domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço
Disciplina: Educação Ambiental
Professora: Eleusa

PLANEJAMENTO ANUAL/2011

I Bimestre

Conteúdos:
  • Saneamento básico (Livro: Descobrindo o ambiente 3º ano pág.106 a 117; Interagindo com geografia 4º ano pág. 29);
  • Abastecimento e tratamento da água ( Livro: Aprendendo sempre. Pág.62 a 71);
  • Poluição da água ( Livro: Vivência e Construção 3º série Pág. 86 a 121);
  • Coleta de lixo ( Livro: Porta Aberta 4º ano Pág.117 a 133);
  • Destino do lixo:
  • Lixo o que fazer com ele ( Livro: Aprendendo sempre 4º ano Pág.124 a 135):
  • Repensar e reduzir ( Livro: Vivência e construção 3º série Pág.206 e 207);
  • Repensar e reciclar;
  • Repensar e reutilizar.
  • Desequilíbrio no ar ( Livro: Interagindo e percebendo o mundo – Geo 4º ano Pág. 102 / 51 a 54);
  • Fontes poluidores ( Livro: Coleção brasiliana – Ciências 3º ano Pág.86 a 91);
  • Poluição do ar ( Livro:Descobrindo ambiente 3º ano Pág. 46 a 53).

Objetivos:
  • Identificar ações humanas que comprometem a qualidade da água;
  • Identificar formas corretas de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo;
  • Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.

Metodologias:
  • Textos informativos;
  • Uso de livro didático;
  • Análise de imagens;
  • Pesquisa.

II Bimestre
Conteúdos:
  • Transformando o ambiente ( Livro: Redescobrir Ciências 3ª série Pág. 38 a 41);
  • De que são feitos os objetos (Livro: Asas para voar – Geo 4ºano Pág. 102 a 122);
  • Transformando minerais ( Livro: Projeto Buriti 4º ano Pág. 109);
  • A transformação de materiais em máquinas ( Livro: Ciências para você 5º ano Pág.105 a 127);
  • O uso das máquinas e o ambiente;
  • Preservação do ambiente/ Evitando extinções ( Fauna/ Flora) (Coleção Caminhos da Ciência 3ª série Pág. 200 a 205).

Objetivos:
  • Perceber que o uso acelerado da matéria prima pelas indústrias está causando desequilíbrio ao meio ambiente;
  • Preservar o meio, evitando assim a extinção da fauna e flora;
  • Compreender que é possível evoluir tecnologicamente protegendo e conservando o meio ambiente.

Metodologias:
  • Atividades complementares;
  • Livro didático;
  • Expor e discutir oralmente as idéias;
  • Uso de textos informativos.
III Bimestre

Meses: Agosto: cultura
Setembro: transporte

Conteúdos:

  • Poluição do solo (coleção curumim Geo 4º série pgs 39 a 53)
  • Cuidados com o solo (interagindo com geo 4º ano p. 94 a 99)
  • Em busca do equilíbrio
  • Desequilíbrio n uso do solo
  • (livro ciências para você 5º ano páginas 134 a 136)
Dengue.

Objetivos
  • Refletir sobre o uso correto do solo;
  • Analisar as ações humanas que causam desequilíbrio no solo.
  • Perceber que a prevenção pode evitar a proliferação do mosquito do dengue.

Metodologia
  • Atividades complementares;
  • Livro didático
  • Uso de textos informativos;
  • Upesquisas
  • Expor e discutir oralmente as idéias.

IV Bimestre
outubro: civismo regional
Novembro: consciência negra/ Dengue
Meses:

Conteúdos
  • Direitos e deveres do cidadão
  • Efeitos do ar poluído (livro de ciências porta aberta 5º ano pgs 163 a seguir.)
  • Outras formas de poluição (ciências para você 5º ano pgs 151 a 155.) problema do desmatamento. (ciências para você 5º ano pgs 156 a 162.)
  • Nosso equilíbrio (ciências para você 5º ano pgs 163 a seguir.)
  • Uso dos recursos naturais e o lixo (coleção brasiliana de ciências 4º ano pgs 38 a 64)

Objetivos

  • Refletir sobre os direitos e deveres do cidadão expressos na constituição.
  • Compreender o significado de poluição sonora e reconhecer sua ação negativa na saúde do ser humano.
  • Entender que o desmatamento e as queimadas causam desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente.
  • Refletir sobre uso consciente dos recursos naturais
  • Perceber que devemos reaproveitar os objetos que ousamos no nosso dia – a – dia, para usarmos menos matéria – prima e assim não causarmos desequilíbrio na natureza.

Metodologia:
  • Leitura e interpretação de textos e imagens.
  • confecção de cartaz;
  • produção de texto;
  • Uso do livro didático
  • Pesquisa
Recursos para todos os bimestres
  • Chamex,livro
  • didático,imagens,
  • caderno,DVD,Internet,dicionário,revistas,
  • cartolinas,
  • pincéis,
  • quadro negro,
  • livro didático...

Avaliação para todos os bimestres

  • A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa,distribuidas em avaliações,sendo estas, contínua,(tarefas em sala e extra sala,organização,trabalhos individuais e em grupo disciplina,participação),avaliação mensal interdisciplinar,e avaliação bimestral individual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: