Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 4º
Disciplina: Educação Ambiental
Professora: Coraci
PLANEJAMENTO ANUAL/2011
I Bimestre
Conteúdos:
- Saneamento básico (Livro: Descobrindo o ambiente 3º ano pág.106 a 117; Interagindo com geografia 4º ano pág. 29);
- Abastecimento e tratamento da água ( Livro: Aprendendo sempre. Pág.62 a 71);
- Poluição da água ( Livro: Vivência e Construção 3º série Pág. 86 a 121);
- Coleta de lixo ( Livro: Porta Aberta 4º ano Pág.117 a 133);
- Destino do lixo:
- Lixo o que fazer com ele ( Livro: Aprendendo sempre 4º ano Pág.124 a 135):
- Repensar e reduzir ( Livro: Vivência e construção 3º série Pág.206 e 207);
- Repensar e reciclar;
- Repensar e reutilizar.
- Desequilíbrio no ar ( Livro: Interagindo e percebendo o mundo – Geo 4º ano Pág. 102 / 51 a 54);
- Fontes poluidores ( Livro: Coleção brasiliana – Ciências 3º ano Pág.86 a 91);
- Poluição do ar ( Livro:Descobrindo ambiente 3º ano Pág. 46 a 53).
Objetivos:
- Identificar ações humanas que comprometem a qualidade da água;
- Identificar formas corretas de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo;
- Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos.
Metodologias:
- Textos informativos;
- Uso de livro didático;
- Análise de imagens;
- Pesquisa.
II Bimestre
Conteúdos:
- Transformando o ambiente ( Livro: Redescobrir Ciências 3ª série Pág. 38 a 41);
- De que são feitos os objetos (Livro: Asas para voar – Geo 4ºano Pág. 102 a 122);
- Transformando minerais ( Livro: Projeto Buriti 4º ano Pág. 109);
- A transformação de materiais em máquinas ( Livro: Ciências para você 5º ano Pág.105 a 127);
- O uso das máquinas e o ambiente;
- Preservação do ambiente/ Evitando extinções ( Fauna/ Flora) (Coleção Caminhos da Ciência 3ª série Pág. 200 a 205).
Objetivos:
- Perceber que o uso acelerado da matéria prima pelas indústrias está causando desequilíbrio ao meio ambiente;
- Preservar o meio, evitando assim a extinção da fauna e flora;
- Compreender que é possível evoluir tecnologicamente protegendo e conservando o meio ambiente.
Metodologias:
- Atividades complementares;
- Livro didático;
- Expor e discutir oralmente as idéias;
- Uso de textos informativos.
III Bimestre
Conteúdos:
- Poluição do solo ( Livro:Coleção Curumim- Geo 4ª série Pág.39 a 53);
- Cuidados com o solo ( Livro: Interagindo com geografia 4º ano Pág.94 a 99);
- Em busca de equilíbrio;
- Desequilíbrio no uso do solo (Livro: Ciências Para Você 5º ano Pág.134 a 136);
- Dengue.
Objetivos:
- Refletir sobre o uso correto do solo;
- Analisar as ações humanas que causam desequilíbrio no solo;
- Perceber que a prevenção pode evitar a proliferação do mosquito da dengue.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos e imagens;
- Confecção de cartaz;
- Produção de texto;
- Uso do livro didático;
- Pesquisa.
IV Bimestre
Conteúdos:
- Efeitos do ar poluído ( Livro: Porta aberta – Ciên. 5º ano Pág.60 a seguir);
- Outras formas de poluição ( Livro: Ciências Para você 5º ano Pág.151 a 155);
- O problema do desmatamento ( Livro: Ciências Para Você 5º ano Pág. 156 a 162);
- Nosso equilíbrio;
- Uso dos recursos naturais e o lixo (Livros: Coleção brasiliana -Ciên. 4º ano Pág. 38 a 64 / Projeto Buriti –Geo. 4º ano Pág.98 a 108 / Projeto Pitanguá – Geo 4ª série Pág. 134 a 137).
Objetivos:
- Refletir sobre os direitos e deveres do cidadão expressos na constituição;
- Compreender o significado de poluição sonora e reconhecer sua ação negativa na saúde do ser humano;
- Entender que o desmatamento e as queimadas causam desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente;
- Refletir sobre o uso consciente dos recursos naturais;
- Perceber que a matéria-prima dos objetos presentes em nosso cotidiano, vem da natureza e que precisamos reaproveitá-los para que não faltem no futuro.
Metodologia:
- Uso de vídeos;
- Textos informativos;
- Interpretação oral e escrita;
- Atividades complementares;
- Pesquisas.
Recursos didáticos
Textos informativos, livro didático, mapas, gravuras, cartolinas, cadernos, biblioteca, computador, etc.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação será contínua, através de: atividades orais e escritas, participação, organização, comportamento e assiduidade, pesquisas, avaliação mensal, avaliação bimestral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: