domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 3º A e B.
Professora: Keila
Disciplina: Arte

PLANEJAMENTO ANUAL / 2011

I Bimestre

Fevereiro/ Março/ Abril

Conteúdos:
  • Estudo das cores:
Primárias e secundárias;
Neutras;
Quentes e frias;
Harmonia das cores: monocromia, isocromia e policromia;
  • Texturas (Poesia);
  • Desenho sobre folhas ou figuras recortadas (família);
  • História em quadrinhos (Drogas).
Objetivos:
  • Identificar as possibilidades que a cor oferece e suas determinações no estudo de cores;
  • Produzir trabalhos através de ilustrações poéticas, gravuras e figuras recortadas;
  • Confeccionar história em quadrinhos com tema Drogas.
Metodologia:
  • Leitura de textos;
  • Visualização de imagens;
  • Uso de tintura da dedo e pincel;
  • Recorte e colagem;
  • Filme infantil;
  • Atividades xerocopiadas;
II Bimestre
Maio/ Junho
Conteúdos:
  • História do mosaico (novas tecnologias);
  • Historia da dobradura;
  • Profissão: Pintor – Paul Cézanne;
  • Maçãs – tridimensão com Paul Cézanne;
  • Fazendo arte com Wassily Kandinsky:
História;
Criando com as formas, p.37;
Trabalho paisagens (meio ambiente);
  • Fazendo arte com Joan Miro:
História;
Criações a partir da obra;
Miro com Isogravura.
Objetivos:
  • Conhecer a história de técnicas de arte e praticá-las;
  • Reconhecer a importância de alguns mestres da arte que compõem a história e fazer atividades a partir de suas criações.
Metodologia:
  • Textos xerocopiados;
  • Visualização de imagens;
  • Recorte e colagem;
  • Papel para dobradura;
  • Tintura;
  • Pesquisas na sala de informática;
  • Uso de sucata.

III Bimestre
Agosto/ Setembro
Conteúdos:
  • Fazendo arte com Alfredo Volpi;
História;
Obras de casarões antigos (cultura);
Técnica de arte com bandeirinhas.
  • Manual do trânsito;
  • Fazendo arte com Cândido Portinari:
História;
Obras;
Brincadeiras infantis com Portinari.
Objetivos:
  • Compreender a importância de alguns artistas e de obras para história da arte;
  • Analisar e produzir obras próprias;
  • Produzir um manual do trânsito para interagir como agente de mudanças de comportamento.
Metodologia:
  • Pesquisas na sala de informática e biblioteca;
  • Uso de vídeo;
  • Leitura de obras;
  • Atividades relacionadas com a obra dos autores;
  • Recorte e colagem;
  • Emprego de técnicas de pintura;
  • Confecção de cartazes.
IV Bimestre
Outubro/ Novembro/ Dezembro
Conteúdos:
  • Fazendo arte com os artistas crixaenses:
Biografias;
Obras.
  • Consciência negra;
Leitura de obras sobre escravidão.
  • Técnicas de quadriculado: Bandeira Nacional, símbolo;
  • Prevenção de Dengue;
  • O natal está chegando!
Objetivos:
  • Valorizar a arte local e os artistas de Crixás;
  • Respeitar cada indivíduo independente de cor, raça e religião;
  • Confeccionar trabalhos com técnicas de quadriculado;
  • Identificar os meios de prevenção da Dengue.
  • Compreender a importância do Natal na vida humana.
Metodologia:
  • Entrevistas e demonstração de obras aos artistas crixaenses;
  • Criar um acervo de obras e artistas para exposição (antigos e atuais);
  • Releitura de obras;
  • Recorte e colagem;
  • Uso de técnicas de arte;
  • Pesquisas relacionadas ao tema.
Recursos didáticos para todos os bimestres

  • Tesoura * cola * lápis de cor *lápis de cor *pinceis *Xerox *cartolina *tinta guache *cola colorida *folhas (árvore) *gravuras recortadas *livros de historias *gibis *poesias *EVA *cola quente *barbante *palitos (picolé, churrasco, fósforo, dente) *Sucatas (caixas, garrafas, potes, rolos, etc.) *Bombril *canetinhas *fita adesiva *fita cetim *durex colorido *papel cartão *biscuit *papel seda *papel...
  • Computadores (sala de informática.) *Biblioteca *CD’ s *DVD *TV *entrevistas dirigidas *massinhas * pincel atômicos *pincel p/ CD *guilhotina *impressora *lápis preto *corda *retalhos de tecido *TNT *o mais que se fizer necessário no decorrer das aulas.

Avaliação para todos os bimestres

  • A avaliação se dará continuamente, através da observação individual do desenvolvimento, crescimento, criatividade, sensibilidade e desenvoltura no fazer artístico, como também a socialização, o trabalho em grupo e o respeito mútuo e as notas estará interdisciplinar em matemática.

Bibliografia
Weiss, Luise. Brinquedos e Engenhocas. São Paulo Scipione, 1989.

Souza, Andréia F. de; Raffa Ivete. Souza, Silvia da Silva F. Matemática. Primeiros passos. São Paulo: Giracor, 2008.
Raffa Ivete. Fazendo arte com os mestres. São Paulo: Escolar, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: