Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Avanço das Palavras
Professora: Enis
Disciplinas: Matemática, Ciências, Educação Religiosa e Arte.
PLANEJAMENTO ANUAL /2011
I Bimestre
Fevereiro - Tema: Família
Conteúdos:
- Higiene corporal;
- Higiene do ambiente familiar;
- Prevenção contra a dengue;
- Árvore genealógica;
- Noções de grandeza;
- Noções de posição;
- Noções de tempo;
- Números de 0 a 20;
- Adição;
- Conjuntos / quantidade.
Objetivos:
- Compreender a importância da higiene corporal e ambiental para melhor qualidade de vida;
- Conhecer a importância de resgatar e valorizar o convívio familiar;
- Conhecer e valorizar a matemática no cotidiano possibilitando a sua aplicação na vida.
Metodologias:
- Análise de textos diversificados;
- Uso de figuras para recorte e colagem;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Uso de material concreto como: palito de picolé, tampinhas de garrafas etc;
- Utilização de jogos diversos.
Março – Tema: Drogas
Conteúdos:
- Prevenção ao uso de drogas;
- Os malefícios do uso de drogas;
- Sequência numérica: 0 a 30;
- Números ordinais;
- Formas geométricas espaciais;
- Adição.
Objetivos:
- Perceber a importância de se evitar o uso de drogas;
- Conscientizar os alunos de que a droga é prejudicial a saúde;
- Interpretar e resolver situações problemas compreendendo o significado da adição e subtração.
Metodologias:
- Leitura de textos informativos;
- Utilização de gravuras e recortes;
- Leitura de reportagens e notícias envolvendo o tema;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Confecção de cartazes com escrita dos numerais;
- Utilização do laboratório de informática.
Abril – Tema: Poesia / Literatura Infantil
Conteúdos:
- Percebendo o que está em volta:
- Órgãos dos sentidos.
- Adição e subtração com números até 10.
- Números de 0 a 19;
- Dezena;
- A leitura / escrita dos numerais;
- Sequência numérica.
Objetivos:
- Estabelecer diferenças entre os órgãos dos sentidos;
- Trabalhar com situações –problemas desenvolvendo estratégias raciocínios e outros processos características da atividade;
- Reconhecer 10 unidades como 1 dezena.
Metodologias:
- Utilização de jogos;
- Uso de tampinhas, ábaco, palitos;
- Confecção de cartazes;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Uso do quadro valor de lugar;
- Uso do laboratório de informática.
II Bimestre
Maio – Tema: Novas Tecnologias / Profissões
Conteúdos:
- As novas tecnologias no uso da matemática;
- Dezena;
- Adição e subtração de numerais de 0 a 19;
- Resolução de situações – problemas.
Objetivos:
- Compreender as idéias de tirar e acrescentar;
- Resolver situações – problemas que envolvam as idéias de juntar e de acrescentar da adição;
- Reconhecer que a dezena corresponde a 10 unidades.
Metodologias:
- Interpretação e resolução das situações problemas;
- Jogos com fichas e cartazes;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Dominó da adição;
- Atividades no laboratório de informática.
Junho – Tema: Meio Ambiente
Conteúdos:
- Amor e respeito à natureza;
- Números de 0 a 29;
- Números de 30 a 50;
- Par e ímpar;
- Sequência numérica.
Objetivos:
- Identificar os números naturais de 0 a 50;
- Organizar sequências com números naturais de 0 a 49;
- Compreender o significado de número para e de número ímpar.
Metodologias:
- Utilização de gravuras e recortes;
- Utilização de jogos pedagógicos, símbolos e legendas;
- Uso de material concreto (tampinhas, palitos e ábacos);
- Uso de tabelas e gráficos.
III Bimestre
Agosto – Tema: Cultura
Conteúdos:
- O número 100;
- Medidas de tempo;
- Os dias da semana;
- O relógio
- Introdução à multiplicação
- Situações problemas envolvendo a multiplicação
Objetivos:
- Identificar o número 100 estabelecendo relação entre 100 unidades e 1 centena;
- Reconhecer e nomear os dias da semana como medida de tempo;
- Estabelecer relações temporais identificando elementos em relações uma ao outro.
- Compreender o processo que envolve a multiplicação;
- Resolver atividades com situações de multiplicação;
Metodologias:
- Utilização de ábaco, palitos de picolé;
- Confecção de fichas e cartazes;
- Utilização de calendários;
- Utilização de relógios;
- Tarefas xerocopiadas e no quadro;
- Análise e interpretação de situações-problemas.
Setembro – Tema: Trânsito
Conteúdos:
- Medidas de comprimento;
- Medidas de capacidade;
- Medidas de massa.
- Multiplicação
Objetivos:
- Realizar medições utilizando unidades de medidas de comprimento não padronizadas, como o passo e alguns objetos como: borracha, lápis, entre outros;
- Identificar instrumentos que podem ser usados para medir;
- Resolver situações-problemas que envolvam comparação de massas.
- Resolver cálculos envolvendo a multiplicação
Metodologias:
- Utilização da biblioteca;
- Confecção de cartazes;
- Utilização de materiais concretos como: balança, litro, metro;
- Utilização do laboratório de informática;
- Atividades xerocopiadas e no quadro;
- Lista de compras;
- Embalagens e rótulos;
- Recorte e colagem.
IV Bimestre
Outubro – Tema: Civismo Regional
Conteúdos:
- Localização;
- Sequência numérica;
- Leitura/ escrita dos numerais;
- Adição e subtração;
- Situações-problemas;
- As bandeiras – Nacional/ Estadual/ Municipal.
- Revisão da multiplicação
- Introdução à divisão
- Situações problemas envolvendo a divisão
Objetivos:
- Situar-se no espaço estabelecendo pontos de referência;
- Deslocar-se no espaço e traçar caminhos seguindo códigos;
- Ler e escrever numerais de forma correta;
- Resolver –situações problemas que envolvam adição e subtração;
- Reconhecer as bandeiras como símbolos cívicos, que devem serem respeitados.
- Compreender o processo da divisão;
- Resolver situações que envolva a divisão
Metodologias:
- Utilização de tarefas xerocopiadas e no quadro;
- Leitura de texto informativo;
- Utilização de material concreto (palitos, tampinhas);
- Recorte e colagem;
- Confecção de cartazes;
- Desenhos/ Ilustrações;
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Utilização do laboratório de informática;
- Utilização da biblioteca.
Novembro – Tema: Consciência Negra/ Dengue
Conteúdo:
- Atitudes que evitam a dengue;
- Sequência numérica;
- Leitura e escrita dos numerais;
- Adição e subtração, multiplicação, divisão;
- Resolução de situações-problemas.
Objetivos:
- Desenvolver ações que evitam a proliferação da dengue;
- Organizar sequências numéricas com números naturais;
- Ler e escrever os numerais até 100;
- Resolver situações problemas usando os recursos da adição e subtração.
Metodologias:
- Produção de cartazes;
- Utilização de textos informativos;
- Utilização de gravuras;
- Recorte e colagem;
- Atividades mimeografadas e no quadro;
- Jogos;
- Panfletos;
- Brincadeiras;
- Jogos;
- Utilização do laboratório de informática.
RECURSOS PARA TODOS OS BIMESTRES
- Cartolinas;
- Tesouras;
- Colas;
- Vidros;
- Tinta guache e tecido;
- Gliter;
- Papel A4;
- Retro projetor.
- Computador;
- TV,DVD.CD;
- Livros didáticos;
- Material do aluno;
- Internet;
- Palitos;
- Material concreto;..
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,sendo que Ciências, Educação Religiosa e Arte,estão interdisciplinarmente ligadas à matemática
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: