Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás, Goiás. Janeiro de 2011.
Diretora: Joventina
Coordenadora: Elenir e Elivande
Professora: Eleusa
Serie: Avanço
Planejamento Anual de Educação Religiosa
1º Bimestre
Mês :Fevereiro
Tema:Família
Observação:
Neste 1º bimestre esta disciplina estará trabalhando iterdisciplinar com a disciplina de
Conteúdos
- É importante ter uma família.
- O comportamento na família.
- O amor e o respeito entre os membros da família.
- Árvore genealógica.
Objetivos
Conhecer e nomear as pessoas que compõe o grupo familiar.
Saber respeitar a hierarquia familiar.
Metodologias
Pesquisa de documentos pessoais.
Conversa informal.
Confecção coletiva de cartazes.
Recorte e colagem.
Desenho dirigido.
Dramatização: A sabedoria de Salomão.
Mês: Março
Tema: Drogas
Conteúdos
- O que é droga? ;
- Crianças que bebem O que é droga? ;
- Crianças que bebem O que é droga? ;
Crianças que bebem
Objetivos
Concientizar-se da importância do diálogo sincero e franco entre os membros de sua família.
Metodologias
- Conversa informal.
- Dramatização: O bêbado e a família.
- Atividades diversificadas.
- Recorte e colagem.
- Confecção de cartaz.
- Tarefas xerocopiadas.
Mês: Abril
Tema: Poesia/Literatura
Conteúdos
- Histórias: O menino Maluquinho.
- Poesias: Liberdade direito de todos.
- O que significa a palavra Bíblia.
- Deus habita dentro de você.
- As borboletas.
- O girassol ‘’doçura’’.
- A porta.
Apostila: Maria Sebastiana.
- Biografia de Vinícius de Morais.
- Cole.
Objetivos
Os alunos deverão familiarizar-se com a Bíblia e a riqueza de seus conteúdos.
Saber recitar poesia com entoação correta.
Aprender a respeitar a natureza e valorizar o equilíbrio ecológico.
Metodologias
- Musica (Toquinho e Vinícius de Morais CD. Arca de Noé ).
- Conversa informal.
- Produção de textos em forma de poesia.
- Ilustrar textos.
- Definir as anomatopéias. ‘’ Arte de representar sons por meios de palavras. ’’ (Bebê chorando buááá, gato miando miauuuuuu...).
- Recitar poesias.
- Pesquisar biografia de alguns poetas.
- Nomear quantidades de livros que tem a bíblia.
Mês: Maio
Tema: Novas tecnologias/Profissões.
Conteúdos
- Fazendo comparações entre instrumentos de trabalho de antigamente e dos dias atuais.
- Profissões dos discípulos e a do pai de Jesus.
- Tecnologia e seus benefícios.
- A arte de manusear a Bíblia .
Objetivos
- Perceber a dimensão social da Bíblia que visa principalmente a organização de uma sociedade justa, fraterna e feliz.
- Valorizar a tecnologia e as profissões por mais simples que seja.
Metodologias
- Conversa informal.
- Confecção de cartazes.
- Recorte e colagem.
- Leitura de textos bíblicos.
- Representar através de desenhos algumas profissões.
- Diálogo sobre as novas tecnologias.
Mês: Junho
Tema: Meio ambiente
Conteúdos
- O dever de respeitar o meio ambiente.
- Ambiente é fonte de vida humana animal e vegetal.
- A relação do homem com o meio ambiente.
- A parábola do bom semeador.
- Poesia ‘’Paraíso’’.
Objetivos
Valorizar a natureza para desfrutar com responsabilidade do bem precioso que Deus nos deu.
Reconhecer que o homem é o único responsável a manter o equilíbrio ecológico.
Metodologia
- Conversa informal.
- Cartazes.
- Atividades xerocopiadas.
- Desenho livre.
- Leitura de textos e ilustrações.
- Música: Aquarela.
III Bimestre
Mês: Agosto
Tema: Cultura
Conteúdos:
- Compaixão – Texto: O velho e a estrela;
- Esperança – Texto: A arca de Noé;
- Polidez – Texto: A raposa e o gato;
- Fé – Texto: Uma história de fé;
- Entusiasmo – Texto: Imagine.
Objetivo:
- Refletir sobre a importância de valorizar os costumes e cultura do nosso povo.
Metodologia:
- Conversa informal, uso do quadro giz, atividades diversificadas com xerox em grupo e individual;
- Uso da coleção: Valores de A a Z;
- Dramatização.
Recursos didáticos:
- TV e DVD;
- Revistas, livros e jornais de recorte;
- Tinta guache, pincel, papel cartaz, tesoura;
- Coleção: Valores de A a Z.
Mês: Setmbro
Tema: Trânsito
Conteúdos:
- Prudência: A raposa e o cabrito;
- Vida – Texto: Metamorfose;
- Respeito as leis do trânsito;
- Conhecendo as placas de trânsito;
- Como evitar acidentes no trânsito;
- Texto: Moisés e a travessia do mar vermelho.
Objetivo:
- Promover trabalhos que esclareça importância de conhecer os sinais de trânsito, ser prudente e ter respeito pela vida de si próprio e dos outros.
Metodologia:
- Conversa informal, atividades diversificadas, leitura individual, em grupo, em dupla, dando sequencia na leitura do colega;
- Confecção de cartaz.
Recursos didáticos:
- TV, DVD;
- Xerox, revistas, livros e jornais de recorte;
- Tesoura, cola e cartolina.
IV Bimestre
Mês: Outubro
Tema: Civismo Regional
Conteúdos:
- Gratidão: O leão e o ratinho;
- Honestidade: Texto: Um garoto honesto;
- Carinho: Texto: Regras para exercitá-los;
- Conservando os patrimônios públicos, respeitando os nossos governantes regional.
Objetivo:
- Valorizar as diversidades dos bens públicos respeitando a hierarquia governamental do nosso país, estado e município.
Metodologia:
- Conversa informal, atividades xerocopiada, atividades na lousa, textos reflexivos, recorte e colagem de gravuras, cartazes com frases e desenhos.
Recursos didáticos:
- Coleção: Alfabetização sem segredos;Para viver e conviver; Valores de A a Z;
- Revistas, livros e jornais;
- Tesoura e cola.
Mês: Novembro
Tema: Consciência Negra / Dengue
Conteúdos:
- Cuidados que devemos ter com a dengue;
- Amizade: O valor de um amigo;
- Principais características da amizade;
- Texto: Os músicos de Bremen;
- Bondade: Texto: A história do bom Samaritano;
- Cooperação: Jesus alimenta uma multidão;
- Evitando a contaminação e proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Objetivo:
- Conhecer e valorizar a cultura afro- brasileira trazida pelos escravos respeitando e tratando todos com respeito e carinho independentemente de cor, raça ou costumes.
Metodologia:
- Conversa informal, confecção de cartaz, recorte e colagem de gravura;
- Apresentação da capoeira, palestra com funcionário da saúde.
Recursos didáticos:
- Livro: Autor – Max Portes. Que febre de mosquito!
- TV e DVDs;
- Revista, jornal, entrevista, cartaz informativo, cartolina;
- Coleção: Valores de A a Z;
- Xerox, cola e tesoura.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,etc....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: