domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 3º A/B e Avanço das Palavras (vespertino) .
Disciplina: Leitura/ Literatura

PLANEJAMENTO ANUAL 2011

I Bimestre

FEVEREIRO

Conteúdos:
  • Convivência familiar;

Objetivos:
  • Despertar o gosto pela leitura;
  • Compreender a importância do bom relacionamento entre os membros da família através da leitura do livro.
Metodologia:
  • Leitura do livro “O guarda-chuva do vovô”;
  • Atividades de interpretação escritas relacionadas ao tema do livro;
  • Reconto do livro.

MARÇO
Conteúdos:
Efeitos da droga no organismo(álcool,craque,cigarro);
Objetivos
Conhecer os diferentes tipos de drogas;
Reconhecer que as drogas causam mal à saúde;
Desenvolver a leitura e a escrita;
Metodologia
Utilizar textos informativos;laboratório de informática;
Leitura de imagens;
Conversa formal e informal;
Produção de textos...

ABRIL

Conteúdos:
Como ler poesias;
Produção de poesias;
Objetivo:
  • Conhecer a biografia de Elias José.
  • Ler corretamente uma poesia;
  • Escrever poesias com coerência;
Metodologia:
  • Leitura individual dos alunos e pelo professor;
  • Produção de poesia;
  • Exposição de poesia.
  • Leitura da poesia: A força do sol. Pág. 11 Elias José – O jogo da fantasia.
II Bimestre
MAIO
Conteúdos:
Diferentes tipos de profissões;
Aperfeiçoamento para as pessoas desenvolver bem o trabalho;
As tecnologias nas ações do homem;
Objetivos:
  • Conhecer a importância de algumas profissões;
  • Valorizar as profissões independente de qual seja ela.
  • Perceber que as tecnologias são importantes para o desenvolvimento das atividades humanas
Metodologia:
  • Leitura e interpretação do livro “Ocupados o tempo todo” de Thalia Iglesias Chacon.
  • Entrevista sobre profissões com pai de alunos;
  • Leitura individual e em grupo;
  • Debate do livro lido...
JUNHO
Conteúdos:
A importância de preservar o meio ambiente pincipalmente os rios Araguaia e Crixás;
Produção de texto;
Objetivo:
  • Conscientizar da importância de preservar o meio ambiente.
  • Produzir corretamente um texto;
Metodologia:
  • Leitura do livro “Saia dessa Mano Pira!” de Yêda Marquez.
  • Discussão do assunto;
  • Reconto do livro oral e escrito do mesmo;


III Bimestre
AGOSTO
Conteúdos:
Respeito às diferentes culturas;
Lendas ;
Biografia de Monteiro Lobato;

Objetivo:
  • Valorizar e respeitar as diferenças da cultura de qual seja ela;
  • Conhecer algumas lendas e seu valor para a cultura;
  • Conhecer um pouco de Monteiro Lobato;
Metodologia:
  • Leitura do livro “Nem todo mundo brinca assim” de Ivan Alcântara.
  • Leituras individuais e em grupo;
  • Debate do livro lido;
  • Produções de cartazes com frases sobre o tema
  • Interpretação oral e escrita do livro lido;
  • Escrever textos a partir das idéias dos textos estudados;
.
SETEMBRO
Conteúdos:
.Sinais de trânsito para motoristas e pedestres;
Respeito no trânsito;
Situações de risco no trânsito;
Objetivos:
  • Perceber a importância do meio de transporte;
  • Despertar a sensibilidade das crianças em relação ao respeito no trânsito.
  • Conhecer alguns sinais de trânsito;

Metodologia:
  • Leitura do livro“Nem todo mundo brinca assim” de Ivan Alcântara.
  • Interpretação do livro lido;
  • Resumo escrito do livro;
  • Conversa informal e formal sobre o livro;
IV Bimestre
OUTUBRO
Conteúdos:
  • Hino Nacional
  • Letra do Hino Nacional
  • História do Hino, vocabulário, significado das palavras.
Objetivo:
  • Conhecer e refletir sobre a importância do Hino Nacional.
  • Resgatar a importância do civismo.
Metodologia:
  • Leitura;
  • Ilustração;
  • Interpretação oral;
  • Dramatização.
NOVEMBRO
Conteúdos:
  • A vida de Zumbi dos Palmares”.
Objetivos:
  • Conhecer a vida de Zumbi dos Palmares;
  • Perceber a importância do trabalho do negro;
  • Desenvolver a leitura e produção de textos;
  • Respeito à cor negra.
Metodologia:
  • Leitura do livro “A vida de Zumbi dos Palmares”;
  • Debate do tema estudado;
  • Produção de um livrinho abordando o tema Consciência Negra.

Recursos utilizados em todos os bimestres:
  • Fichas;
  • Cartazes;
  • Revistas;
  • Jornal;
  • Livro de história;
  • Textos informativos;
  • Textos diversificados;
  • Pesquisa;
  • Xerox;
  • Vídeo;
  • Maquetes;
  • Computador;
  • Dicionário;

Avaliação utilizada em todos os bimestres:

A avaliação será realizada através de atividades escritas, leituras, avaliações mensais, bimestrais e contínua ( participação, organização, disciplina, trabalhos, assiduidade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: