domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás, Goiás. Janeiro de 2011.
Diretora: Joventina
Coordenadora: Elenir e Elivande
Professora: Lucieny de Paula
Serie 4º Ano A e B
Planejamento Anual de Educação Religiosa

1º Bimestre

Mês :Fevereiro
Tema:Família

Observação:
Neste 1º bimestre esta disciplina estará trabalhando iterdisciplinar com a disciplina de
Conteúdos

  • É importante ter uma família.
  • O comportamento na família.
  • O amor e o respeito entre os membros da família.
  • Árvore genealógica.

Objetivos

Conhecer e nomear as pessoas que compõe o grupo familiar.
Saber respeitar a hierarquia familiar.

Metodologias

Pesquisa de documentos pessoais.
Conversa informal.
Confecção coletiva de cartazes.
Recorte e colagem.
Desenho dirigido.
Dramatização: A sabedoria de Salomão.

Mês: Março
Tema: Drogas

Conteúdos

  • O que é droga? ;
  • Crianças que bebem O que é droga? ;
  • Crianças que bebem O que é droga? ;
Crianças que bebem

Objetivos

Concientizar-se da importância do diálogo sincero e franco entre os membros de sua família.

Metodologias

  • Conversa informal.
  • Dramatização: O bêbado e a família.
  • Atividades diversificadas.
  • Recorte e colagem.
  • Confecção de cartaz.
  • Tarefas xerocopiadas.

Mês: Abril
Tema: Poesia/Literatura

Conteúdos

  • Histórias: O menino Maluquinho.
  • Poesias: Liberdade direito de todos.
  • O que significa a palavra Bíblia.
  • Deus habita dentro de você.
  • As borboletas.
  • O girassol ‘’doçura’’.
  • A porta.

Apostila: Maria Sebastiana.

  • Biografia de Vinícius de Morais.
  • Cole.

Objetivos

Os alunos deverão familiarizar-se com a Bíblia e a riqueza de seus conteúdos.
Saber recitar poesia com entoação correta.
Aprender a respeitar a natureza e valorizar o equilíbrio ecológico.

Metodologias

  • Musica (Toquinho e Vinícius de Morais CD. Arca de Noé ).
  • Conversa informal.
  • Produção de textos em forma de poesia.
  • Ilustrar textos.
  • Definir as anomatopéias. ‘’ Arte de representar sons por meios de palavras. ’’ (Bebê chorando buááá, gato miando miauuuuuu...).
  • Recitar poesias.
  • Pesquisar biografia de alguns poetas.
  • Nomear quantidades de livros que tem a bíblia.

Mês: Maio
Tema: Novas tecnologias/Profissões.

Conteúdos

  • Fazendo comparações entre instrumentos de trabalho de antigamente e dos dias atuais.
  • Profissões dos discípulos e a do pai de Jesus.
  • Tecnologia e seus benefícios.
  • A arte de manusear a Bíblia .

Objetivos

  • Perceber a dimensão social da Bíblia que visa principalmente a organização de uma sociedade justa, fraterna e feliz.
  • Valorizar a tecnologia e as profissões por mais simples que seja.

Metodologias

  • Conversa informal.
  • Confecção de cartazes.
  • Recorte e colagem.
  • Leitura de textos bíblicos.
  • Representar através de desenhos algumas profissões.
  • Diálogo sobre as novas tecnologias.

Mês: Junho
Tema: Meio ambiente

Conteúdos

  • O dever de respeitar o meio ambiente.
  • Ambiente é fonte de vida humana animal e vegetal.
  • A relação do homem com o meio ambiente.
  • A parábola do bom semeador.
  • Poesia ‘’Paraíso’’.

Objetivos

Valorizar a natureza para desfrutar com responsabilidade do bem precioso que Deus nos deu.
Reconhecer que o homem é o único responsável a manter o equilíbrio ecológico.

Metodologia

  • Conversa informal.
  • Cartazes.
  • Atividades xerocopiadas.
  • Desenho livre.
  • Leitura de textos e ilustrações.
  • Música: Aquarela.

Mês: Agosto
Tema: Cultura 3º Bimestre.

Conteúdo

* História da cultura do povo do velho testamento e dos dias atuais e dos indígenas.
  • História bíblica: Rute e Noemi.
  • As diferentes raças e sua cultura.
  • Palavras mágicas (bom dia, boa tarde)
  • Entusiasme o texto: Imagine.

Objetivo

Oportunizar o conhecimento e a reflexão sobre a importância de respeitar a cultura de cada povo.
Motivar os alunos a sentir prazer em usar as palavrinhas mágicas.

Metodologia

  • Conversa informal.
  • Texto informativo.
  • Músicas.
  • Atividades xerocopiadas.
  • Confecção de cartazes.
  • Desenho livre.
  • Leitura de gravuras.
  • Recorte e colagem de figuras que demonstram o respeito ao próximo e o uso das palavrinhas Bom dia... Obrigado, Com licença , Me desculpe, Por favor.

Mês: Setembro
Tema: Trânsito

Conteúdos

  • História: Moíses.
  • Os meios de transportes de antigamente.
  • Deveres e deveres no trânsito.
  • Quem obedece as leis abedece a Deus.
  • Problemas causados pelo alcoolismo no trânsito

Objetivo

.Refletir sobre os problemas causados pela falta de responsabilidade no trânsito.
.Saber respeitar os direitos de das pessoas e obedecer as leis.

Metodologia

  • Conversa informal.
  • Atividades xerocopiadas.
  • Leitura de textos reflexivos.
  • Recorte e colagem.
  • Uso de dicionário.
  • Uso da bíblia.

Mês: Outubro
Tema: Civismo Nacional

Conteúdos

  • Como proteger os bens públicos.
  • O que quer dizer a palavra civismo e patriotismo.
  • As muralhas de Jericó.

  • O respeito aos bens públicos e as autoridades locais.

  • Fé uma história de fé.

Objetivo

Resgatar através de histórias sobre respeito e obediência a essência dos valores, da harmonia entre as pessoas.

Metodologia

  • Conversa informal.
  • Atividades xerocopiadas.
  • Textos reflexivos.
  • Recorte e colagens de gravura.
  • Cartazes com frases e desenhos que retrata os valores e o respeito por nossa cidade.

Mês: Novembro
Tema: Consciência negra/ Dengue.

Conteúdos

  • Dengue: Como evitá-la.
  • Valorizar a cultura africana.
  • Diga não ao preconceito.
  • História bíblica Zaquel.
  • Bondade: Texto: O bom samaritano.

Objetivo

.Valorizar o ser humano independente de cor, raça,ou religião.

.Compreender as formas necessárias para prevenção de dengue.
Metodologia

.Conversa informal.
.Confecção de cartazes.
.Recorte e colagem.
.Apresentação de gingado do negro africano capoeira.

Recursos

Coleção:Alfabetização sem Segredo.
Para viver e conviver.
Valores de A a Z de Maria Radespiel.
Revista e livros para recorte
Som de CD, TV e DVD.
Cartaz, xérox de atividades.

Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,etc....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: