domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras.
Professora: Eleusa.
Disciplina: História

PLANEJAMENTO ANUAL / 2011

I Bimestre

Conteúdos:

Fevereiro
  • Nos caminhos da história.
  • Registros da história;
  • Os primeiros habitantes das terras do Brasil;
  • Terra de indígenas.
Março
  • Aventuras no “mar tenebroso”;
  • A chegada dos portugueses;
  • O direito de ser indígenas.
Abril
  • O trabalho escravo na construção do Brasil;
  • Da África para o Brasil;
  • Os escravos nos documentos históricos.
Objetivos:
  • Identificar diferentes documentos históricos como fontes para o estudo das diversas sociedades;
  • Identificar diferentes tipos de registros;
  • Reconhecer a importância da preservação do patrimônio histórico;
  • Reconhecer os indígenas como primeiros habitantes do território que hoje forma o Brasil;
  • Reconhecer os portugueses como colonizadores do território que hoje forma o Brasil;
  • Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
  • Reconhecer indígenas, portugueses e africanos como elementos formadores da população brasileira;
  • Compreender a escravidão de trabalho exploratório.
Metodologias:
  • Leitura e análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão artística;
  • Utilização de livros didáticos;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Utilização de retroprojetor;
  • Atividades xerocopiadas.
II Bimestre
Conteúdos:
Maio
  • Em busca da liberdade: Luta e resistência;
  • Gente que vem, gente que vai;
  • Colha de retalhos;
  • Um novo mundo para conquistar.
Junho
  • Gente que veio para ficar;
  • Gente de todo lugar;
  • O vaivém das pessoas.
Objetivos:
  • Identificar as formas de resistência à escravidão, ao preconceito e à discriminação étnica;
  • Reconhecer diferentes povos que formaram a população brasileira;
  • Identificar áreas de fixação e a influência dos imigrantes em nosso país;
  • Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
  • Compreender os aspectos das migrações no território brasileiro.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos informativos;
  • Análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual, resgate histórico;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Pesquisa;
  • Utilização de retro-projetor.
III Bimestre
Conteúdos:
Agosto
  • A cultura do povo brasileiro;
  • Herança cultural.
Setembro
  • A cidadania em construção.
  • O que cidadania?
  • Direitos e deveres no trânsito.
Objetivos:
  • Reconhecer –se como sujeito histórico;
  • Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
  • Reconhecer a existência e a necessidade de regras de convívio social.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos informativos;
  • Análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual;
  • Estudo de regras;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Atividades diversas;
  • Utilização do livro didático, revistas, jornais.
IV Bimestre
Conteúdos:
Outubro
  • Os direitos de todos;
  • Garantindo a cidadania.
Novembro
  • A República em construção.
  • O Brasil republicano;
  • Tempos de mudanças.
Objetivos:
  • Reconhecer e saber utilizar diferentes fontes históricas para resgatar sua história pessoal ou da sociedade em que está inserido;
  • Reconhecer a função social dos governantes;
  • Identificar direitos e deveres dos cidadãos;
  • Reconhecer a Constituição do Brasil como lei maior que rege a sociedade brasileira complementares.
Metodologias:
  • Leitura e análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, expressão oral, escrita e visual, reflexão, resgate histórico;
  • Confecção de cartazes;
  • Recorte e colagem;
  • Pesquisa;
  • Utilização de livros didáticos, revistas;
  • Atividades diversas;
  • Filme.
Recursos didáticos para todos os bimestres:
  • Livro didático, revistas, jornais;
  • Retroprojetor, transparências, tesouras, TV, DVDs, lousa, giz, pesquisa, computador, texto informativo.
Avaliação para todos os bimestres
Os alunos serão avaliados no dia-a-dia, observando a participação, organização das tarefas entra e extra classe, assiduidade, também serão avaliados através de um simulado e uma avaliação bimestral, somando estas notas adquirimos uma média no final do bimestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: