Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras
Professora: Enis
Disciplinas: Português, História, Geografia e Educação Física.
PLANEJAMENTO ANUAL /2011
I Bimestre
Fevereiro - Tema: Família
Conteúdos:
- Quem sou eu;
- Modos e maneiras;
- Família e relação familiar;
- As famílias são diferentes;
- Histórias de famílias;
- A moradia das famílias;
- Alfabeto;
- Ordem alfabética;
- Sílabas;
- Estudo da letra cursiva.
Objetivos:
- Reconhecer-se como ser integrante da família;
- Refletir sobre a convivência entre os familiares e integrantes da família;
- Identificar algumas características entre os membros da própria família;
- Ler e compreender e interpretar textos identificando as diferenças entre as ortografias em estudo.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos diversos:
- Informativos;
- Poemas;
- Bilhetes;
- Rótulos;
- Bulas.
- Análise e interpretação de gravuras;
- Confecção de cartazes;
- Produção de textos e frases;
- Recorte e colagens de palavras, gravuras;
- Realização de tarefas xerocopiadas, mimeografadas, no quadro e no caderno.
Março – Tema: Drogas
Conteúdo:
- Conceito de droga;
- Principais tipos de drogas;
- A história das drogas;
- Substantivos próprio/comum;
- Vogais e consoantes;
- Encontros vocálicos;
- Letra L;
- Letra P.
Objetivos:
- Reconhecer a droga como substância que introduzida no organismo modifica suas funções;
- Explicitar o conhecimento de mundo em relação ao tema proposto;
- Expor opinião com clareza.
Metodologia:
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Analisar e interpretas oralmente textos e gravuras em estudo;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Produção de frases;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Utilização de livros literários e gibis;
- Utilização do laboratório de informática.
Abril – Tema: Poesia / Literatura Infantil
Conteúdos:
- Estudo de poesias de Elias José;
- Biografia.
- Lista de compras;
- Produzir lista de compras;
- Anúncios;
- Letra V;
- Letra T;
- Letra S;
- Letra C.
Objetivos:
- Ler e compreender textos, expor opinião com clareza;
- Desenvolver a leitura, escrita e produção textual;
- Desenvolver o gosto pela poesia;
- Conhecer os conceitos de rima, verso, estrofe e refrão;
- Identificar palavras quanto ao número do substantivo.
Metodologia:
- Utilizar fichas, cartazes e poesias para leitura;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Utilizar recortes e gravuras;
- Utilização de livros didáticos;
- Produzir frases com uso de gravuras;
- Uso do laboratório de informática.
II Bimestre
Maio – Tema: Novas Tecnologias/ Profissões
Conteúdos:
- A televisão no dia – a – dia;
- Crônicas d aminha casa;
- As profissões;
- Letra F;
- Letra D;
- Letra H;
- Letra N.
Objetivos:
- Reconhecer a televisão como meio de comunicação no nosso dia-a-dia;
- Expor opiniões sobre as tecnologias conhecidas;
- Escrever palavras com as letras f, d, h e n.
Metodologias:
- Leitura e interpretação oral e escrita dos textos;
- Utilização de pesquisas;
- Uso de fichas na junção de sílabas e palavras;
- Leitura em cartazes;
- Uso do laboratório de informática;
- Recorte e colagem;
- Atividades xerocopiadas e no quadro.
Junho – Tema: Meio Ambiente
Conteúdos:
- Vamos cuidar da natureza;
- História em quadrinhos;
- Poema: Água;
- Artigo informativo;
- Letra j;
- Letra g;
- Escrever palavras com g seguida das vogais a,o e u.
Objetivos:
- Ler e interpretar história em quadrinhos;
- Refletir sobre a interferência negativa do ser humano na natureza;
- Identificar e nomear diferentes animais;
- Refletir sobre a importância da água para os seres vivos.
Metodologias:
- Leitura e estudo de textos diversos;
- Uso de pesquisas;
- Atividades diversas;
- Leitura em cartazes;
- Uso de jogos ortográficos;
- Recorte e colagem.
III Bimestre
Agosto – Tema: Cultura
Conteúdos:
- Personagens do povo brasileiro:
- O casamento da Cuca;
- O caipora.
- Produzir descrição;
- Consoante + r;
- Consoante + l.
Objetivos:
- Conhecer alguns personagens da nossa cultura;
- Comentar atitudes pessoais que podem colaborar com a preservação da nossa cultura;
- Ler e escrever palavras com consoante + r e consoante + l;
- Valorizar e respeitar a diversidade cultural reconhecendo sua contribuição na identidade brasileira.
Metodologia:
- Leitura e interpretação oral de textos diversos;
- Utilização de pesquisas no laboratório de informática;
- Recorte e colagem;
- Filmes;
- Uso de fichas para leitura;
- Leitura em cartazes;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Ditado.
Setembro – Tema: Trânsito
Conteúdos:
- Trânsito na rua:
- Conhecendo a rua.
- Rua espaço de circulação;
- Produção;
- Avisos;
- Letra Z;
- Letra X.
Objetivos:
- Valorizar a importância de obedecer os sinais de trânsito;
- Conhecer símbolos e a importância deles;
- Ler e interpretar história;
- Produzir frases a partir de figuras.
Metodologias:
- Análise e interpretação de textos;
- Conversas formais e informais;
- Ditados;
- Utilização do laboratório de informática;
- Tarefas xerocopiadas e no quadro;
- Confecção de cartazes.
IV Bimestre
Outubro – Tema: Civismo Regional
Conteúdos:
- A escola é para todos;
- Texto: Promessa (P.48);
- A comunidade em que vive;
- A moral e o civismo;
- História de Crixás ( Vídeo);
- Letra R;
- Letra Q;
- Singular e plural;
- Produção de frases.
Objetivos:
- Perceber e valorizar a importância da escola para a formação do indivíduo;
- Conscientizar da importância de adquirir valore morais;
- Valorizar a importância de viver em comunidade.
Metodologias:
- Utilização de textos informativos;
- Utilização de gravuras;
- Recorte e colagem;
- Filmes e vídeos;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Ilustrações;
- Confecção de cartazes;
- Jogos;
- Brincadeiras;
- Dramatizações;
- Cantinho de leitura.
Novembro – Tema: Consciência Negra/ Dengue
Conteúdos:
- Discriminação: O patinho feio;
- Poesias: Racismo;
- Versos contra a dengue;
- Letra Q;
- Sílabas;
- Produção de frases.
Objetivos:
- Refletir sobre as diversas diferenças raciais, sociais;
- Compreender que o ser humano é dotado de diferentes características;
- Perceber os diversos cuidados que devem ser dotados para evitar a dengue;
- Diferenciar letras e sílabas;
- Produzir frases com criatividade.
Metodologia:
- Utilização de texto informativo;
- Recorte e colagem;
- Utilização da biblioteca;
- Utilização do laboratório;
- Passeio pelo bairro;
- Confecção de cartazes e exposição;
- Dramatização;
- Vídeos-filmes;
- Brincadeiras.
RECURSOS PARA TODOS OS BIMESTRES
- Cartolinas;
- Tesouras;
- Colas;
- Vidros;
- Tinta guache e tecido;
- Gliter;
- Papel A4;
- Retro projetor.
- Computador;
- TV,DVD.CD;
- Livros didáticos;
- Material do aluno;
- Internet;
- Livros literários....
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,sendo que Ciências, Educação Religiosa e Arte,estão interdisciplinarmente ligadas à matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: