domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras
Professora: Enis
Disciplinas: Matemática, Ciências, Educação Religiosa e Arte.

PLANEJAMENTO ANUAL /2011

I Bimestre

Fevereiro - Tema: Família

Conteúdos:
  • Higiene corporal;
  • Higiene do ambiente familiar;
  • Prevenção contra a dengue;
  • Árvore genealógica;
  • Noções de grandeza;
  • Noções de posição;
  • Noções de tempo;
  • Números de 0 a 20;
  • Adição;
  • Conjuntos / quantidade.
Objetivos:
  • Compreender a importância da higiene corporal e ambiental para melhor qualidade de vida;
  • Conhecer a importância de resgatar e valorizar o convívio familiar;
  • Conhecer e valorizar a matemática no cotidiano possibilitando a sua aplicação na vida.
Metodologias:
  • Análise de textos diversificados;
  • Uso de figuras para recorte e colagem;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Uso de material concreto como: palito de picolé, tampinhas de garrafas etc;
  • Utilização de jogos diversos.
Março – Tema: Drogas
Conteúdos:
  • Prevenção ao uso de drogas;
  • Os malefícios do uso de drogas;
  • Sequência numérica: 0 a 30;
  • Números ordinais;
  • Formas geométricas espaciais;
  • Adição.
Objetivos:
  • Perceber a importância de se evitar o uso de drogas;
  • Conscientizar os alunos de que a droga é prejudicial a saúde;
  • Interpretar e resolver situações problemas compreendendo o significado da adição e subtração.
Metodologias:
  • Leitura de textos informativos;
  • Utilização de gravuras e recortes;
  • Leitura de reportagens e notícias envolvendo o tema;
  • Atividades xerocopiadas e no quadro;
  • Confecção de cartazes com escrita dos numerais;
  • Utilização do laboratório de informática.
Abril – Tema: Poesia / Literatura Infantil
Conteúdos:
  • Percebendo o que está em volta:
  • Órgãos dos sentidos.
  • Adição e subtração com números até 10.
  • Números de 0 a 19;
  • Dezena;
  • A leitura / escrita dos numerais;
  • Sequência numérica.
Objetivos:
  • Estabelecer diferenças entre os órgãos dos sentidos;
  • Trabalhar com situações –problemas desenvolvendo estratégias raciocínios e outros processos características da atividade;
  • Reconhecer 10 unidades como 1 dezena.
Metodologias:
  • Utilização de jogos;
  • Uso de tampinhas, ábaco, palitos;
  • Confecção de cartazes;
  • Atividades xerocopiadas e no quadro;
  • Uso do quadro valor de lugar;
  • Uso do laboratório de informática.
II Bimestre
Maio – Tema: Novas Tecnologias / Profissões
Conteúdos:
  • As novas tecnologias no uso da matemática;
  • Dezena;
  • Adição e subtração de numerais de 0 a 19;
  • Resolução de situações – problemas.
Objetivos:
  • Compreender as idéias de tirar e acrescentar;
  • Resolver situações – problemas que envolvam as idéias de juntar e de acrescentar da adição;
  • Reconhecer que a dezena corresponde a 10 unidades.
Metodologias:
  • Interpretação e resolução das situações problemas;
  • Jogos com fichas e cartazes;
  • Atividades xerocopiadas e no quadro;
  • Dominó da adição;
  • Atividades no laboratório de informática.
Junho – Tema: Meio Ambiente
Conteúdos:
  • Amor e respeito à natureza;
  • Números de 0 a 29;
  • Números de 30 a 50;
  • Par e ímpar;
  • Sequência numérica.
Objetivos:
  • Identificar os números naturais de 0 a 50;
  • Organizar sequências com números naturais de 0 a 49;
  • Compreender o significado de número para e de número ímpar.
Metodologias:
  • Utilização de gravuras e recortes;
  • Utilização de jogos pedagógicos, símbolos e legendas;
  • Uso de material concreto (tampinhas, palitos e ábacos);
  • Uso de tabelas e gráficos.
III Bimestre
Agosto – Tema: Cultura
Conteúdos:
  • O número 100;
  • Medidas de tempo;
  • Os dias da semana;
  • O relógio
  • Introdução à multiplicação
  • Situações problemas envolvendo a multiplicação
Objetivos:
  • Identificar o número 100 estabelecendo relação entre 100 unidades e 1 centena;
  • Reconhecer e nomear os dias da semana como medida de tempo;
  • Estabelecer relações temporais identificando elementos em relações uma ao outro.
  • Compreender o processo que envolve a multiplicação;
  • Resolver atividades com situações de multiplicação;
Metodologias:
  • Utilização de ábaco, palitos de picolé;
  • Confecção de fichas e cartazes;
  • Utilização de calendários;
  • Utilização de relógios;
  • Tarefas xerocopiadas e no quadro;
  • Análise e interpretação de situações-problemas.
Setembro – Tema: Trânsito
Conteúdos:
  • Medidas de comprimento;
  • Medidas de capacidade;
  • Medidas de massa.
  • Multiplicação
Objetivos:
  • Realizar medições utilizando unidades de medidas de comprimento não padronizadas, como o passo e alguns objetos como: borracha, lápis, entre outros;
  • Identificar instrumentos que podem ser usados para medir;
  • Resolver situações-problemas que envolvam comparação de massas.
  • Resolver cálculos envolvendo a multiplicação
Metodologias:
  • Utilização da biblioteca;
  • Confecção de cartazes;
  • Utilização de materiais concretos como: balança, litro, metro;
  • Utilização do laboratório de informática;
  • Atividades xerocopiadas e no quadro;
  • Lista de compras;
  • Embalagens e rótulos;
  • Recorte e colagem.
IV Bimestre
Outubro – Tema: Civismo Regional
Conteúdos:
  • Localização;
  • Sequência numérica;
  • Leitura/ escrita dos numerais;
  • Adição e subtração;
  • Situações-problemas;
  • As bandeiras – Nacional/ Estadual/ Municipal.
  • Revisão da multiplicação
  • Introdução à divisão
  • Situações problemas envolvendo a divisão
Objetivos:
  • Situar-se no espaço estabelecendo pontos de referência;
  • Deslocar-se no espaço e traçar caminhos seguindo códigos;
  • Ler e escrever numerais de forma correta;
  • Resolver –situações problemas que envolvam adição e subtração;
  • Reconhecer as bandeiras como símbolos cívicos, que devem serem respeitados.
  • Compreender o processo da divisão;
  • Resolver situações que envolva a divisão
Metodologias:
  • Utilização de tarefas xerocopiadas e no quadro;
  • Leitura de texto informativo;
  • Utilização de material concreto (palitos, tampinhas);
  • Recorte e colagem;
  • Confecção de cartazes;
  • Desenhos/ Ilustrações;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Utilização do laboratório de informática;
  • Utilização da biblioteca.
Novembro – Tema: Consciência Negra/ Dengue
Conteúdo:
  • Atitudes que evitam a dengue;
  • Sequência numérica;
  • Leitura e escrita dos numerais;
  • Adição e subtração, multiplicação, divisão;
  • Resolução de situações-problemas.
Objetivos:
  • Desenvolver ações que evitam a proliferação da dengue;
  • Organizar sequências numéricas com números naturais;
  • Ler e escrever os numerais até 100;
  • Resolver situações problemas usando os recursos da adição e subtração.
Metodologias:
  • Produção de cartazes;
  • Utilização de textos informativos;
  • Utilização de gravuras;
  • Recorte e colagem;
  • Atividades mimeografadas e no quadro;
  • Jogos;
  • Panfletos;
  • Brincadeiras;
  • Jogos;
  • Utilização do laboratório de informática.
RECURSOS PARA TODOS OS BIMESTRES
  • Cartolinas;
  • Tesouras;
  • Colas;
  • Vidros;
  • Tinta guache e tecido;
  • Gliter;
  • Papel A4;
  • Retro projetor.
  • Computador;
  • TV,DVD.CD;
  • Livros didáticos;
  • Material do aluno;
  • Internet;
  • Palitos;
  • Material concreto;..
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,sendo que Ciências, Educação Religiosa e Arte,estão interdisciplinarmente ligadas à matemática




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: