domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º A/B/C
Professora: Lusmeire da Silva Lino.
Disciplina: Português

PLANEJAMENTO ANUAL /2011
I BIMESTRE
Fevereiro _
Tema: Família

Conteúdos:
Textos informativos:
  • Lembranças de um jantar de família. (p.95 Livro Projeto Pitanguá);
  • Família aventureira. (p. 122 a 125 Livro Projeto Pitanguá).
Gramática:
  • Revisão: Verbos e substantivos (p. 14);
Ortografia:
  • Revisão: dificuldades ortográficas (regras de acentuação) p. 14 e 15.
  • Produção de texto:
  • Árvore genealógica.
Objetivos:
  • Desenvolver as habilidades de leitura para compreender o texto;
  • Identificar a ortografia correta das palavras.
Metodologia:
  • Leitura silenciosa e oral;
  • Interpretação oral e escrita dos textos;
  • Produção de frases criativas;
  • Uso da biblioteca;
  • Uso do laboratório.
Março _ Tema: Drogas

Conteúdos:
Textos informativos:
  • O que é droga? ;
  • Crianças que bebem.
Gramática:
  • Adjetivos – Substantivos: gênero e número (p.39);
  • Adjetivos: posição e grau (p.50).
Ortografia:
  • Revisão: ç e ss, ditongo, isar e izar (p. 23).
Produção de texto:
  • História em quadrinhos – Tema: Bebida alcoólica.
Objetivos:
  • Aplicar as habilidades de leitura na compreensão do texto;
  • Refletir sobre ações necessárias para evitar o uso de drogas.
Metodologia:
  • Estudo de textos informativos;
  • Produção de frases diversas;
  • Atividades orais e escritas;
  • Leitura na biblioteca e no laboratório.

Abril _ Tema: Poesia/ Literatura Infantil.

Conteúdos:
Textos informativos:
  • Biografia de Carlos Drummond de Andrade;
  • Poesia – Lagoa;
  • Poesia – Canção amiga.
Gramática:
  • Adjetivos. Concordância dos adjetivos (p. 66);
  • Artigo definido e indefinido.
Ortografia:
  • Oso e osa. Acentuação (p. 41);
  • I e E. íssimo (p. 51).
Produção de texto:
  • Produção de poesia.

Objetivos:
  • Despertar o gosto pela leitura e produção de poesias;
  • Identificar diferentes maneiras de apresentar uma poesia: visual ou escrito.
Metodologia:
  • Recitação de poesias;
  • Interpretação oral e escrita de poesias;
  • Produção e exposição de poesias;
  • Leituras de poesias na biblioteca.
II BIMESTRE
Maio _ Tema: Novas Tecnologias / Profissões.
Conteúdos:
Textos informativos:
  • Cobrador, mas pode chamar de fotógrafo (p. 80 e 81);
  • O trabalho e o lavrador (p. 83);
  • Quem controla a telinha? (p. 151 e 152).

Gramática:
  • Concordância nominal (p.77);
  • Adjetivo e substantivo. Pontuação: reticências (p. 92).

Ortografia:
  • O e U (p.69);
  • s e z finais.

Produção de texto:
  • Produção de textos a partir de gravuras.

Objetivos:
  • Analisar os elementos do texto desenvolvendo as habilidades de leitura e compreensão;
  • Apropriar-se do sistema de escrita e produzir textos de acordo com o tema proposto;
  • Reconhecer o adjetivo como palavra que caracteriza o substantivo.

Metodologia:
  • Leitura oral e seqüenciada;
  • Interpretação oral e escrita dos textos;
  • Estudo de textos e jogos ortográficos no laboratório;
  • Leitura de livros na biblioteca.

Junho _ Tema: Meio Ambiente.

Conteúdos:
Textos informativos:
  • Os bichos da minha casa (p. 36 a 38);
  • A viagem pelo jardim (p. 42 e 43).

Gramática:
  • Advérbios (p. 101 e 117);
  • Discurso direto e indireto (p. 126).
Ortografia:
  • Esa ou eza;
  • Qua, que, qui e gua, gue, gui.

Produção de texto:
  • Folheto de propaganda (p. 120);
  • Folheto – Rio (p. 197).

Objetivos:
  • Desenvolver a capacidade de ler e compreender o texto;
  • Discutir sobre os problemas do meio ambiente e perceber a importância de atuar nos ambientes em que se vive.

Metodologia:
  • Leitura e análise de textos informativos;
  • Confecção de cartazes verificando a ortografia em estudo;
  • Atividades relacionadas aos textos em estudo;
  • Leitura e estudo de livros na biblioteca;
  • Jogos no laboratório de informática.

III BIMESTRE

Agosto _ Tema: Cultura

Conteúdos:
Textos informativos:
  • Nossos povos (Salada cultural) p. 86;
  • A preta se apresenta (p. 88 a 90).



Gramática:
  • Pronomes (p. 140 e 149);
  • Interjeição (p. 160).

Ortografia:
  • s, ss, ç e sc (p. 103);
  • Acentuação (p. 127).

Produção de texto:
  • Produção de cartaz referente ao tema em estudo.

Objetivos:
  • Aplicar as habilidades de leitura para compreender o texto, identificando e localizando informações;
  • Perceber a diferença na grafia e no sentido das palavras;
  • Utilizar e escrever corretamente as palavras de acordo com o sentido de cada uma.

Metodologia:
  • Estudo e análise de textos diversificados;
  • Estudo de palavras desconhecidas;
  • Atividades diversas em classe e extra classe;
  • Leitura de livros na biblioteca;
  • Uso do laboratório com leitura de textos, pesquisas e jogos.

Setembro _ Tema: Trânsito.

Conteúdos:
Textos informativos:
  • Emergência (p. 160);
  • Motoristas de ônibus de Maceió fazem greve ( p. 168 e 169).

Gramática:
  • Numerais ordinais (p. 178);
  • Oração e período - Conjunções (p. 192).

Ortografia:
  • In (p. 150);
  • S e C / L e U (p. 167).





Produção de texto:

  • Produção de texto a partir de leitura de reportagens.


Objetivos:
  • Analisar os elementos do texto e responder às questões fazendo observações sobre o tema trabalhado;
  • Perceber a importância da concordância como meio de facilitar a compreensão do texto.

Metodologia:
  • Leitura silenciosa, oral e em grupo;
  • Atividades relacionadas ao tema em estudo;
  • Leitura de reportagens sobre acidentes no trânsito no laboratório;
  • Produção de cartazes observando a ortografia e concordância das palavras.

IV BIMESTRE

Outubro _ Tema: Civismo “Regional”.

Conteúdos:
Textos informativos:
  • Resumo do histórico de Crixás;
  • Fragmento da poesia – Sou Crixaense! ( Sebastiana Ester Dietz).

Gramática
  • Locução adjetiva. Preposição (p. 206).

Ortografia:
  • s,ss., SC, c, ç, x com som de s/ x e ch (p. 194);
  • g e j / E e ei (p. 223).

Produção de texto:
  • Produção de poesia sobre Crixás.

Objetivos:
  • Compreender os textos lidos;
  • Desenvolver a capacidade de resumir textos;
  • Compreender e valorizar o civismo regional.



Metodologia:
  • Pesquisa e leitura do histórico de Crixás no laboratório de informática;
  • Resumo do histórico de Crixás;
  • Leitura e estudo de textos informativos;
  • Recitação de poesia;
  • Produção de poesia;
  • Atividades diversas em casa e em classe.

Novembro _ Tema: Consciência Negra / Dengue

Conteúdos:
Textos informativos:
  • O escravo guardou os ossos do príncipe (p. 62 a 64);
  • A barata nojenta (p. 47 a 49);
  • Cartaz instrucional – Dengue (p. 45 e 46).

Gramática:
  • Revisão: adjetivo, sujeito e predicado.

Ortografia:
  • Oso, Eza / G e j (p. 233).

Produção de texto:
  • Hora de criar um cartaz (p. 46 e 47).

Objetivos:
  • Refletir e opinar sobre preconceito;
  • Perceber que, apesar das diferenças, é possível que as pessoas convivam harmoniosamente;
  • Identificar medidas de prevenção contra a dengue.

Metodologia:
  • Leitura e estudo de textos;
  • Interpretação oral e escrita dos textos;
  • Jogos ortográficos no laboratório;
  • Campeonato de soletração;
  • Atividades variadas;
  • Uso da biblioteca;
  • Produção de cartazes.




Recursos Didáticos para todos os bimestres
  • Livro didático;
  • Quadro giz;
  • Cartolina/ Papel cartão/ Color sete;
  • E.V.A;
  • T.V;
  • Som;
  • Computador;
  • Pincel;
  • Transparência;
  • Retroprojetor;
  • Jornal/ Livros/ Revistas.

Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma continua observando o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos: cognitivo, psicológico e afetivo. Na realização de todas as atividades, e ainda as notas de provas, trabalhos etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: