domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 4º
Disciplina: Educação Ambiental
Professora: Coraci

PLANEJAMENTO ANUAL/2011

I Bimestre

Conteúdos:
  • Saneamento básico (Livro: Descobrindo o ambiente 3º ano pág.106 a 117; Interagindo com geografia 4º ano pág. 29);
  • Abastecimento e tratamento da água ( Livro: Aprendendo sempre. Pág.62 a 71);
  • Poluição da água ( Livro: Vivência e Construção 3º série Pág. 86 a 121);
  • Coleta de lixo ( Livro: Porta Aberta 4º ano Pág.117 a 133);
  • Destino do lixo:
  • Lixo o que fazer com ele ( Livro: Aprendendo sempre 4º ano Pág.124 a 135):
  • Repensar e reduzir ( Livro: Vivência e construção 3º série Pág.206 e 207);
  • Repensar e reciclar;
  • Repensar e reutilizar.
  • Desequilíbrio no ar ( Livro: Interagindo e percebendo o mundo – Geo 4º ano Pág. 102 / 51 a 54);
  • Fontes poluidores ( Livro: Coleção brasiliana – Ciências 3º ano Pág.86 a 91);
  • Poluição do ar ( Livro:Descobrindo ambiente 3º ano Pág. 46 a 53).

Objetivos:
  • Identificar ações humanas que comprometem a qualidade da água;
  • Identificar formas corretas de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo;
  • Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.

Metodologias:
  • Textos informativos;
  • Uso de livro didático;
  • Análise de imagens;
  • Pesquisa.

II Bimestre
Conteúdos:
  • Transformando o ambiente ( Livro: Redescobrir Ciências 3ª série Pág. 38 a 41);
  • De que são feitos os objetos (Livro: Asas para voar – Geo 4ºano Pág. 102 a 122);
  • Transformando minerais ( Livro: Projeto Buriti 4º ano Pág. 109);
  • A transformação de materiais em máquinas ( Livro: Ciências para você 5º ano Pág.105 a 127);
  • O uso das máquinas e o ambiente;
  • Preservação do ambiente/ Evitando extinções ( Fauna/ Flora) (Coleção Caminhos da Ciência 3ª série Pág. 200 a 205).

Objetivos:
  • Perceber que o uso acelerado da matéria prima pelas indústrias está causando desequilíbrio ao meio ambiente;
  • Preservar o meio, evitando assim a extinção da fauna e flora;
  • Compreender que é possível evoluir tecnologicamente protegendo e conservando o meio ambiente.

Metodologias:
  • Atividades complementares;
  • Livro didático;
  • Expor e discutir oralmente as idéias;
  • Uso de textos informativos.

III Bimestre
Conteúdos:
  • Poluição do solo ( Livro:Coleção Curumim- Geo 4ª série Pág.39 a 53);
  • Cuidados com o solo ( Livro: Interagindo com geografia 4º ano Pág.94 a 99);
  • Em busca de equilíbrio;
  • Desequilíbrio no uso do solo (Livro: Ciências Para Você 5º ano Pág.134 a 136);
  • Dengue.

Objetivos:
  • Refletir sobre o uso correto do solo;
  • Analisar as ações humanas que causam desequilíbrio no solo;
  • Perceber que a prevenção pode evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos e imagens;
  • Confecção de cartaz;
  • Produção de texto;
  • Uso do livro didático;
  • Pesquisa.

IV Bimestre

Conteúdos:
  • Efeitos do ar poluído ( Livro: Porta aberta – Ciên. 5º ano Pág.60 a seguir);
  • Outras formas de poluição ( Livro: Ciências Para você 5º ano Pág.151 a 155);
  • O problema do desmatamento ( Livro: Ciências Para Você 5º ano Pág. 156 a 162);
  • Nosso equilíbrio;
  • Direitos e deveres do cidadão (www.temaisbauru.com.br.direitos.php.);
  • Uso dos recursos naturais e o lixo (Livros: Coleção brasiliana -Ciên. 4º ano Pág. 38 a 64 / Projeto Buriti –Geo. 4º ano Pág.98 a 108 / Projeto Pitanguá – Geo 4ª série Pág. 134 a 137).

Objetivos:
  • Refletir sobre os direitos e deveres do cidadão expressos na constituição;
  • Compreender o significado de poluição sonora e reconhecer sua ação negativa na saúde do ser humano;
  • Entender que o desmatamento e as queimadas causam desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente;
  • Refletir sobre o uso consciente dos recursos naturais;
  • Perceber que a matéria-prima dos objetos presentes em nosso cotidiano, vem da natureza e que precisamos reaproveitá-los para que não faltem no futuro.

Metodologia:
  • Uso de vídeos;
  • Textos informativos;
  • Interpretação oral e escrita;
  • Atividades complementares;
  • Pesquisas.
Recursos didáticos
Textos informativos, livro didático, mapas, gravuras, cartolinas, cadernos, biblioteca, computador, etc.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação será contínua, através de: atividades orais e escritas, participação, organização, comportamento e assiduidade, pesquisas, avaliação mensal, avaliação bimestral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: