas inteiras;
  • Seqüência numérica de 600 a 800;

Junho:

  • Composição de números;
  • Decomposição de números;
  • Dígitos;
  • Ábaco;
  • Maior/menor;
  • Outros números;
  • Arredondar para a centena mais próxima;
  • Seqüência numérica 800 a 1.000;

Objetivos específicos:

  • Reconhecer as medidas de comprimento: centímetro, metro e quilômetro;
  • Identificar o dinheiro que utilizamos;
  • Identificar as centenas: adicionar e subtrair as mesmas;
  • Sequenciar os números de 600 a 800.

Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Aula expositiva;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Uso do ábaco;
  • Uso de palito de tampinhas;
  • Uso do material dourado;
  • Uso da régua, fita métrica e trena;
  • Uso de moedas e cédulas de dinheiro;
  • Leitura e interpretação e produção de situações-problemas;

III Bimestre:

Agosto:

Conteúdos:

  • Multiplicação;
  • Dobro triplo e quádruplo;
  • Algoritmo da multiplicação;
  • Seqüência numérica 1.000 a 1.500;

Setembro:

  • Revisão de multiplicação;
  • Seqüência numérica 1.500 a 2.000;
  • Multiplicação com reagrupamento;
  • Ideia de possibilidade;


Objetivos específicos:

  • Compreender o que é multiplicação;
  • Resolver multiplicações;
  • Calcular o dobro, o triplo e o quádruplo de um número;
  • Sequenciar os números de 1.000 a 1.500.


Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Aula expositiva;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Uso do ábaco;
  • Uso do material dourado;
  • Uso de reta numerada
  • Jogos no computador (tabuada);
  • Uso de palito de pedrinhas;
  • Brincadeiras;
  • Leitura e interpretação e produção de situações-problemas;

IV Bimestre:

Outubro:

Conteúdos:

  • Divisão;
  • Idéia de quantos cabem;
  • Divisão exata;
  • Divisão não exata na chave;
  • Seqüência numérica 2.000 a 2.500.


Novembro:

  • Revisão de adição;
  • Revisão de subtração;
  • Revisão de multiplicação;
  • Seqüência numérica 2.500 a 3.000

Objetivos específicos:

  • Compreender o que é divisão;
  • Calcular divisões;
  • Diferenciar divisões exatas de não exatas;
  • Sequenciar os números de 2.500 a 3.000;
  • Revisar adição, subtração e multiplicação;



Metodologias:
  • Aula explicativa;
  • Aula expositiva;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Uso do ábaco;
  • Uso do material dourado;
  • Leitura e interpretação e produção de situações-problemas;

Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:

  • Ábaco;
  • Material dourado;
  • Material concreto (tampinhas, palitos, pedrinhas etc.)
  • Tabuada;
  • Cartolinas;
  • Pincel atômico;
  • EVAs;
  • Canetinhas;
  • Relógio de parede;
  • Calendário;
  • Folhas de chamex;
  • Laboratório de informática.

Avaliação

A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.































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Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.


Planejamento Anual de Português

I Bimestre

Fevereiro

Conteúdos:

  • 1º e 2º semana - Diagnóstico;
Textos:
  • Zeca- pag.15 e 16 (livro adotado);
  • A família de Marcelo (livro conhecer e crescer p. 96 e 97);
  • Menina em casa (livro Hoje é Dia de Português p. 168 e 169);
  • No cabide da vovó (Santuza Abras p. 175);
  • Quem é Suriá (livro Hoje é Dia de Português p. 179)
Gramática/ ortografia:
  • Vogais, consoantes, sílabas, ordem alfabética.
  • x/ch; m antes de p e b, d e b;
Março

Conteúdos:

Textos:
Pesquisa
  • O quarto que virou circo
Gramática/ortografia:
  • Sinais de pontuação: final e vírgula;
  • Parágrafo e travessão no diálogo;
  • Diálogo;
  • Separação silábica;
  • Ce, ci, ç, sc;
  • Im ou in, nh, lh, s ou z.

Abril

Conteúdos:

Estudo de Poemas e Poesias
Produção de poesias
  • A poesia é uma pulga (Sylvia Orthof)
  • Convite (José Paulo Paes)
  • A água (Carlos Rodrigues Brandão)
  • A bailarina (Cecília Meireles)

Gramática/ortografia:
  • Substantivo;
  • Classificação quanto ao número de sílabas;
  • Estrofes, versos e rimas;
  • Acentos: til e agudo;
  • Ch, r, rr;

Objetivos específicos:

  • Identificar as dificuldades dos alunos;
  • Ler corretamente os textos e poemas;
  • Interpretar textos e poemas;
  • Identificar vogais e consoantes;
  • Reconhecer as sílabas e classificá-las quanto ao número;
  • Ordenar palavras de acordo com a ordem alfabética;
  • Separar corretamente as sílabas;
  • Empregar corretamente as ortografias estudadas;
  • Compreender o que é estrofe, verso e rima;
  • Utilizar a pontuação e a acentuação estudadas;
  • Conceituar e identificar substantivos;

Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Aula expositiva;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Leitura e interpretação e produção textos e poemas;
  • Treino ortográfico (no caderno e no computador)
  • Cartazes com dificuldades ortográficas, com os sinais de pontuação e acentuação;
  • Textos digitados, no quadro negro;
  • Recorte e colagem;

II Bimestre:

Maio

Conteúdos:

Textos:
  • Qual é a profissão (livro Português e Linguagens p. 57)
  • Profissões (livro adotado p. 30 a 33)
Gramática/ortografia:

  • Graus do substantivo;
  • Oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Parágrafo;
  • Sílaba tônica;
  • Gua ga, gue, ge, gui, gi, f e v
  • Sons do x.

Junho:

Conteúdos:

Textos:
  • Vamos usar o cesto de lixo (livro adotado p. 94 a 129)

Gramática/ortografia:
  • Vírgula e enumerações;
  • Fala e escrita formal/ popular;
  • Adjetivo /adjetivo pátrio
  • G e j
  • El e r no final de palavras;

Objetivos específicos:

  • Ler corretamente os textos ;
  • Interpretar e produzir textos;
  • Reconhecer palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas;
  • Identificar a sílaba tônica das palavras;
  • Empregar corretamente as ortografias estudadas;
  • Distinguir a fala e escrita formal e popular;
  • Compreender e utilizar corretamente a gramática estudada;
  • Utilizar a pontuação e a acentuação estudadas;
  • Conceituar e identificar substantivos;

Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Produções textuais;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Leitura e interpretação e produção textos;
  • Leituras e análises de texto;
  • Leituras complementares em jornais e revistas;
  • Leituras individuais e coletivas;
  • Treino ortográfico (no caderno e no computador)
  • Cartazes com dificuldades ortográficas, com os sinais de pontuação, acentuação e gramática;
  • Textos digitados, no quadro negro;
  • Recorte e colagem;

III Bimestre

Agosto:

Conteúdos:
Textos:
  • Festas e diversões (livro adotado p. 130 a 148)
  • Monstros e criaturas estranhas (p. 218 245)

Gramática/ortografia:
  • Dois pontos;
  • Aspas;
  • Diminutivo;
  • Aumentativo;
  • Vírgula;
  • Marcadores de tempo (seqüência de ações);
  • S, ss, ç, sc;
  • Palavras terminadas em esa, oso, zinha, zinho;

Setembro:

Conteúdos:
Textos:
  • Cidades (exploração de texto) (p.156 e 157);
  • Que placa é essa? (p. 186 e 187);
  • Textos informativos sobre imprudência e desrespeito no trânsito;

Gramática/ortografia:
  • Acentuação gráfica (agudo e circunflexo);
  • Separação silábica;
  • S, ss, r, rr

Objetivos específicos:

  • Ler corretamente os textos ;
  • Interpretar e produzir textos;
  • Sequenciar histórias;
  • Escrever palavras no diminutivo e aumentativo;
  • Empregar corretamente as ortografias estudadas;
  • Compreender e utilizar corretamente a gramática estudada;
  • Utilizar corretamente a acentuação estudadas;
  • Separar corretamente as sílabas das palavras;

Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Produções textuais;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Leitura e interpretação e produção textos;
  • Leituras e análises de texto;
  • Textos complementares;
  • Leituras individuais e coletivas;
  • Treino ortográfico (no caderno e no computador)
  • Cartazes com dificuldades ortográficas, com os sinais de acentuação e gramática;
  • Textos digitados, no quadro negro;
  • Recorte e colagem;
  • Debate em rodinha;
  • Pesquisa na internet sobre folclore;

IV Bimestre:

Outubro:

Conteúdos:
Textos:
  • O rato da cidade e o rato do campo (p. 158 a 165);
  • A cidade ideal;

Gramática/ortografia:
  • Ponto de exclamação;
  • Singular e plural;
  • C ou s; s ou z; r ou rr; c ou q; s ou ss;
  • Til ou ç; m ou n; l ou lh e nh;
  • Emprego de letras maiúsculas e minúsculas;

Novembro:

Conteúdos:

Textos:

  • Diferentes povos, diferentes costumes (p. 246 a 256);
  • Os povos (p. 272 a 274);
  • Entrem em cena (dengue) (p. 216 e 217);

Gramática/ortografia:
  • Carta (p. 258 e 259);
  • V ou r, r ou rr, ss ou c, z, x ou s (p. 254 a 256);

Objetivos específicos:

  • Ler corretamente os textos ;
  • Interpretar e produzir textos;
  • Empregar corretamente as ortografias estudadas;
  • Compreender e utilizar corretamente a gramática estudada;
  • Utilizar corretamente as letras maiúsculas e minúsculas;
  • Escrever cartas;

Metodologias:

  • Aula explicativa;
  • Produções textuais;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso do livro didático;
  • Leitura e interpretação e produção textos;
  • Leituras e análises de texto;
  • Leituras individuais e coletivas;
  • Treino ortográfico (no caderno e no computador)
  • Cartazes com ortografias e gramáticas;
  • Recorte e colagem;
  • Debate em rodinha;

Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:

  • Cartolinas;
  • Pincel atômico;
  • EVAs;
  • Canetinhas;
  • Gravuras;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Folhas de chamex;
  • Laboratório de informática.

Avaliação

A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.




































Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.


Planejamento Anual de História

I Bimestre:

Fevereiro:

Conteúdos:

  • Formação da família (pesquisa);
  • Relação na família (convivência).

Objetivos:

  • Compreender a formação e organização da família da antiguidade até os tempos modernos;
  • Refletir sobre o modo de viver(relacionamento) das famílias;

Metodologias:

  • Pesquisa p/ construção do texto informativo;
  • Utilização do livro didático;
  • Atividades;
  • História dos objetivos familiares contada pelos alunos.
Março:

Conteúdos:

  • Histórico sobre drogas;

Objetivo:

  • Conhecer a história das drogas;

Metodologias:

  • Pesquisa;
  • Leitura;
  • Conversa informal;
  • Atividades orais e escritas;

Abril:

Conteúdos:

  • Construindo a cidadania – 80 à 97;
  • Governo da cidade;
  • Atitudes que fazem a diferença;
  • Direitos humanos e cidadania;
  • Caminho para a cidadania.
  • Comunidade indígena (p. 60 a 65)

Objetivos:

  • Conhecer os direitos e deveres que faz diferença na construção da cidadania;
  • Refletir sobre a administração pública.
  • Conhecer a cultura indígena;

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Textos informativos;
  • Debates;
  • Produção de poesias;
  • Atividades orais e escritas;

II Bimestre

Maio:

Conteúdos:

  • Histórico das novas tecnologias (pesquisa);
  • Estudo de algumas profissões;

Objetivos:

  • Conhecer a história das novas tecnologias;
  • Valorizar as profissões, seja ela qual for;

Metodologias:

  • Leitura de textos informativos;
  • Atividades diversas;
  • Confecções e ilustrações de cartazes;

Junho:

Conteúdos:

  • Cidades de ontem e hoje 66 – 75;
  • Cidades Planejadas e não Planejadas;

Objetivos:

  • Identificar as mudanças ocorridas nas cidades de ontem para hoje;
  • Reconhecer os benefícios e malefícios de uma cidade planejada e não planejada.

Metodologias:
  • Livro didático;
  • Pesquisa;
  • Maquete;
  • Cartaz;
  • Atividades orais e escritas.

III Bimestre

Agosto:

Conteúdos:

  • Registrando a nossa história – 20 à 39;
  • Cultura de Crixás ontem e hoje

Objetivos:

  • Conhecer a vida dos antepassados, sua cultura;
  • Valorizar a cultura antiga e atual de Crixás.

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Atividades diversas;
  • Produção de textos;
  • Pesquisa;
  • Entrevista;
  • Texto informativo;
  • História (contada por morada antigos de Crixás).

Setembro:

Conteúdos:

  • A evolução dos meios de transporte: carros, caminhões, carroças, metrô, coletivo, aviões, helicópteros, navios.

Objetivos:

  • Perceber o avanço tecnológico dos meios de transporte.

Metodologias:

  • Textos informativos;
  • Atividades;
  • Debate;
  • Recorte e colagem;
  • Exposição de gravura mostrando a evolução do transporte;
  • Cartaz sobre os meios de transporte.


IV Bimestre

Outubro:

Conteúdos:

  • Olhares sobre as cidades (Pág. 42 à 53);
  • A cidade ideal;
  • Minha cidade {adaptar a Crixás}.
Objetivos:

  • Reflexão sobre a construção de cidades em lugares inadequados;
  • Observar a transformação ocorrida no espaço urbano de Crixás.

Metodologias:

  • Uso do Livro didático;
  • Pesquisa;
  • Debates;
  • Atividades;
  • Visitas a cidade de Crixás;

Novembro:

Conteúdos:

  • Trabalho e cidadania;
  • Direitos e deveres (pág 98 a 107 e109);
  • História de zumbi;
  • Trabalho infantil ontem e hoje (Pesquisa);
  • Os heróis do período escravocrata

Objetivos:

  • Conhecer as obrigações para com a sociedade e o estado;
  • Conhecer a história de Zumbi;
  • Compreender o prejuízo do trabalho infantil;
  • Reconhecer a importância dos escravos na história do Brasil colônia.

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Leitura de textos pesquisados;
  • Confecção de cartazes;
  • Conversas formais e informais;
  • Resolução das atividades;
  • Filme em dvd sobre Zumbi;


Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:

  • Cartolinas;
  • Papel pardo;
  • Pincel atômico;
  • Canetinhas;
  • Gravuras;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Folhas de chamex;
  • Aparelho de tv;
  • Aparelho de dvd;
  • Dvd de filme.

Avaliação

A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.










































Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.


Planejamento Anual de Geografia

I Bimestre:

Fevereiro:

Conteúdos:

  • Diferentes tipos de moradia dos diferentes tipos de família (pesquisa);
  • Hábitos familiares (pesquisa).

Objetivos:

  • Analisar os diferentes tipos de moradia nas diferentes classes sociais;
  • Confrontar os hábitos familiares da antiguidade aos tempos modernos.

Metodologias:

  • Pesquisa textual do tema;
  • Atividades orais e escritas;
  • Confecção de cartazes;
  • Construção de maquete, moradias (índio, favela, urbana, rural).


Março:

Conteúdos:

  • Agressões ao ambiente devido ao uso de drogas (pesquisa);
  • Saneamento básico (p. 56 a 65) ;

Objetivos:
  • Perceber que quando as pessoas fazem uso de drogas, estão agredindo o meio ambiente;
  • Reconhecer a importância do saneamento básico em prol de nossa saúde;

Metodologia:

  • Leitura e estudo de textos;
  • Pesquisa no laboratório;
  • Uso do livro didático;
  • Leitura e análise de imagens;
  • Atividades diversas.


Abril:

Conteúdos:

  • Acesso ao trabalho, á dignidade 96 à 101;
  • Problemas sociais no campo;
  • Direito à alimentação 112 à 117.

Objetivos:

  • Refletir sobre o direito de vida digna para todas as pessoas.
  • Conhecer os problemas sociais das pessoas que vivem no campo.

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Textos informativos;
  • Tarefas;
  • Confecção de cartazes;
  • Produção de poemas.


II Bimestre
Maio:

Conteúdos:

  • As transformações no espaço urbano (p. 44 a 49);
  • O trabalho no espaço urbano (profissões) (p. 59);

Objetivos:

  • Identificar mudanças e permanência no espaço urbano;
  • Reconhecer a importância das profissões no espaço urbano;

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Análise das transformações;
  • Atividades diversas;
  • Debate;
  • Produção de texto;

Junho:

Conteúdos:

  • Problemas ambientais – 70;
  • Consumo e produção do lixo - 73-79;
  • Poluição sonora - 80-81.


Objetivos:

  • Identificar as agressões do homem ao meio ambiente a fim de evita-las;
  • Perceber que o lixo pode ser aproveitado;
  • Conhecer o que é poluição sonora e identifica-la.

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Debate;
  • Atividades diversas;
  • Análise do ambiente;
  • Confecção de cartazes;
  • Textos informativos;
  • Vídeo do lixão.


III Bimestre:

Agosto:

Conteúdos:

  • Mudanças ocorridas nas cidades.(48 e 49);
  • Espaço cultural de Crixás (casarões,praças,escolas,prefeitura, ruas, pontes);

Objetivos:

  • Perceber as transformações realizada pelo homem nas cidades;
  • Conhecer o patrimônio crixaense

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Pesquisa;
  • Visita à casa do srº. Joca;
  • Visita à prefeitura municipal

Setembro:

Conteúdos:

  • A vida na cidade (pg.44 a 47);
  • Conhecendo o espaço urbano (34)

Objetivos:



  • Analisar o cotidiano da vida urbana (comércio,transporte,trabalho,educação,construção etc).

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Atividades;
  • Filme (pesquisar)
  • Cartazes;

IV Bimestre:

Outubro:

Conteúdos:

  • Cidade (Adequar texto pg43);
  • Descobrindo os limites geográficos do município (pg.29 a 31 );
  • Agricultura Regional de Crixás

Objetivos:

  • Compreender o que é uma cidade;
  • Conhecer os municípios que fazem limites com Crixás;
  • Identificar os produtos agrícolas cultivadas em Crixás.

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Tarefas;
  • Textos informativo;
  • Visita à feira do produtor (quarta-feira)
  • Pesquisa;
  • Mapas;

Novembro:
Conteúdos:

  • Usando referencias os (pontos cardeais) (pg18 a 27);
  • Regiões brasileiras onde predomina os descendentes afros.

Objetivos:

  • Aprender a localizar usando os pontos cardeais;
  • Conhecer as regiões onde houve maior quantidade de escravos no Brasil.

Metodologias:

  • Livro didático;
  • Atividades;
  • Textos informativos;
  • Cartaz;
  • Excursão à feira do produtor;

Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:

  • Cartolinas;
  • Papel pardo;
  • Pincel atômico;
  • Canetinhas;
  • Gravuras;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Folhas de chamex;
  • Filmes em DVDs;
  • Tv;
  • Aparelho de DVD;
  • Laboratório de informática.


Avaliação

A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.





































Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.


Planejamento Anual de Ciências

I Bimestre:

Fevereiro:

Conteúdos:

  • A vida no planeta Terra ( p. 6 a 17) – Relação do homem com os animais;
  • Moradia dos animais;
  • Higiene pessoal e local;

Objetivos:
  • Refletir sobre o jeito de viver de cada animal;
  • Compreender a importância dos animais para a vida do homem;
  • Conhecer algumas moradias dos animais;
  • Zelar pela higiene pessoal e local.

Metodologias:

  • Leitura de textos;
  • Observação através de gravuras sobre os diferentes habitats dos animais;
  • Recorte e colagem;
  • Utilização do livro didático;
  • Atividades complementares;

Março:

Conteúdos:

  • Conceito de drogas;
  • Doenças provocadas pelo uso de drogas;
  • Tipo de drogas;
  • Tratamento para cada tipo de dependência química;

Objetivos:

  • Compreender os que são drogas;
  • Conhecer as doenças causadas pelo uso de drogas;
  • Orientar os alunos a evitar qualquer contato com as drogas;

Metodologias:

  • Conversa informal;
  • Debate;
  • Textos informativos;
  • Cartazes e exposição;
  • Atividades diversas;
  • Filme em dvd;

Abril:

Conteúdos:

  • Respeito ao idoso – 117;
  • Conhecendo o próprio corpo – 118 à 123;
  • Direito a saúde bucal – 124 e 125;
Objetivos:

  • Reconhecer no idoso um ser com muita sabedoria e valorizá-lo;
  • Conhecer o corpo humano;
  • Entender sobre os direitos do cidadão;

Metodologias:

  • Textos informativos sobre os temas;
  • Entrevista com um idoso para relato das experiências de vida;
  • Atividades escritas;
  • Debate;
  • Produção de poemas.

II Bimestre:

Maio:

Conteúdos:

  • Descobrindo a eletricidade (as novas tecnologias) – 128 à 140;
  • Profissões referentes ao texto acima.

Objetivos:

  • Descobrir como surgiu a eletricidade e as novas tecnologias;
  • Relacionar os profissionais às profissões trabalhadas no texto.

Metodologias:

  • Textos informativos sobre os temas;
  • Livro didático;
  • Atividades escritas;
  • Produção e exposição de cartazes

Junho:


Conteúdos:

  • Adaptação dos seres vivos ao meio ambiente (Aquático,Terrestre) (pg.42-57).

Objetivos:

  • Perceber como cada animal se relaciona com seu habitat natural.

Metodologias:

  • Utilização do livro didático;
  • Leitura dos textos informativos;
  • Conversa formal e informal;
  • Filme em dvd;
  • Atividades diversas;
  • Pesquisa no laboratório de informática;

III Bimestre:

Agosto:

Conteúdos:

  • Conhecendo as plantas (regionais) (pg.60-77);
  • O ciclo de vida das plantas;
  • As partes do corpo da planta.

Objetivos:

  • Compreender a importância do solo e do clima na determinação do tipo de planta de uma região;
  • Entender o ciclo de vida das plantas;
  • Identificar as partes de uma planta.

Metodologias:

  • Textos informativos e atividades de pesquisa;
  • Utilização do livro didático;
  • Pesquisa na internet,jornais, e revista;
  • Atividades orais e escritas;
  • Elaboração e exposição de cartazes.

Setembro:

Conteúdos:

  • Poluição no trânsito e saúde (27 a 29) complemento com pesquisas;
  • Deficiências causadas pelos acidentes no trânsito.

Objetivos:

  • Reconhecer os problemas que podem ser causados pela poluição do trânsito de veículos a saúde;
  • Perceber o mal causado a saúde pela imprudência e desrespeito as leis de trânsito.

Metodologias:

  • Observação do trânsito nas ruas mais movimentadas da cidade;
  • Relato oral e escrito das ações de motoristas e pedestres nas ruas;
  • Filmes mostrando problemas físicos a partir de acidentes no trânsito;
  • Entrevista com pessoas deficientes a partir de um acidente no trânsito.

IV Bimestre:

Outubro:

Conteúdos:

  • Conhecendo os animais:( pg 78 a 111):
    • Características;
    • Reprodução;
    • Locomoção;
    • Alimentação;
    • Extinção.
  • Animais vertebrados e invertebrados.

Objetivos:

  • Identificar os animais que vivem na região de Crixás;
  • Compreender o porquê do tipo de animal para cada região;
  • Valorizar o animal como peça importante para sobrevivência humana;
  • Conhecer os animais em extinção e já extintos da região de crixaense;

Metodologias:

  • Utilização do livro didático;
  • Pesquisa em jornais, revistas e internet sobre a vida dos animais regionais;
  • Leitura, resolução de atividades orais, escrita;
  • Elaboração de cartazes exposição sobre o tema.

Novembro:

Conteúdos:

  • As características dos seres humanos. (pg.112 a 116);
  • Condição de vida do negro (escravo):
    • Alimentação;
    • Moradia;
    • Saúde.
    • Texto sobre a dengue;

Objetivos:

  • Compreender que o ser humano é dotado de diferentes características;
  • Valorizar a cultura negra como fator importante na nossa ideologia de vida;
  • Aprender sobre o modo de viver dos escravos nas grandes fazendas.
  • Evitar atitudes que contribuam para o surgimento da dengue.

Metodologias:

  • Utilização do livro didático;
  • Leitura de textos pesquisados;
  • Confecção de cartazes;
  • Conversas formais e informais;
  • Resolução das atividades;
  • Entrevista ou palestra com alguém para falar sobre o negro;
Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:

  • Cartolinas;
  • Papel pardo;
  • Pincel atômico;
  • Canetinhas;
  • Gravuras;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Folhas de chamex;
  • Laboratório de informática;
  • Pelestrante;
  • Livro didático.


Avaliação

A avaliação é suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás,
Ano: 3º A e B
Professoras: Eliane Xavier e Keila Cristina.











Planejamento Anual de Educação Ambiental

I Bimestre:

Fevereiro:

Conteúdos:

  • Estudo dos espaços ocupados pela escola e pela casa onde mora:
  • Metragem;
  • Organização;
  • Arborização;
  • Ocupação.

Objetivo:

  • Analisar o espaço ocupado pela escola e a casa onde mora.

Metodologias:

  • Pesquisa direcionada;
  • Entrevista;
  • Ilustração

Março:

Conteúdos:

  • Substâncias das quais são produzidas as drogas;
  • Locais onde são plantadas as drogas. (pesquisa)

Objetivos:

  • Conhecer os locais onde são plantadas drogas e as substâncias nas quais são produzidas.

Metodologias:

  • Textos informativos;
  • Pesquisa;
  • Cartaz;
  • Debate;
  • Atividades;

Abril:

Conteúdos:

Poemas sobre:

  • Meio ambiente;
  • Água;
  • Lixo;

Objetivos:


  • Ler e interpretar poemas;
  • Produzir poemas
  • Refletir sobre a importância do meio ambiente para nós.

Metodologias:

  • Leituras;
  • Interpretação;
  • Produção e exposição de poemas;
  • Debate;
  • Atividades orais;


II Bimestre
Maio:

Conteúdos:

  • Impacto das novas tecnologias no meio ambiente;

Objetivos:
  • Analisar o impacto das tecnologias no ambiente para as futuras gerações.

Metodologias:

  • Visita ao laboratório de informática;
  • Texto informativo;
  • Atividades diversas;
  • Debate;

Junho:

Conteúdos:

  • Os cuidados e os prejuízos causados ao meio ambiente (Queimadas, produtos químicos e erosão.). L.geo.(103 a 105).


Objetivos:

  • Conscientizar o educando da necessidade de preservar o meio ambiente.

Metodologias:

  • Textos informativos;
  • Debates;
  • Depoimentos;
  • Observação da coleta de lixo na escola e entorno (no bairro).

III Bimestre

Agosto:

Conteúdos:

  • Áreas de preservação ambiental como patrimônio da humanidade. (Complementar com pesquisa).

Objetivos:

  • Refletir sobre a importância de preservar as áreas ambientais para melhor qualidade de vida para as futuras gerações.

Metodologias:

  • Texto informativo;
  • Atividades
  • Pesquisa;
  • Debate;
  • Cartazes;
  • Filmes em dvd;

Setembro:

Conteúdos:

  • Mudanças ocorridas no trânsito de Crixás;
  • As placas de trânsito.

Objetivos:

  • Perceber a utilização do trânsito de forma correta para melhor qualidade de vida da sociedade.

Metodologias:

  • Textos;
  • Pesquisa;
  • Debate;
  • Excursão pelas ruas da cidade;
  • Representação em forma de desenho;

IV Bimestre:
Outubro:

Conteúdos:

  • Criar e transformar no espaço rural Pg.106 a 111);
  • Expansão do espaço para ampliação da cidade (criação de novos bairros).

Objetivos:

  • Reconhecer as necessidades do espaço rural para a sobrevivência dos seres vivos;
  • Perceber a utilização do espaço rural para ampliação das cidades.

Metodologias
  • Textos informativos;
  • Cartaz;
  • Visita a um espaço local;
  • Visita aos novos de bairros de Crixás.

Novembro:

Conteúdos:

  • Exploração do meio ambiente pelo negro escravo;
  • Trabalho manual p/preparação da terra para agricultura;café,açúcar,garimpo no Brasil colônia.

Objetivos:

  • Analisar sobre a utilização dos africanos como escravos no Brasil;
  • Perceber a contribuição dos negros no desenvolvimento do Brasil colônia

Metodologias:

  • Textos informativos;
  • Pesquisa;
  • Produção textual dirigida pelo professor;
  • Confecção de cartazes com frases sobre o tema.


Recursos a serem utilizados em todos os bimestres:

  • Cadernos;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Cartolinas;
  • Pincel atômico;
  • Canetinhas;
  • Gravuras;
  • Cola;
  • Tesoura;
  • Folhas de chamex;
  • Laboratório de informática;
  • Microônibus;



Avaliação

A avaliação é de suma importância no processo de ensino aprendizagem. Pois, é desta forma que o professor pode verificar como está o aprendizado do aluno e se é necessário fazer alguma alteração em sua didática.
Para isso, a avaliação será realizada de forma contínua, interdisciplinar e bimestral conforme ficha avaliativa da Secretaria Municipal de Educação.



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