domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras.
Professora: Eleusa
Disciplinas: Matemática

PLANEJAMENTO ANUAL/2011

I Bimestre

Fevereiro

Conteúdos:
  • Quantidade de elementos de um conjunto;
  • Números naturais;
  • Maior que/ menor que;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Adição/subtração.
Objetivo:
  • Conhecer e valorizar a matemática no dia-a-dia possibilitando a sua aplicação na vida.
Março
Conteúdos:
  • Os números e a contagem (par/ ímpar);
  • Os números e a medida;
  • Números indicam ordem/ crescente e decrescente;
  • Números ordinais;
  • Compor e decompor os números;
  • Unidade, dezena e centena;
  • Sequência numérica.
Objetivos:
  • Compor, decompor e comparar números de até três dígitos considerando os princípios do sistema de numeração decimal;
  • Identificar números pares e ímpares;
  • Reconhecer números ordinais.
Abril
Conteúdos:
  • Sistema de numeração romana;
  • Cartão bancário;
  • Unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar / milhar mais próximo;
  • Leitura dos números;
  • Problemas / adição e subtração;
  • Prova real adição e subtração.
Objetivos:
  • Desenvolver habilidades de leitura e de interpretação de dados apresentados em tabelas e gráficos de barras ou de colunas;
  • Ler e interpretar o enunciado de um problema;
  • Estabelecer relações entre adição e a subtração, verificando que uma pode servir como comprovação do resultado do outro .
Metodologias para o bimestre:
  • Leitura e interpretação de textos diversos;
  • Análise e interpretação situações problemas;
  • Uso de materiais concreto;
  • Atividade xerocopiada e no quadro-giz;
  • Confecção de cartazes;
  • Uso do material dourado.

II Bimestre
Maio
Conteúdos:
  • Calculando rapidamente a adição;
  • Adição por decomposição;
  • Subtração com decomposição;
  • Problema de subtração;
  • Algoritmo da subtração;
  • Subtração com agrupamento.
Objetivos:
  • Calcular a adição e subtração por meio de algumas estratégias (metal, decomposição, algoritmo convencional).
Junho
Conteúdos:
  • A área e a multiplicação dos números naturais;
  • Propriedades da multiplicação (simples);
  • Dobro, triplo;
  • Compor, decompor e a escrita dos números;
  • Problemas de multiplicação.
Objetivos:
  • Compreender situações em que a multiplicação está envolvida;
  • Interpretar e produzir escrita numérica de até 5 dígitos;
  • Reconhecer que a propriedade associativa da multiplicação pode ser um facilitador de cálculos.
Metodologias para o bimestre:
  • Analise e interpretação de textos;
  • Utilização de gravuras e recortes;
  • Uso de materiais concreto como: palitos de picolé, tampinhas de garrafas e etc;
  • Atividade xerocopiada e no quadro-giz;
  • Leitura e interpretação de situação problemas.

III Bimestre
Agosto
Conteúdo:
  • A área e a multiplicação dos números naturais;
  • Propriedades da multiplicação;
  • O zero na multiplicação por 10, por 100 e por 1000;
  • Multiplicar com três e quatro números;
  • Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
  • Múltiplos de um número;
  • Problemas de multiplicação.
Objetivos:
  • Resolver situações problemas sabendo validar estratégias e resultado, desenvolvendo formas de raciocínio e progresso;
  • Analisar e interpretar situações problemas.
Setembro
Conteúdos:
  • Problemas envolvendo as operações estudadas;
  • Um mundo de informações;
  • Idéia de repartir ou distribuir em partes iguais;
  • Divisão de números naturais;
  • Verificação da divisão;
  • Divisão exata e não exata (prova real).
Objetivos:
  • Resolver problemas envolvendo a multiplicação de números naturais;
  • Resolver problemas envolvendo a multiplicação de números naturais, por meio de situações associada às idéias de adição de parcelas iguais, configuração retangular, proporcionalidade e combinação.
Metodologias para o bimestre:
  • Interpretação de problemas;
  • Confecção de fichas e cartazes;
  • Exposição de trabalhos feitos pelos alunos;
  • Atividade xerocopiada e no caderno;
  • Pesquisas;
  • Utilização de material concreto.

IV Bimestre
Outubro
Conteúdos:
  • Milênio, século, década e ano;
  • Dia, hora e minuto;
  • Minutos e segundos;
  • Perímetro de figuras;
  • Centímetros;
  • Metro;
  • Quilômetro.
Objetivos:
  • Ampliar as noções de medida de tempo envolvendo as unidades milênio, século, década, ano, semestre, bimestre, mês, dia, hora, minuto e segundo;
  • Construir o significado das medidas de comprimento, capacidade e massa, com base em situações problemas que levem em consideração os conhecimentos prévios e o cotidiano dos alunos, assim como a possibilidade de comparar grandezas de mesma natureza.
Novembro
Conteúdos:
  • Divisão exata/ não exata;
  • Fração de números;
  • Fração decimal;
  • Trabalhando com problemas de divisão;
  • Problemas envolvendo as quatro operações.
Objetivos:
  • Resolver problemas em que são necessários e análise e a interpretação de informações apresentadas em textos jornalísticos ou em gráficos;
  • Ampliar o repertório de estratégias para resolução de problemas, compreendendo a relação entre a divisão e a multiplicação.
Metodologias para o bimestre:
  • Leitura e escrita dos números;
  • Atividades xerocopiadas;
  • Livro do aluno;
  • Quadro-giz;
  • Textos informativos de livros, revistas e jornais;
  • Leitura e interpretação de gráficos;
  • Cartazes;
  • Uso do laboratório de informático;
  • Atividade complementar.
Recursos didáticos:
  • Livros didáticos;
  • Pesquisas;
  • Gráficos;
  • Materiais concreto;
  • Tabuada;
  • Computador;
  • Quadro giz;
  • Jornais, revistas.

Avaliação
A avaliação será feita observando o interesse dos alunos na realização das atividades diariamente, na assiduidade, através do simulados mensais e das avaliações bimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: