Planejamento anual
Jardim I
Professoras: Rany Leopoldino de Almeida
Glaciana Pereira da Costal
Crixás – 2011
Planejamento anual /2011 – jardim I
Serie: (ano): jardim I
Mês: Fevereiro/Março/Abril
Objetivos gerais:
· Reconhecer-se como parte integrante da família, valorizando e respeitando uns aos outros;
· Compreender a importância da família na sua formação social e escolar;
· Compreender que cada criança tem sua identidade;
· Transmitir valores como: noções de cidadania, respeito ao próximo, disciplina e solidariedade;
· Adquirir o habito de ouvir criar e narrar historias contadas, lidas e dramatizadas;
Conteúdo: Fevereiro
Linguagem oral:
· Formação pessoal, social e acesso a: saúde, moradia, educação e lazer;
· Conhecendo a família (confecção de um livrinho);
· Arvore genealógica;
· Fases do desenvolvimento humano;
· Vida: familiar e escolar;
· Regras de convivência familiar e escolar: (boas maneiras);
·
Linguagem escrita:
· Introdução: vogais: A-E (imprensa maiúscula);
· Noção do alfabeto (oral);
· Introdução dos números 1-2;
· Formar geométrica: circulo;
· Cor: vermelho
· Labirinto;
· Coordenação motora;
· Orientação espacial;
· Percepção auditiva;
Conteúdo: Março
Linguagem oral:
· Drogas lícitas: medicamentos, tabagismos, álcool e outras;
· Prevenção às drogas;
· Doenças causadas pelo uso de drogas;
·
Linguagem escrita:
· Introdução as vogais: I-O;
· Noção alfabeto: (oral);
· Introdução dos números 3 e 4;
· Tamanho: grande/pequeno e alto/baixo;
· Forma geométrica: triangulo;
· Cor: azul
Conteúdo: Abril
Linguagem oral:
· As diferentes modalidades de linguagem: historias poesias, musicas piadas e quadrinhos;
· Contar e recontar historia;
· Interpretar e reproduzir poesias, historias, música, piadas, e quadrinhos;
Linguagem escrita:
· Introdução da vogal U;
· Noção alfabeto: oral
· Quantidade: muito/pouco e mais/menos e mesma quantidade;
· Forma geométrica: quadrado;
· Cor: verde
Datas comemorativas
Março/ Abril
08/03 à Dia Internacional da Mulher
07/08 e 09 /03 à Carnaval
14/03 à Dia Internacional da Poesia
15/03 à Dia da Escola
/03 à Dia do Circo
21/03 à Inicio da Primavera
/04 à Páscoa
19/04 à Dia do Índio
21/04 à Tiradentes
22/04 à Descobrimento do Brasil
Metodologia:
· Conversa informal;
· Leitura e interpretação de imagens e cenas;
· Utilização de fantoches;
· Hora da descoberta é rodinha;
· Artes visuais (pintores reconhecidos e desenhos literários);
· Músicas cantadas e ouvidas;
· Brincadeiras diversas;
· Caixa surpresa;
· Filmes referentes à família e drogas;
· Visita de família na escola;
· Brinquedo de casa;
· Exposição de fotos;
· Desfiles e apresentações;
· Materiais concretos;
· Cartazes;
· Desenho livre, cantinho de leitura;
· Recortes;
· Livros didáticos;
· Internet;
II Bimestre
Mês: Maio/Junho
Objetivos Gerais:
· Compreender a importância das novas tecnologias na socialização da humanidade;
· Valorizar os meios de comunicação como fator primordial para o conhecimento profissional;
· Refletir sobre a importância da reciclagem do lixo na preservação do meio ambiente;
Conteúdo: Maio
Linguagem oral:
· Novas tecnologias;
· Profissões;
· Tecnologias: comercio/indústria, saúde/educação, lazer/segurança, sociedade/tecnologia;
Linguagem escrita:
· Introdução do numeral 6;
· Introdução dos encontros vocálicos;
· Forma geométrica: retângulo;
· Cor amarela
· Textura: áspero, liso, macio;
· Conjunto: vazio, unitário, cheio;
· Escrita do nome;
· Alfabeto: letra B
Mês: Junho
Linguagem oral:
· Mantendo a higiene do meio ambiente;
· O lixo no meio;
· Reciclagem de produtos utilizados;
· As plantas;
· Os animais;
· Dia/noite;
· Sol/chuva;
· Água: cuidado com a água: afogamento, água poluída, água fervida, água tratada (saneago), água de poço artesiano;
Linguagem escrita:
· Alfabeto: letra C;
· Introdução do numeral 7;
· Medidas: leve/pesado;
· Espessura: grosso/fino e largo/estreito;
Datas comemorativas
Maio/Junho
01/05 à Dia do Trabalho
2º domingo de maio – Dia das Mães
13/05 à Abolição da Escravatura
05/06 à Dia mundial do Meio Ambiente
03/06 à Corpus Christian
21/06 à Inicio do verão
Metodologia
· Conversa informal;
· Uso da internet;
· Confecção de cartaz;
· Textos informativos;
· Recorte e colagem;
· Filmes, poesias e musicas;
· Brincadeiras diversas;
· Aula campo: visita ao bairro;
· Livro didático;
· Desfile e apresentações;
· Materiais concretos;
· Teatro;
· Desenho livre;
· Dedoches, tarefas xerocopiadas;
· Fantoche;
· Quadro-giz;
· Exposição de atividades;
· Jogos pedagógicos;
· Pintura a dedo;
· Caixa surpresa;
· Massinha;
· Historia lida e contada e ilustrada;
III Bimestre
Mês: Agosto/ Setembro
Objetivos Gerais:
· Reconhecer a importância dos patrimônios culturais existentes no município;
· Resgatar e valorizar a cultura de Crixás;
· Distinguir a sinalização de transito como fator de segurança;
· Saber os problemas causados por falta de sinalização no transito;
Conteúdo: Agosto
Linguagem oral:
· Respeito e amor aos patrimônios culturais do município: escola, praça, biblioteca, prefeitura;
· Lendas folclóricas;
· Danças e comidas típicas;
· Historias e lendas sobre Crixás;
Linguagem escrita:
· Alfabeto letra D;
· Introdução do numeral 8;
· Seqüência numérica;
· Seqüência de gravuras;
· Conceitos básicos: igual/diferente;
· Posição: frente/atrás;
· Escrita do nome: aluno e professora;
Mês: Setembro
Linguagem oral:
· Sinais de transito: rotatória e faixa de pedestre;
· Normas de como um ciclista devem agir no transito;
· Falta de sinalização do município: semáforo;
· Meios de transporte;
Linguagem escrita:
· Introdução do numeral 9;
· Posições: longe/perto, em cima/em baixo, dentro/fora;
· Seqüência de historia;
· Escrita do nome: aluno e professora;
· Alfabeto F;
Datas comemorativas
Agosto/Setembro
2º domingo de agosto à Dia dos Pais
22/08 à Folclore
25/08 à Dia do Soldado
07/09 à Independência do Brasil
21/09 à Dia da Arvore
23/09 à Inicio da Primavera
25/09 à Dia do Transito
Metodologia
· Conversa informal;
· Pesquisa internet;
· Produção de desenho;
· Confecção de cartaz;
· Uso de fichas;
· Brincadeiras e musicas diversa;
· Recorte e colagem;
· Confecção de semáforos – jornais;
· Material concreto;
· Livro didático;
· Visita ao museu de Crixás;
· Pintura a dedo;
IV Bimestre
Mês: Outubro/Novembro/Dezembro
Objetivos gerais:
· Valorizar nossa região como forma de respeito a cidade de Crixás;
· Conhecer a importância das vitaminas encontradas nos alimentos da nossa cidade e sua forma de consumo e conservação;
· Identificar, valorizar e respeitar os costumes dos descendentes : afro-brasileiros;
· Perceber a importância da ação conjunta no combate a dengue;
Mês: Outubro
Linguagem oral:
· Conhecendo a historia de Crixás;
· Higiene e conservação dos frutos;
· Frutos como fonte de saúde;
· Vitaminas encontradas nos alimentos;
Linguagem escrita:
· Noção do alfabeto;
· Introdução dos números 9 e 10;
· Completando figuras;
· Posição: aberto/fechado e comprido/curto;
· Leitura do alfabeto;
Mês: Novembro/Dezembro
Linguagem oral:
· Os descendentes afros e seus costumes ontem e hoje;
· Moradia;
· Alimentação;
· Vestuário;
· Crenças;
· A importância da família no combate a dengue;
Linguagem escrita:
· Noção alfabeto;
· Seqüência lógica: imagens e símbolos;
· Seqüência de historia;
· Leitura dos números 1 a 20;
· Ditado das vogais e números;
Datas comemorativas
Outubro/Novembro/Dezembro
12/10 à Dia das Crianças;
15/10 à Dia do Professor;
à Festival do Pequi;
à Pecuária;
15/11 à Proclamação da Republica;
19/11 à Dia da Bandeira;
21/11 à Inicio da Primavera;
25/12 à Natal
Metodologia:
· Conversa informal;
· Livro didático;
· Recorte e colagem;
· Pesquisa internet;
· Filmes;
· Musicas;
· Brincadeiras diversas;
· Historias;
· Confecção de cartazes;
· Passeios;
· Desenho livre;
· Tarefa xerocopiada;
· Jogos pedagógicos;
· Dedoches;
· Fantoches;
· Uso de caderno;
Avaliação geral
No que se refere a avaliação, ela deve ser entendida como instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação aos conceitos estudados as competências e as habilidades desenvolvidas. Essa relação deve ser continua para que o educador consiga perceber os avanços e as dificuldades dos alunos e, sim reavaliar sua pratica e, se for preciso redirecionar suas ações;
Quanto às avaliações individuais, é importante observar o desempenho do aluno quanto a:
· Participação;
· Disciplina;
· Atenção;
· Coordenação visual e motora;
· Cooperação;
· Justiça;
· Interesse;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: