domingo, 14 de agosto de 2011


Planejamento anual
Jardim I














Professoras: Rany Leopoldino de Almeida
                Glaciana Pereira da Costal




















Crixás – 2011


Planejamento anual /2011 – jardim I
Serie: (ano): jardim I
Mês: Fevereiro/Março/Abril

Objetivos gerais:

·         Reconhecer-se como parte integrante da família, valorizando e respeitando uns aos outros;
·         Compreender a importância da família na sua formação social e escolar;
·         Compreender que cada criança tem sua identidade;
·         Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade;
·         Adquirir o habito de ouvir criar e narrar historias contadas, lidas e dramatizadas;
Conteúdo: Fevereiro

Linguagem oral:

·         Formação pessoal, social e acesso a: saúde, moradia, educação e lazer;
·         Conhecendo a família (confecção de um livrinho);
·         Arvore genealógica;
·         Fases do desenvolvimento humano;
·         Vida: familiar e escolar;
·         Regras de convivência familiar e escolar: (boas maneiras);
·          
Linguagem escrita:

·         Introdução: vogais: A-E (imprensa maiúscula);
·         Noção do alfabeto (oral);
·         Introdução dos números 1-2;
·         Formar geométrica: circulo;
·         Cor: vermelho
·         Labirinto;
·         Coordenação motora;
·         Orientação espacial;
·         Percepção auditiva;

Conteúdo: Março

Linguagem oral:

·         Drogas lícitas: medicamentos, tabagismos, álcool e outras;
·         Prevenção às drogas;
·         Doenças causadas pelo uso de drogas;
·          
Linguagem escrita:

·         Introdução as vogais: I-O;
·         Noção alfabeto: (oral);
·         Introdução dos números 3 e 4;
·         Tamanho: grande/pequeno e alto/baixo;
·         Forma geométrica: triangulo;
·         Cor: azul

Conteúdo: Abril

Linguagem oral:

·         As diferentes modalidades de linguagem: historias poesias, musicas piadas e quadrinhos;
·         Contar e recontar historia;
·         Interpretar e reproduzir poesias, historias, música, piadas, e quadrinhos;

Linguagem escrita:

·         Introdução da vogal U;
·         Noção alfabeto: oral
·         Quantidade: muito/pouco e mais/menos e mesma quantidade;
·         Forma geométrica: quadrado;
·         Cor: verde

Datas comemorativas

Março/ Abril

08/03 à Dia Internacional da Mulher
07/08 e 09 /03 à Carnaval
14/03 à Dia Internacional da Poesia
15/03 à Dia da Escola
/03 à Dia do Circo
21/03 à Inicio da Primavera

/04 à Páscoa
19/04 à Dia do Índio
21/04 à Tiradentes
22/04 à Descobrimento do Brasil

Metodologia:
·         Conversa informal;
·         Leitura e interpretação de imagens e cenas;
·         Utilização de fantoches;
·         Hora da descoberta é rodinha;
·         Artes visuais (pintores reconhecidos e desenhos literários);
·         Músicas cantadas e ouvidas;
·         Brincadeiras diversas;
·         Caixa surpresa;
·         Filmes referentes à família e drogas;
·         Visita de família na escola;
·         Brinquedo de casa;
·         Exposição de fotos;
·         Desfiles e apresentações;
·         Materiais concretos;
·         Cartazes;
·         Desenho livre, cantinho de leitura;
·         Recortes;
·         Livros didáticos;
·         Internet;
II Bimestre

Mês: Maio/Junho

Objetivos Gerais:
·         Compreender a importância das novas tecnologias na socialização da humanidade;
·         Valorizar os meios de comunicação como fator primordial para o conhecimento profissional;
·         Refletir sobre a importância da reciclagem do lixo na preservação do meio ambiente;

Conteúdo: Maio

Linguagem oral:
·         Novas tecnologias;
·         Profissões;
·         Tecnologias: comercio/indústria, saúde/educação, lazer/segurança, sociedade/tecnologia;
Linguagem escrita:
·         Introdução do numeral 6;
·         Introdução dos encontros vocálicos;
·         Forma geométrica: retângulo;
·         Cor amarela
·         Textura: áspero, liso, macio;
·         Conjunto: vazio, unitário, cheio;
·         Escrita do nome;
·         Alfabeto: letra B

Mês: Junho

Linguagem oral:
·         Mantendo a higiene do meio ambiente;
·         O lixo no meio;
·         Reciclagem de produtos utilizados;
·         As plantas;
·         Os animais;
·         Dia/noite;
·         Sol/chuva;
·         Água: cuidado com a água: afogamento, água poluída, água fervida, água tratada (saneago), água de poço artesiano;
Linguagem escrita:
·         Alfabeto: letra C;
·         Introdução do numeral 7;
·         Medidas: leve/pesado;
·         Espessura: grosso/fino e largo/estreito;

Datas comemorativas
                                                                                                                                                   Maio/Junho
01/05 à Dia do Trabalho
2º domingo de maio – Dia das Mães
13/05 à Abolição da Escravatura

05/06 à Dia mundial do Meio Ambiente
03/06 à Corpus Christian
21/06 à Inicio do verão

Metodologia
·         Conversa informal;
·         Uso da internet;
·         Confecção de cartaz;
·         Textos informativos;
·         Recorte e colagem;
·         Filmes, poesias e musicas;
·         Brincadeiras diversas;
·         Aula campo: visita ao bairro;
·         Livro didático;
·         Desfile e apresentações;
·         Materiais concretos;
·         Teatro;
·         Desenho livre;
·         Dedoches, tarefas xerocopiadas;
·         Fantoche;
·         Quadro-giz;
·         Exposição de atividades;
·         Jogos pedagógicos;
·         Pintura a dedo;
·         Caixa surpresa;
·         Massinha;
·         Historia lida e contada e ilustrada;

III Bimestre
Mês: Agosto/ Setembro
Objetivos Gerais:
·         Reconhecer a importância dos patrimônios culturais existentes no município;
·         Resgatar e valorizar a cultura de Crixás;
·         Distinguir a sinalização de transito como fator de segurança;
·         Saber os problemas causados por falta de sinalização no transito;

Conteúdo: Agosto
Linguagem oral:
·         Respeito e amor aos patrimônios culturais do município: escola, praça, biblioteca, prefeitura;
·         Lendas folclóricas;
·         Danças e comidas típicas;
·         Historias e lendas sobre Crixás;
Linguagem escrita:
·         Alfabeto letra D;
·         Introdução do numeral 8;
·         Seqüência numérica;
·         Seqüência de gravuras;
·         Conceitos básicos: igual/diferente;
·         Posição: frente/atrás;
·         Escrita do nome: aluno e professora;

Mês: Setembro
Linguagem oral:
·         Sinais de transito: rotatória e faixa de pedestre;
·         Normas de como um ciclista devem agir no transito;
·         Falta de sinalização do município: semáforo;
·         Meios de transporte;
Linguagem escrita:
·         Introdução do numeral 9;
·         Posições: longe/perto, em cima/em baixo, dentro/fora;
·         Seqüência de historia;
·         Escrita do nome: aluno e professora;
·         Alfabeto F;

Datas comemorativas

Agosto/Setembro

2º domingo de agosto à Dia dos Pais
22/08 à Folclore
25/08 à Dia do Soldado
07/09 à Independência do Brasil
21/09 à Dia da Arvore
23/09 à Inicio da Primavera
25/09 à Dia do Transito

Metodologia
·         Conversa informal;
·         Pesquisa internet;
·         Produção de desenho;
·         Confecção de cartaz;
·         Uso de fichas;
·         Brincadeiras e musicas diversa;
·         Recorte e colagem;
·         Confecção de semáforos – jornais;
·         Material concreto;
·         Livro didático;
·         Visita ao museu de Crixás;
·         Pintura a dedo;

IV Bimestre

Mês: Outubro/Novembro/Dezembro
Objetivos gerais:
·         Valorizar nossa região como forma de respeito a cidade de Crixás;
·         Conhecer a importância das vitaminas encontradas nos alimentos da nossa cidade e sua forma de consumo e conservação;
·         Identificar, valorizar e respeitar os costumes dos descendentes : afro-brasileiros;
·         Perceber a importância da ação conjunta no combate a dengue;
Mês: Outubro
Linguagem oral:
·         Conhecendo a historia de Crixás;
·         Higiene e conservação dos frutos;
·         Frutos como fonte de saúde;
·         Vitaminas encontradas nos alimentos;
Linguagem escrita:
·         Noção do alfabeto;
·         Introdução dos números 9 e 10;
·         Completando figuras;
·         Posição: aberto/fechado e comprido/curto;
·         Leitura do alfabeto;

Mês: Novembro/Dezembro
Linguagem oral:
·         Os descendentes afros e seus costumes ontem e hoje;
·         Moradia;
·         Alimentação;
·         Vestuário;
·         Crenças;
·         A importância da família no combate a dengue;
Linguagem escrita:
·         Noção alfabeto;
·         Seqüência lógica: imagens e símbolos;
·         Seqüência de historia;
·         Leitura dos números 1 a 20;
·         Ditado das vogais e números;

Datas comemorativas

Outubro/Novembro/Dezembro

12/10 à Dia das Crianças;
15/10 à Dia do Professor;
          à Festival do Pequi;
  à Pecuária;
15/11 à Proclamação da Republica;
19/11 à Dia da Bandeira;
21/11 à Inicio da Primavera;
25/12 à Natal

Metodologia:
·         Conversa informal;
·         Livro didático;
·         Recorte e colagem;
·         Pesquisa internet;
·         Filmes;
·         Musicas;
·         Brincadeiras diversas;
·         Historias;
·         Confecção de cartazes;
·         Passeios;
·         Desenho livre;
·         Tarefa xerocopiada;
·         Jogos pedagógicos;
·         Dedoches;
·         Fantoches;
·         Uso de caderno;

Avaliação geral
 No que se refere a avaliação, ela deve ser entendida como instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados as competências e as habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, sim reavaliar sua pratica e, se for preciso redirecionar suas ações;
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho do aluno quanto a:
·         Participação;
·         Disciplina;
·         Atenção;
·         Coordenação visual e motora;
·         Cooperação;
·         Justiça;
·         Interesse;



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: