Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 3º A/B e Avanço das Palavras (vespertino) .
Disciplina: Leitura/ Literatura
PLANEJAMENTO ANUAL 2011
I Bimestre
FEVEREIRO
Conteúdos:
- Convivência familiar;
Objetivos:
- Despertar o gosto pela leitura;
- Compreender a importância do bom relacionamento entre os membros da família através da leitura do livro.
Metodologia:
- Leitura do livro “O guarda-chuva do vovô”;
- Atividades de interpretação escritas relacionadas ao tema do livro;
- Reconto do livro.
MARÇO
Conteúdos:
Efeitos da droga no organismo(álcool,craque,cigarro);
Objetivos
Conhecer os diferentes tipos de drogas;
Reconhecer que as drogas causam mal à saúde;
Desenvolver a leitura e a escrita;
Metodologia
Utilizar textos informativos;laboratório de informática;
Leitura de imagens;
Conversa formal e informal;
Produção de textos...
ABRIL
Conteúdos:
Como ler poesias;
Produção de poesias;
Objetivo:
- Conhecer a biografia de Elias José.
- Ler corretamente uma poesia;
- Escrever poesias com coerência;
Metodologia:
- Leitura individual dos alunos e pelo professor;
- Produção de poesia;
- Exposição de poesia.
- Leitura da poesia: A força do sol. Pág. 11 Elias José – O jogo da fantasia.
II Bimestre
MAIO
Conteúdos:
Diferentes tipos de profissões;
Aperfeiçoamento para as pessoas desenvolver bem o trabalho;
As tecnologias nas ações do homem;
Objetivos:
- Conhecer a importância de algumas profissões;
- Valorizar as profissões independente de qual seja ela.
- Perceber que as tecnologias são importantes para o desenvolvimento das atividades humanas
Metodologia:
- Leitura e interpretação do livro “Ocupados o tempo todo” de Thalia Iglesias Chacon.
- Entrevista sobre profissões com pai de alunos;
- Leitura individual e em grupo;
- Debate do livro lido...
JUNHO
Conteúdos:
A importância de preservar o meio ambiente pincipalmente os rios Araguaia e Crixás;
Produção de texto;
Objetivo:
- Conscientizar da importância de preservar o meio ambiente.
- Produzir corretamente um texto;
Metodologia:
- Leitura do livro “Saia dessa Mano Pira!” de Yêda Marquez.
- Discussão do assunto;
- Reconto do livro oral e escrito do mesmo;
III Bimestre
AGOSTO
Conteúdos:
Respeito às diferentes culturas;
Lendas ;
Biografia de Monteiro Lobato;
Objetivo:
- Valorizar e respeitar as diferenças da cultura de qual seja ela;
- Conhecer algumas lendas e seu valor para a cultura;
- Conhecer um pouco de Monteiro Lobato;
Metodologia:
- Leitura do livro “Nem todo mundo brinca assim” de Ivan Alcântara.
- Leituras individuais e em grupo;
- Debate do livro lido;
- Produções de cartazes com frases sobre o tema
- Interpretação oral e escrita do livro lido;
- Escrever textos a partir das idéias dos textos estudados;
.
SETEMBRO
Conteúdos:
.Sinais de trânsito para motoristas e pedestres;
Respeito no trânsito;
Situações de risco no trânsito;
Objetivos:
- Perceber a importância do meio de transporte;
- Despertar a sensibilidade das crianças em relação ao respeito no trânsito.
- Conhecer alguns sinais de trânsito;
Metodologia:
- Leitura do livro“Nem todo mundo brinca assim” de Ivan Alcântara.
- Interpretação do livro lido;
- Resumo escrito do livro;
- Conversa informal e formal sobre o livro;
IV Bimestre
OUTUBRO
Conteúdos:
- Hino Nacional
- Letra do Hino Nacional
- História do Hino, vocabulário, significado das palavras.
Objetivo:
- Conhecer e refletir sobre a importância do Hino Nacional.
- Resgatar a importância do civismo.
Metodologia:
- Leitura;
- Ilustração;
- Interpretação oral;
- Dramatização.
NOVEMBRO
Conteúdos:
- “A vida de Zumbi dos Palmares”.
Objetivos:
- Conhecer a vida de Zumbi dos Palmares;
- Perceber a importância do trabalho do negro;
- Desenvolver a leitura e produção de textos;
- Respeito à cor negra.
Metodologia:
- Leitura do livro “A vida de Zumbi dos Palmares”;
- Debate do tema estudado;
- Produção de um livrinho abordando o tema Consciência Negra.
Recursos utilizados em todos os bimestres:
- Fichas;
- Cartazes;
- Revistas;
- Jornal;
- Livro de história;
- Textos informativos;
- Textos diversificados;
- Pesquisa;
- Xerox;
- Vídeo;
- Maquetes;
- Computador;
- Dicionário;
Avaliação utilizada em todos os bimestres:
A avaliação será realizada através de atividades escritas, leituras, avaliações mensais, bimestrais e contínua ( participação, organização, disciplina, trabalhos, assiduidade).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: