domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras.
Professora: Eleusa
Disciplinas: Português

PLANEJAMENTO ANUAL/2011

I Bimestre
Fevereiro

Conteúdos:
  • Quem sou eu.
  • Modos e maneiras;
  • Modos e realidade de cada família;
  • Diferentes tipos de moradias.

Gramática:
  • Alfabeto (maiúsculo / minúsculo);
  • Ordem alfabética (vogais/ consoante);
  • Sílabas.

Ortografia:
  • Palavras com: f/v; t/d; p/b; c/g; gu/qu.
Objetivos:
  • Reconhecer-se como parte integrante de uma família;
  • Valorizar a família como o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos diversificados;
  • Análise e interpretação de gravuras;
  • Confecção de frases;
  • Recorte e colagens de palavras, gravuras;
  • Realização de tarefas xerocopiadas, no quadro e no caderno.
Março
Conteúdos:
  • Textos informativos;
  • Diferentes tipos de drogas;
  • Problemas causados pela droga;
  • Precaução.
Gramática:
  • Substantivo próprio/comum;
  • Acentuação ( ´ ^);
  • Pontuação;
  • Divisão silábica.

Ortografia:
  • Os sons do S / Os sons do X (revisão);
  • Sons de s. Revisão: z, sc, e xc;
  • Revisando: Os sons do s. A terminação ice. Os sons do R.
Objetivo:
  • Levar o aluno a compreender os riscos que as drogas causam nas famílias.
Metodologias:
  • Leitura de textos informativos;
  • Gravuras;
  • Produção de frases;
  • Atividades xerocopiadas;
  • Textos de jornais, revistas e outros.
Abril
Conteúdos:
  • Falando de estrelas ( pág. 10);
  • A boneca Emília;
  • Livro: O jogo da fantasia de Elias José.
Ortografia:
  • Palavras escritas com nh/lh;
  • Encontro consonantal sem vogal;
  • Estudando o r;
  • Palavras com: r e rr; h.
Gramática:
  • Formação de frases;
  • Divisão silábica;
  • Números de sílabas.
Objetivos:
  • Ler e interpretar uma poesia;
  • Desenvolver a leitura, escrita e produção textual.
Metodologias:
  • Leitura e análise de textos diversos;
  • Uso de cartazes;
  • Atividades diversificadas em classe e extra classe;
  • Recitação e dramatização de poesias;
  • Interpretação de poesias e textos.

II Bimestre
Maio
Conteúdos:
  • O trabalho no espaço urbano (Livro: Interagindo com a geografia pág. 59 3º ano);
  • Uma coisa puxa outra. Pág.96;
  • Textos informativos;
  • No futuro, qual será sua profissão? ( Pág.63 Livro: Interagindo com a geografia 4º ano).

Gramática:
  • Substantivos: masculino/feminino;
  • Número de substantivo (singular/plural);
  • Grau do substantivo (aumentativo/diminutivo).

Ortografia:
  • Palavras com:
  • Ch/s;
  • Sons do x;
  • Palavras começadas com dez e dês.
Objetivo:
  • Promover a reflexão sobre a importância da escrita como forma de comunicação.
Metodologias:
  • Textos informativos;
  • Produção de textos;
  • Recortes de gravuras;
  • Diferentes tipos de profissão;
  • Formação de frases;
  • Atividades xerocopiadas/Laboratório de informática.
Junho
Conteúdos:
  • Cidade ( Livro: Interagindo com a geografia pág.43 - 3º ano);
  • As agressões ao ambiente urbano (Pág. 66 e 67);
  • A ação humana na natureza (Pág. 69 Livro: Interagindo com a geografia 4º ano);
  • O avanço das técnicas ( Pág. 71).
Gramática:
  • Grau do adjetivo;
  • Igualdade;
  • Inferioridade;
  • Superioridade.
Ortografia:
  • Palavras com es, ex,x,ch;
  • Palavras com ss, ç;
Objetivos:
  • Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados;
  • Conceituar meio ambiente, reconhecendo elementos que compõem o meio ambiente.
Metodologias:
  • Analise e interpretação de textos informativos;
  • Utilizar recortes e gravuras;
  • Exposição de trabalho;
  • Confecção de cartazes com os alunos;
  • Utilização de livros didáticos;
  • Atividade xerocopiada.
III Bimestre
Agosto
Conteúdos:
  • Cultura e histórias brasileiras;
  • Trava língua;
  • Adivinhas;
  • Lendas folclóricas;
  • Parlendas;
  • Dança/Música;
  • As diferentes raças na formação do povo brasileiro.
Gramática:
  • Revisão de:
  • Substantivo próprio/comum;
  • Pontuação;
  • Singular/ Plural.
Ortografia:
  • Plural de palavras com til ( ~ );
  • Palavras terminadas em ram/rão.
Objetivos:
  • Refletir sobre as diversas manifestações folclóricas;
  • Perceber que mitos e lendas fazem parte da cultura crixaense;
  • Reconhecer que o povo brasileiro é formado por diferentes tipos de raça proporcionando assim uma diversidade cultural;
  • Produzir e estruturar seus textos de maneira que tenham coerência.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação oral e escrita de textos diversos;
  • Utilização de pesquisas, recortes e colagem;
  • Utilização de cruzadinhas, caça-palavras e auto-ditado;
  • Leitura em cartazes;
  • Uso de parlendas e trava-língua.

Setembro

Conteúdos:
  • Trânsito: Um problema urbano (Pág. 26 e 27 Livro: Interagindo com a geografia 4º ano);

Gramática:
  • Sílabas: Classificação das palavras;
  • Número de sílabas;
  • Pontuação: Revisão.

Ortografia:
  • Palavras com encontro consonantal formado com n e com l;
  • Estudando r/rr (revisão).

Objetivos:
  • Valorizar a importância de obedecer os sinais de trânsito;
  • Conhecer símbolos e a importância deles;
  • Ler e interpretar histórias;
  • Produzir frases e pequenos textos a partir de gravuras.

Metodologias:
  • Analise e interpretação de textos;
  • Conversas formais e informais;
  • Ditados;
  • Utilização do laboratório de informática;
  • Tarefas xerocopiadas e no quadro;
  • Confecção de cartazes;
  • Produção de textos.
IV Bimestre

Outubro

Conteúdos:
  • A comunidade em que vive;
  • As eleições e a importância do voto;
  • A moral e o civismo;
  • As eleições e a importância do voto;
  • A integração nacional.

Gramática:
  • Substantivos coletivos: Tempos verbais;
  • Recursos de linguagem. Substantivos composto.

Ortografia:
  • X ou ch;
  • inho – inha – zinho e zinha / Tonicidade s e z / Tonicidade, acentuação;
  • ão / am.

Objetivos:
  • Fazer predições iniciais acerca do significado do texto, utilizando seus conhecimentos previstos;
  • Perceber os diferentes usos da leitura e da escrita em função de diferenças regionais;
  • Reconhecer substantivos coletivos e identificá-los em um texto;
  • Identificar a grafia correta de palavras com a ortografia em estudo.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos diversos;
  • Recorte e colagem de gravuras;
  • Atividades xerocopiadas / quadro-giz;
  • Utilização do laboratório de informática.

Novembro

Conteúdos:
  • Poesias;
  • Trabalho escravo no Brasil;
  • Textos informativos (dengue).

Gramática:
  • Grau do substantivo;
  • Substantivo coletivo;
  • Adjetivo.

Ortografia:
  • ão, ões, ã, ão, an, en, in, on, um;
  • m/n antes de p e b;
  • lh, ch,x (revisão);
  • h inicial (revisão).

Objetivos:
  • Entender e valorizar a identidade da criança negra;
  • Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros;
  • Conscientizar as crianças sobre a importância e prevenção de mosquito da dengue.

Metodologias:
  • Leitura e interpretação da poesia;
  • Formação de frases;
  • Formação de cartazes;
  • Ilustração de poesias;
  • Caça-palavras;
  • Cruzadinhas;
  • Utilização do laboratório de informática;
  • Recorte de jornais e revistas;
  • Atividade xerocopiada quadro-giz.

Recursos didáticos para todos os bimestres:
  • Livro didático;
  • Quadro-giz;
  • Retroprojetor;
  • Revistas e jornais;
  • TV e DVD;
  • Internet (laboratório de informática);
  • Cartolina, papel cartão, E.V.A, chamex;
  • Tesoura, Pincéis;
  • CDs, Som;
  • Jogos diversos.

Avaliação para todos os bimestres

A avaliação é um processo que acontecerá de forma contínua observando a participação, a assiduidade, desempenho nas atividades de sala e extra sala e nas avaliações mensais e bimestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: