Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço
Disciplina: Educação Ambiental
Professora: Eleusa
PLANEJAMENTO ANUAL/2011
I Bimestre
Conteúdos:
- Saneamento básico (Livro: Descobrindo o ambiente 3º ano pág.106 a 117; Interagindo com geografia 4º ano pág. 29);
- Abastecimento e tratamento da água ( Livro: Aprendendo sempre. Pág.62 a 71);
- Poluição da água ( Livro: Vivência e Construção 3º série Pág. 86 a 121);
- Coleta de lixo ( Livro: Porta Aberta 4º ano Pág.117 a 133);
- Destino do lixo:
- Lixo o que fazer com ele ( Livro: Aprendendo sempre 4º ano Pág.124 a 135):
- Repensar e reduzir ( Livro: Vivência e construção 3º série Pág.206 e 207);
- Repensar e reciclar;
- Repensar e reutilizar.
- Desequilíbrio no ar ( Livro: Interagindo e percebendo o mundo – Geo 4º ano Pág. 102 / 51 a 54);
- Fontes poluidores ( Livro: Coleção brasiliana – Ciências 3º ano Pág.86 a 91);
- Poluição do ar ( Livro:Descobrindo ambiente 3º ano Pág. 46 a 53).
Objetivos:
- Identificar ações humanas que comprometem a qualidade da água;
- Identificar formas corretas de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo;
- Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
Metodologias:
- Textos informativos;
- Uso de livro didático;
- Análise de imagens;
- Pesquisa.
II Bimestre
Conteúdos:
- Transformando o ambiente ( Livro: Redescobrir Ciências 3ª série Pág. 38 a 41);
- De que são feitos os objetos (Livro: Asas para voar – Geo 4ºano Pág. 102 a 122);
- Transformando minerais ( Livro: Projeto Buriti 4º ano Pág. 109);
- A transformação de materiais em máquinas ( Livro: Ciências para você 5º ano Pág.105 a 127);
- O uso das máquinas e o ambiente;
- Preservação do ambiente/ Evitando extinções ( Fauna/ Flora) (Coleção Caminhos da Ciência 3ª série Pág. 200 a 205).
Objetivos:
- Perceber que o uso acelerado da matéria prima pelas indústrias está causando desequilíbrio ao meio ambiente;
- Preservar o meio, evitando assim a extinção da fauna e flora;
- Compreender que é possível evoluir tecnologicamente protegendo e conservando o meio ambiente.
Metodologias:
- Atividades complementares;
- Livro didático;
- Expor e discutir oralmente as idéias;
- Uso de textos informativos.
III Bimestre
Meses: Agosto: cultura
Setembro: transporte
Conteúdos:
- Poluição do solo (coleção curumim Geo 4º série pgs 39 a 53)
- Cuidados com o solo (interagindo com geo 4º ano p. 94 a 99)
- Em busca do equilíbrio
- Desequilíbrio n uso do solo
- (livro ciências para você 5º ano páginas 134 a 136)
Dengue.
Objetivos
- Refletir sobre o uso correto do solo;
- Analisar as ações humanas que causam desequilíbrio no solo.
- Perceber que a prevenção pode evitar a proliferação do mosquito do dengue.
Metodologia
- Atividades complementares;
- Livro didático
- Uso de textos informativos;
- Upesquisas
- Expor e discutir oralmente as idéias.
IV Bimestre
outubro: civismo regional
Novembro: consciência negra/ Dengue
Meses:
Conteúdos
- •Direitos e deveres do cidadão
- Efeitos do ar poluído (livro de ciências porta aberta 5º ano pgs 163 a seguir.)
- Outras formas de poluição (ciências para você 5º ano pgs 151 a 155.) problema do desmatamento. (ciências para você 5º ano pgs 156 a 162.)
- Nosso equilíbrio (ciências para você 5º ano pgs 163 a seguir.)
- Uso dos recursos naturais e o lixo (coleção brasiliana de ciências 4º ano pgs 38 a 64)
Objetivos
- Refletir sobre os direitos e deveres do cidadão expressos na constituição.
- Compreender o significado de poluição sonora e reconhecer sua ação negativa na saúde do ser humano.
- Entender que o desmatamento e as queimadas causam desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente.
- Refletir sobre uso consciente dos recursos naturais
- Perceber que devemos reaproveitar os objetos que ousamos no nosso dia – a – dia, para usarmos menos matéria – prima e assim não causarmos desequilíbrio na natureza.
Metodologia:
- •Leitura e interpretação de textos e imagens.
- •confecção de cartaz;
- •produção de texto;
- •Uso do livro didático
- •Pesquisa
Recursos para todos os bimestres
- Chamex,livro
- didático,imagens,
- caderno,DVD,Internet,dicionário,revistas,
- cartolinas,
- pincéis,
- quadro negro,
- livro didático...
Avaliação para todos os bimestres
- A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa,distribuidas em avaliações,sendo estas, contínua,(tarefas em sala e extra sala,organização,trabalhos individuais e em grupo disciplina,participação),avaliação mensal interdisciplinar,e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: