Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras.
Professora: Eleusa.
Disciplina: História
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
I Bimestre
Conteúdos:
Fevereiro
- Nos caminhos da história.
- Registros da história;
- Os primeiros habitantes das terras do Brasil;
- Terra de indígenas.
Março
- Aventuras no “mar tenebroso”;
- A chegada dos portugueses;
- O direito de ser indígenas.
Abril
- O trabalho escravo na construção do Brasil;
- Da África para o Brasil;
- Os escravos nos documentos históricos.
Objetivos:
- Identificar diferentes documentos históricos como fontes para o estudo das diversas sociedades;
- Identificar diferentes tipos de registros;
- Reconhecer a importância da preservação do patrimônio histórico;
- Reconhecer os indígenas como primeiros habitantes do território que hoje forma o Brasil;
- Reconhecer os portugueses como colonizadores do território que hoje forma o Brasil;
- Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
- Reconhecer indígenas, portugueses e africanos como elementos formadores da população brasileira;
- Compreender a escravidão de trabalho exploratório.
Metodologias:
- Leitura e análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão artística;
- Utilização de livros didáticos;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Utilização de retroprojetor;
- Atividades xerocopiadas.
II Bimestre
Conteúdos:
Maio
- Em busca da liberdade: Luta e resistência;
- Gente que vem, gente que vai;
- Colha de retalhos;
- Um novo mundo para conquistar.
Junho
- Gente que veio para ficar;
- Gente de todo lugar;
- O vaivém das pessoas.
Objetivos:
- Identificar as formas de resistência à escravidão, ao preconceito e à discriminação étnica;
- Reconhecer diferentes povos que formaram a população brasileira;
- Identificar áreas de fixação e a influência dos imigrantes em nosso país;
- Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
- Compreender os aspectos das migrações no território brasileiro.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual, resgate histórico;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Pesquisa;
- Utilização de retro-projetor.
III Bimestre
Conteúdos:
Agosto
- A cultura do povo brasileiro;
- Herança cultural.
Setembro
- A cidadania em construção.
- O que cidadania?
- Direitos e deveres no trânsito.
Objetivos:
- Reconhecer –se como sujeito histórico;
- Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
- Reconhecer a existência e a necessidade de regras de convívio social.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual;
- Estudo de regras;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Atividades diversas;
- Utilização do livro didático, revistas, jornais.
IV Bimestre
Conteúdos:
Outubro
- Os direitos de todos;
- Garantindo a cidadania.
Novembro
- A República em construção.
- O Brasil republicano;
- Tempos de mudanças.
Objetivos:
- Reconhecer e saber utilizar diferentes fontes históricas para resgatar sua história pessoal ou da sociedade em que está inserido;
- Reconhecer a função social dos governantes;
- Identificar direitos e deveres dos cidadãos;
- Reconhecer a Constituição do Brasil como lei maior que rege a sociedade brasileira complementares.
Metodologias:
- Leitura e análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, expressão oral, escrita e visual, reflexão, resgate histórico;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Pesquisa;
- Utilização de livros didáticos, revistas;
- Atividades diversas;
- Filme.
Recursos didáticos para todos os bimestres:
- Livro didático, revistas, jornais;
- Retroprojetor, transparências, tesouras, TV, DVDs, lousa, giz, pesquisa, computador, texto informativo.
Avaliação para todos os bimestres
Os alunos serão avaliados no dia-a-dia, observando a participação, organização das tarefas entra e extra classe, assiduidade, também serão avaliados através de um simulado e uma avaliação bimestral, somando estas notas adquirimos uma média no final do bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: