Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 3º A e B.
Professora: Keila
Disciplina: Arte
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
I Bimestre
Fevereiro/ Março/ Abril
Conteúdos:
- Estudo das cores:
• Primárias e secundárias;
• Neutras;
• Quentes e frias;
• Harmonia das cores: monocromia, isocromia e policromia;
- Texturas (Poesia);
- Desenho sobre folhas ou figuras recortadas (família);
- História em quadrinhos (Drogas).
Objetivos:
- Identificar as possibilidades que a cor oferece e suas determinações no estudo de cores;
- Produzir trabalhos através de ilustrações poéticas, gravuras e figuras recortadas;
- Confeccionar história em quadrinhos com tema Drogas.
Metodologia:
- Leitura de textos;
- Visualização de imagens;
- Uso de tintura da dedo e pincel;
- Recorte e colagem;
- Filme infantil;
- Atividades xerocopiadas;
II Bimestre
Maio/ Junho
Conteúdos:
- História do mosaico (novas tecnologias);
- Historia da dobradura;
- Profissão: Pintor – Paul Cézanne;
- Maçãs – tridimensão com Paul Cézanne;
- Fazendo arte com Wassily Kandinsky:
• História;
• Criando com as formas, p.37;
• Trabalho paisagens (meio ambiente);
- Fazendo arte com Joan Miro:
• História;
• Criações a partir da obra;
• Miro com Isogravura.
Objetivos:
- Conhecer a história de técnicas de arte e praticá-las;
- Reconhecer a importância de alguns mestres da arte que compõem a história e fazer atividades a partir de suas criações.
Metodologia:
- Textos xerocopiados;
- Visualização de imagens;
- Recorte e colagem;
- Papel para dobradura;
- Tintura;
- Pesquisas na sala de informática;
- Uso de sucata.
III Bimestre
Agosto/ Setembro
Conteúdos:
- Fazendo arte com Alfredo Volpi;
• História;
• Obras de casarões antigos (cultura);
• Técnica de arte com bandeirinhas.
- Manual do trânsito;
- Fazendo arte com Cândido Portinari:
• História;
• Obras;
• Brincadeiras infantis com Portinari.
Objetivos:
- Compreender a importância de alguns artistas e de obras para história da arte;
- Analisar e produzir obras próprias;
- Produzir um manual do trânsito para interagir como agente de mudanças de comportamento.
Metodologia:
- Pesquisas na sala de informática e biblioteca;
- Uso de vídeo;
- Leitura de obras;
- Atividades relacionadas com a obra dos autores;
- Recorte e colagem;
- Emprego de técnicas de pintura;
- Confecção de cartazes.
IV Bimestre
Outubro/ Novembro/ Dezembro
Conteúdos:
- Fazendo arte com os artistas crixaenses:
• Biografias;
• Obras.
- Consciência negra;
• Leitura de obras sobre escravidão.
- Técnicas de quadriculado: Bandeira Nacional, símbolo;
- Prevenção de Dengue;
- O natal está chegando!
Objetivos:
- Valorizar a arte local e os artistas de Crixás;
- Respeitar cada indivíduo independente de cor, raça e religião;
- Confeccionar trabalhos com técnicas de quadriculado;
- Identificar os meios de prevenção da Dengue.
- Compreender a importância do Natal na vida humana.
Metodologia:
- Entrevistas e demonstração de obras aos artistas crixaenses;
- Criar um acervo de obras e artistas para exposição (antigos e atuais);
- Releitura de obras;
- Recorte e colagem;
- Uso de técnicas de arte;
- Pesquisas relacionadas ao tema.
Recursos didáticos para todos os bimestres
- Tesoura * cola * lápis de cor *lápis de cor *pinceis *Xerox *cartolina *tinta guache *cola colorida *folhas (árvore) *gravuras recortadas *livros de historias *gibis *poesias *EVA *cola quente *barbante *palitos (picolé, churrasco, fósforo, dente) *Sucatas (caixas, garrafas, potes, rolos, etc.) *Bombril *canetinhas *fita adesiva *fita cetim *durex colorido *papel cartão *biscuit *papel seda *papel...
- Computadores (sala de informática.) *Biblioteca *CD’ s *DVD *TV *entrevistas dirigidas *massinhas * pincel atômicos *pincel p/ CD *guilhotina *impressora *lápis preto *corda *retalhos de tecido *TNT *o mais que se fizer necessário no decorrer das aulas.
Avaliação para todos os bimestres
- A avaliação se dará continuamente, através da observação individual do desenvolvimento, crescimento, criatividade, sensibilidade e desenvoltura no fazer artístico, como também a socialização, o trabalho em grupo e o respeito mútuo e as notas estará interdisciplinar em matemática.
Bibliografia
Weiss, Luise. Brinquedos e Engenhocas. São Paulo Scipione, 1989.
Souza, Andréia F. de; Raffa Ivete. Souza, Silvia da Silva F. Matemática. Primeiros passos. São Paulo: Giracor, 2008.
Raffa Ivete. Fazendo arte com os mestres. São Paulo: Escolar, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: