Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º A/B/C
Professora: Lusmeire da Silva Lino.
Disciplina: Português
PLANEJAMENTO ANUAL /2011
I BIMESTRE
Fevereiro _
Tema: Família
Conteúdos:
Textos informativos:
- Lembranças de um jantar de família. (p.95 Livro Projeto Pitanguá);
- Família aventureira. (p. 122 a 125 Livro Projeto Pitanguá).
Gramática:
- Revisão: Verbos e substantivos (p. 14);
Ortografia:
- Revisão: dificuldades ortográficas (regras de acentuação) p. 14 e 15.
- Produção de texto:
- Árvore genealógica.
Objetivos:
- Desenvolver as habilidades de leitura para compreender o texto;
- Identificar a ortografia correta das palavras.
Metodologia:
- Leitura silenciosa e oral;
- Interpretação oral e escrita dos textos;
- Produção de frases criativas;
- Uso da biblioteca;
- Uso do laboratório.
Março _ Tema: Drogas
Conteúdos:
Textos informativos:
- O que é droga? ;
- Crianças que bebem.
Gramática:
- Adjetivos – Substantivos: gênero e número (p.39);
- Adjetivos: posição e grau (p.50).
Ortografia:
- Revisão: ç e ss, ditongo, isar e izar (p. 23).
Produção de texto:
- História em quadrinhos – Tema: Bebida alcoólica.
Objetivos:
- Aplicar as habilidades de leitura na compreensão do texto;
- Refletir sobre ações necessárias para evitar o uso de drogas.
Metodologia:
- Estudo de textos informativos;
- Produção de frases diversas;
- Atividades orais e escritas;
- Leitura na biblioteca e no laboratório.
Abril _ Tema: Poesia/ Literatura Infantil.
Conteúdos:
Textos informativos:
- Biografia de Carlos Drummond de Andrade;
- Poesia – Lagoa;
- Poesia – Canção amiga.
Gramática:
- Adjetivos. Concordância dos adjetivos (p. 66);
- Artigo definido e indefinido.
Ortografia:
- Oso e osa. Acentuação (p. 41);
- I e E. íssimo (p. 51).
Produção de texto:
- Produção de poesia.
Objetivos:
- Despertar o gosto pela leitura e produção de poesias;
- Identificar diferentes maneiras de apresentar uma poesia: visual ou escrito.
Metodologia:
- Recitação de poesias;
- Interpretação oral e escrita de poesias;
- Produção e exposição de poesias;
- Leituras de poesias na biblioteca.
II BIMESTRE
Maio _ Tema: Novas Tecnologias / Profissões.
Conteúdos:
Textos informativos:
- Cobrador, mas pode chamar de fotógrafo (p. 80 e 81);
- O trabalho e o lavrador (p. 83);
- Quem controla a telinha? (p. 151 e 152).
Gramática:
- Concordância nominal (p.77);
- Adjetivo e substantivo. Pontuação: reticências (p. 92).
Ortografia:
- O e U (p.69);
- s e z finais.
Produção de texto:
- Produção de textos a partir de gravuras.
Objetivos:
- Analisar os elementos do texto desenvolvendo as habilidades de leitura e compreensão;
- Apropriar-se do sistema de escrita e produzir textos de acordo com o tema proposto;
- Reconhecer o adjetivo como palavra que caracteriza o substantivo.
Metodologia:
- Leitura oral e seqüenciada;
- Interpretação oral e escrita dos textos;
- Estudo de textos e jogos ortográficos no laboratório;
- Leitura de livros na biblioteca.
Junho _ Tema: Meio Ambiente.
Conteúdos:
Textos informativos:
- Os bichos da minha casa (p. 36 a 38);
- A viagem pelo jardim (p. 42 e 43).
Gramática:
- Advérbios (p. 101 e 117);
- Discurso direto e indireto (p. 126).
Ortografia:
- Esa ou eza;
- Qua, que, qui e gua, gue, gui.
Produção de texto:
- Folheto de propaganda (p. 120);
- Folheto – Rio (p. 197).
Objetivos:
- Desenvolver a capacidade de ler e compreender o texto;
- Discutir sobre os problemas do meio ambiente e perceber a importância de atuar nos ambientes em que se vive.
Metodologia:
- Leitura e análise de textos informativos;
- Confecção de cartazes verificando a ortografia em estudo;
- Atividades relacionadas aos textos em estudo;
- Leitura e estudo de livros na biblioteca;
- Jogos no laboratório de informática.
III BIMESTRE
Agosto _ Tema: Cultura
Conteúdos:
Textos informativos:
- Nossos povos (Salada cultural) p. 86;
- A preta se apresenta (p. 88 a 90).
Gramática:
- Pronomes (p. 140 e 149);
- Interjeição (p. 160).
Ortografia:
- s, ss, ç e sc (p. 103);
- Acentuação (p. 127).
Produção de texto:
- Produção de cartaz referente ao tema em estudo.
Objetivos:
- Aplicar as habilidades de leitura para compreender o texto, identificando e localizando informações;
- Perceber a diferença na grafia e no sentido das palavras;
- Utilizar e escrever corretamente as palavras de acordo com o sentido de cada uma.
Metodologia:
- Estudo e análise de textos diversificados;
- Estudo de palavras desconhecidas;
- Atividades diversas em classe e extra classe;
- Leitura de livros na biblioteca;
- Uso do laboratório com leitura de textos, pesquisas e jogos.
Setembro _ Tema: Trânsito.
Conteúdos:
Textos informativos:
- Emergência (p. 160);
- Motoristas de ônibus de Maceió fazem greve ( p. 168 e 169).
Gramática:
- Numerais ordinais (p. 178);
- Oração e período - Conjunções (p. 192).
Ortografia:
- In (p. 150);
- S e C / L e U (p. 167).
Produção de texto:
- Produção de texto a partir de leitura de reportagens.
Objetivos:
- Analisar os elementos do texto e responder às questões fazendo observações sobre o tema trabalhado;
- Perceber a importância da concordância como meio de facilitar a compreensão do texto.
Metodologia:
- Leitura silenciosa, oral e em grupo;
- Atividades relacionadas ao tema em estudo;
- Leitura de reportagens sobre acidentes no trânsito no laboratório;
- Produção de cartazes observando a ortografia e concordância das palavras.
IV BIMESTRE
Outubro _ Tema: Civismo “Regional”.
Conteúdos:
Textos informativos:
- Resumo do histórico de Crixás;
- Fragmento da poesia – Sou Crixaense! ( Sebastiana Ester Dietz).
Gramática
- Locução adjetiva. Preposição (p. 206).
Ortografia:
- s,ss., SC, c, ç, x com som de s/ x e ch (p. 194);
- g e j / E e ei (p. 223).
Produção de texto:
- Produção de poesia sobre Crixás.
Objetivos:
- Compreender os textos lidos;
- Desenvolver a capacidade de resumir textos;
- Compreender e valorizar o civismo regional.
Metodologia:
- Pesquisa e leitura do histórico de Crixás no laboratório de informática;
- Resumo do histórico de Crixás;
- Leitura e estudo de textos informativos;
- Recitação de poesia;
- Produção de poesia;
- Atividades diversas em casa e em classe.
Novembro _ Tema: Consciência Negra / Dengue
Conteúdos:
Textos informativos:
- O escravo guardou os ossos do príncipe (p. 62 a 64);
- A barata nojenta (p. 47 a 49);
- Cartaz instrucional – Dengue (p. 45 e 46).
Gramática:
- Revisão: adjetivo, sujeito e predicado.
Ortografia:
- Oso, Eza / G e j (p. 233).
Produção de texto:
- Hora de criar um cartaz (p. 46 e 47).
Objetivos:
- Refletir e opinar sobre preconceito;
- Perceber que, apesar das diferenças, é possível que as pessoas convivam harmoniosamente;
- Identificar medidas de prevenção contra a dengue.
Metodologia:
- Leitura e estudo de textos;
- Interpretação oral e escrita dos textos;
- Jogos ortográficos no laboratório;
- Campeonato de soletração;
- Atividades variadas;
- Uso da biblioteca;
- Produção de cartazes.
Recursos Didáticos para todos os bimestres
- Livro didático;
- Quadro giz;
- Cartolina/ Papel cartão/ Color sete;
- E.V.A;
- T.V;
- Som;
- Computador;
- Pincel;
- Transparência;
- Retroprojetor;
- Jornal/ Livros/ Revistas.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma continua observando o desenvolvimento dos alunos em todos os aspectos: cognitivo, psicológico e afetivo. Na realização de todas as atividades, e ainda as notas de provas, trabalhos etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: