domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Crixás, Goiás. Janeiro de 2011.
Diretora: Joventina
Coordenadora: Elenir e Elivande
Professora: Eleusa
Serie: Avanço
Planejamento Anual de Educação Religiosa

1º Bimestre

Mês :Fevereiro
Tema:Família

Observação:
Neste 1º bimestre esta disciplina estará trabalhando iterdisciplinar com a disciplina de
Conteúdos

  • É importante ter uma família.
  • O comportamento na família.
  • O amor e o respeito entre os membros da família.
  • Árvore genealógica.

Objetivos

Conhecer e nomear as pessoas que compõe o grupo familiar.
Saber respeitar a hierarquia familiar.

Metodologias

Pesquisa de documentos pessoais.
Conversa informal.
Confecção coletiva de cartazes.
Recorte e colagem.
Desenho dirigido.
Dramatização: A sabedoria de Salomão.

Mês: Março
Tema: Drogas

Conteúdos

  • O que é droga? ;
  • Crianças que bebem O que é droga? ;
  • Crianças que bebem O que é droga? ;
Crianças que bebem

Objetivos

Concientizar-se da importância do diálogo sincero e franco entre os membros de sua família.

Metodologias

  • Conversa informal.
  • Dramatização: O bêbado e a família.
  • Atividades diversificadas.
  • Recorte e colagem.
  • Confecção de cartaz.
  • Tarefas xerocopiadas.

Mês: Abril
Tema: Poesia/Literatura

Conteúdos

  • Histórias: O menino Maluquinho.
  • Poesias: Liberdade direito de todos.
  • O que significa a palavra Bíblia.
  • Deus habita dentro de você.
  • As borboletas.
  • O girassol ‘’doçura’’.
  • A porta.

Apostila: Maria Sebastiana.

  • Biografia de Vinícius de Morais.
  • Cole.

Objetivos

Os alunos deverão familiarizar-se com a Bíblia e a riqueza de seus conteúdos.
Saber recitar poesia com entoação correta.
Aprender a respeitar a natureza e valorizar o equilíbrio ecológico.

Metodologias

  • Musica (Toquinho e Vinícius de Morais CD. Arca de Noé ).
  • Conversa informal.
  • Produção de textos em forma de poesia.
  • Ilustrar textos.
  • Definir as anomatopéias. ‘’ Arte de representar sons por meios de palavras. ’’ (Bebê chorando buááá, gato miando miauuuuuu...).
  • Recitar poesias.
  • Pesquisar biografia de alguns poetas.
  • Nomear quantidades de livros que tem a bíblia.

Mês: Maio
Tema: Novas tecnologias/Profissões.

Conteúdos

  • Fazendo comparações entre instrumentos de trabalho de antigamente e dos dias atuais.
  • Profissões dos discípulos e a do pai de Jesus.
  • Tecnologia e seus benefícios.
  • A arte de manusear a Bíblia .


Objetivos

  • Perceber a dimensão social da Bíblia que visa principalmente a organização de uma sociedade justa, fraterna e feliz.
  • Valorizar a tecnologia e as profissões por mais simples que seja.

Metodologias

  • Conversa informal.
  • Confecção de cartazes.
  • Recorte e colagem.
  • Leitura de textos bíblicos.
  • Representar através de desenhos algumas profissões.
  • Diálogo sobre as novas tecnologias.

Mês: Junho
Tema: Meio ambiente

Conteúdos

  • O dever de respeitar o meio ambiente.
  • Ambiente é fonte de vida humana animal e vegetal.
  • A relação do homem com o meio ambiente.
  • A parábola do bom semeador.
  • Poesia ‘’Paraíso’’.

Objetivos

Valorizar a natureza para desfrutar com responsabilidade do bem precioso que Deus nos deu.
Reconhecer que o homem é o único responsável a manter o equilíbrio ecológico.

Metodologia

  • Conversa informal.
  • Cartazes.
  • Atividades xerocopiadas.
  • Desenho livre.
  • Leitura de textos e ilustrações.
  • Música: Aquarela.
III Bimestre

Mês: Agosto
Tema: Cultura

Conteúdos:
  • Compaixão – Texto: O velho e a estrela;
  • Esperança – Texto: A arca de Noé;
  • Polidez – Texto: A raposa e o gato;
  • Fé – Texto: Uma história de fé;
  • Entusiasmo – Texto: Imagine.

Objetivo:
  • Refletir sobre a importância de valorizar os costumes e cultura do nosso povo.

Metodologia:
  • Conversa informal, uso do quadro giz, atividades diversificadas com xerox em grupo e individual;
  • Uso da coleção: Valores de A a Z;
  • Dramatização.

Recursos didáticos:
  • TV e DVD;
  • Revistas, livros e jornais de recorte;
  • Tinta guache, pincel, papel cartaz, tesoura;
  • Coleção: Valores de A a Z.

Mês: Setmbro
Tema: Trânsito

Conteúdos:
  • Prudência: A raposa e o cabrito;
  • Vida – Texto: Metamorfose;
  • Respeito as leis do trânsito;
  • Conhecendo as placas de trânsito;
  • Como evitar acidentes no trânsito;
  • Texto: Moisés e a travessia do mar vermelho.

Objetivo:
  • Promover trabalhos que esclareça importância de conhecer os sinais de trânsito, ser prudente e ter respeito pela vida de si próprio e dos outros.

Metodologia:
  • Conversa informal, atividades diversificadas, leitura individual, em grupo, em dupla, dando sequencia na leitura do colega;
  • Confecção de cartaz.

Recursos didáticos:
  • TV, DVD;
  • Xerox, revistas, livros e jornais de recorte;
  • Tesoura, cola e cartolina.

IV Bimestre

Mês: Outubro
Tema: Civismo Regional

Conteúdos:
  • Gratidão: O leão e o ratinho;
  • Honestidade: Texto: Um garoto honesto;
  • Carinho: Texto: Regras para exercitá-los;
  • Conservando os patrimônios públicos, respeitando os nossos governantes regional.

Objetivo:
  • Valorizar as diversidades dos bens públicos respeitando a hierarquia governamental do nosso país, estado e município.

Metodologia:
  • Conversa informal, atividades xerocopiada, atividades na lousa, textos reflexivos, recorte e colagem de gravuras, cartazes com frases e desenhos.

Recursos didáticos:
  • Coleção: Alfabetização sem segredos;Para viver e conviver; Valores de A a Z;
  • Revistas, livros e jornais;
  • Tesoura e cola.

Mês: Novembro
Tema: Consciência Negra / Dengue

Conteúdos:
  • Cuidados que devemos ter com a dengue;
  • Amizade: O valor de um amigo;
  • Principais características da amizade;
  • Texto: Os músicos de Bremen;
  • Bondade: Texto: A história do bom Samaritano;
  • Cooperação: Jesus alimenta uma multidão;
  • Evitando a contaminação e proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Objetivo:
  • Conhecer e valorizar a cultura afro- brasileira trazida pelos escravos respeitando e tratando todos com respeito e carinho independentemente de cor, raça ou costumes.

Metodologia:
  • Conversa informal, confecção de cartaz, recorte e colagem de gravura;
  • Apresentação da capoeira, palestra com funcionário da saúde.

Recursos didáticos:
  • Livro: Autor – Max Portes. Que febre de mosquito!
  • TV e DVDs;
  • Revista, jornal, entrevista, cartaz informativo, cartolina;
  • Coleção: Valores de A a Z;
  • Xerox, cola e tesoura.

Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,etc....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: