Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras.
Professora: Eleusa
Disciplinas: Português
PLANEJAMENTO ANUAL/2011
I Bimestre
Fevereiro
Conteúdos:
- Quem sou eu.
- Modos e maneiras;
- Modos e realidade de cada família;
- Diferentes tipos de moradias.
Gramática:
- Alfabeto (maiúsculo / minúsculo);
- Ordem alfabética (vogais/ consoante);
- Sílabas.
Ortografia:
- Palavras com: f/v; t/d; p/b; c/g; gu/qu.
Objetivos:
- Reconhecer-se como parte integrante de uma família;
- Valorizar a família como o primeiro grupo social do qual fazemos parte.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos diversificados;
- Análise e interpretação de gravuras;
- Confecção de frases;
- Recorte e colagens de palavras, gravuras;
- Realização de tarefas xerocopiadas, no quadro e no caderno.
Março
Conteúdos:
- Textos informativos;
- Diferentes tipos de drogas;
- Problemas causados pela droga;
- Precaução.
Gramática:
- Substantivo próprio/comum;
- Acentuação ( ´ ^);
- Pontuação;
- Divisão silábica.
Ortografia:
- Os sons do S / Os sons do X (revisão);
- Sons de s. Revisão: z, sc, e xc;
- Revisando: Os sons do s. A terminação ice. Os sons do R.
Objetivo:
- Levar o aluno a compreender os riscos que as drogas causam nas famílias.
Metodologias:
- Leitura de textos informativos;
- Gravuras;
- Produção de frases;
- Atividades xerocopiadas;
- Textos de jornais, revistas e outros.
Abril
Conteúdos:
- Falando de estrelas ( pág. 10);
- A boneca Emília;
- Livro: O jogo da fantasia de Elias José.
Ortografia:
- Palavras escritas com nh/lh;
- Encontro consonantal sem vogal;
- Estudando o r;
- Palavras com: r e rr; h.
Gramática:
- Formação de frases;
- Divisão silábica;
- Números de sílabas.
Objetivos:
- Ler e interpretar uma poesia;
- Desenvolver a leitura, escrita e produção textual.
Metodologias:
- Leitura e análise de textos diversos;
- Uso de cartazes;
- Atividades diversificadas em classe e extra classe;
- Recitação e dramatização de poesias;
- Interpretação de poesias e textos.
II Bimestre
Maio
Conteúdos:
- O trabalho no espaço urbano (Livro: Interagindo com a geografia pág. 59 3º ano);
- Uma coisa puxa outra. Pág.96;
- Textos informativos;
- No futuro, qual será sua profissão? ( Pág.63 Livro: Interagindo com a geografia 4º ano).
Gramática:
- Substantivos: masculino/feminino;
- Número de substantivo (singular/plural);
- Grau do substantivo (aumentativo/diminutivo).
Ortografia:
- Palavras com:
- Ch/s;
- Sons do x;
- Palavras começadas com dez e dês.
Objetivo:
- Promover a reflexão sobre a importância da escrita como forma de comunicação.
Metodologias:
- Textos informativos;
- Produção de textos;
- Recortes de gravuras;
- Diferentes tipos de profissão;
- Formação de frases;
- Atividades xerocopiadas/Laboratório de informática.
Junho
Conteúdos:
- Cidade ( Livro: Interagindo com a geografia pág.43 - 3º ano);
- As agressões ao ambiente urbano (Pág. 66 e 67);
- A ação humana na natureza (Pág. 69 Livro: Interagindo com a geografia 4º ano);
- O avanço das técnicas ( Pág. 71).
Gramática:
- Grau do adjetivo;
- Igualdade;
- Inferioridade;
- Superioridade.
Ortografia:
- Palavras com es, ex,x,ch;
- Palavras com ss, ç;
Objetivos:
- Analisar as características da paisagem registrando os elementos observados;
- Conceituar meio ambiente, reconhecendo elementos que compõem o meio ambiente.
Metodologias:
- Analise e interpretação de textos informativos;
- Utilizar recortes e gravuras;
- Exposição de trabalho;
- Confecção de cartazes com os alunos;
- Utilização de livros didáticos;
- Atividade xerocopiada.
III Bimestre
Agosto
Conteúdos:
- Cultura e histórias brasileiras;
- Trava língua;
- Adivinhas;
- Lendas folclóricas;
- Parlendas;
- Dança/Música;
- As diferentes raças na formação do povo brasileiro.
Gramática:
- Revisão de:
- Substantivo próprio/comum;
- Pontuação;
- Singular/ Plural.
Ortografia:
- Plural de palavras com til ( ~ );
- Palavras terminadas em ram/rão.
Objetivos:
- Refletir sobre as diversas manifestações folclóricas;
- Perceber que mitos e lendas fazem parte da cultura crixaense;
- Reconhecer que o povo brasileiro é formado por diferentes tipos de raça proporcionando assim uma diversidade cultural;
- Produzir e estruturar seus textos de maneira que tenham coerência.
Metodologias:
- Leitura e interpretação oral e escrita de textos diversos;
- Utilização de pesquisas, recortes e colagem;
- Utilização de cruzadinhas, caça-palavras e auto-ditado;
- Leitura em cartazes;
- Uso de parlendas e trava-língua.
Setembro
Conteúdos:
- Trânsito: Um problema urbano (Pág. 26 e 27 Livro: Interagindo com a geografia 4º ano);
Gramática:
- Sílabas: Classificação das palavras;
- Número de sílabas;
- Pontuação: Revisão.
Ortografia:
- Palavras com encontro consonantal formado com n e com l;
- Estudando r/rr (revisão).
Objetivos:
- Valorizar a importância de obedecer os sinais de trânsito;
- Conhecer símbolos e a importância deles;
- Ler e interpretar histórias;
- Produzir frases e pequenos textos a partir de gravuras.
Metodologias:
- Analise e interpretação de textos;
- Conversas formais e informais;
- Ditados;
- Utilização do laboratório de informática;
- Tarefas xerocopiadas e no quadro;
- Confecção de cartazes;
- Produção de textos.
IV Bimestre
Outubro
Conteúdos:
- A comunidade em que vive;
- As eleições e a importância do voto;
- A moral e o civismo;
- As eleições e a importância do voto;
- A integração nacional.
Gramática:
- Substantivos coletivos: Tempos verbais;
- Recursos de linguagem. Substantivos composto.
Ortografia:
- X ou ch;
- inho – inha – zinho e zinha / Tonicidade s e z / Tonicidade, acentuação;
- ão / am.
Objetivos:
- Fazer predições iniciais acerca do significado do texto, utilizando seus conhecimentos previstos;
- Perceber os diferentes usos da leitura e da escrita em função de diferenças regionais;
- Reconhecer substantivos coletivos e identificá-los em um texto;
- Identificar a grafia correta de palavras com a ortografia em estudo.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos diversos;
- Recorte e colagem de gravuras;
- Atividades xerocopiadas / quadro-giz;
- Utilização do laboratório de informática.
Novembro
Conteúdos:
- Poesias;
- Trabalho escravo no Brasil;
- Textos informativos (dengue).
Gramática:
- Grau do substantivo;
- Substantivo coletivo;
- Adjetivo.
Ortografia:
- ão, ões, ã, ão, an, en, in, on, um;
- m/n antes de p e b;
- lh, ch,x (revisão);
- h inicial (revisão).
Objetivos:
- Entender e valorizar a identidade da criança negra;
- Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros;
- Conscientizar as crianças sobre a importância e prevenção de mosquito da dengue.
Metodologias:
- Leitura e interpretação da poesia;
- Formação de frases;
- Formação de cartazes;
- Ilustração de poesias;
- Caça-palavras;
- Cruzadinhas;
- Utilização do laboratório de informática;
- Recorte de jornais e revistas;
- Atividade xerocopiada quadro-giz.
Recursos didáticos para todos os bimestres:
- Livro didático;
- Quadro-giz;
- Retroprojetor;
- Revistas e jornais;
- TV e DVD;
- Internet (laboratório de informática);
- Cartolina, papel cartão, E.V.A, chamex;
- Tesoura, Pincéis;
- CDs, Som;
- Jogos diversos.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação é um processo que acontecerá de forma contínua observando a participação, a assiduidade, desempenho nas atividades de sala e extra sala e nas avaliações mensais e bimestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: