Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 4º
Disciplina: Arte
Professora: Valdima
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
I Bimestre
Conteúdos:
- O que é arte? (Definição);
- História da Arte rupestre;
- Cores Primárias/ Secundárias;
- Nomenclatura das figuras geométricas;
- Mosaico.
Objetivos:
- Compreender a importância da arte na vida da humanidade desde os primórdios;
- Identificar e conhecer as cores primárias e secundárias;
- Conhecer e nomear as formas geométricas;
- Criar diferentes figuras e desenhos com as formas geométricas estudadas.
Metodologias:
- Análise e interpretação de textos e imagens;
- Utilização de pinturas retratando os desenhos rupestres;
- Comparação das cores primárias e secundárias em desenhos criados pelos alunos;
- Construção e representação das figuras geométricas;
- Utilização das figuras geométricas na criação de mosaicos;
- Atividades xerocopiadas.
Recursos didáticos:
- Retro projetor;
- Laboratório de informática (Internet);
- Livros de pesquisas;
- Papel cartão / cartolina/ color set;
- Tinta guache;
- Pincéis;
- Lápis de cor / giz de cera;
- Cola;
- Tesouras.
II Bimestre
Conteúdos:
- Onomatopéias;
- Histórias em quadrinhos;
- Modernismo na história da arte (Cubismo);
- Formas planas e espaciais ( vértices / faces);
- Reciclando com arte.
Objetivos:
- Conhecer algumas onomatopéias e empregá-las nas histórias em quadrinho;
- Identificar em pinturas as formas geométricas planas e espaciais e sua importância na arte moderna;
- Explorar objetos recicláveis do meio na criação da arte moderna.
Metodologia:
- Criando onomatopéias utilizando diferentes tipos de letras;
- Confeccionar as formas planas e espaciais;
- Exposição das histórias em quadrinhos criados pelos alunos;
- Utilizar material concreto na confecção das figuras planas;
- Utilizar diferentes materiais da natureza na confecção de jardins e animais da natureza.
Recursos didáticos:
- Letras do alfabeto;
- Revistas / Papel colorido;
- Tesoura / Cola;
- Lápis de cor/ Giz de cera;
- Palitos para churrasco;
- Ligas de soro;
- Gibis.
III Bimestre
Conteúdos:
- Origem do origami;
- Origami representando personagens do folclore brasileiro;
- Formas geométricas (arestas);
- Hino da Independência do Brasil;
- Tela ( “A cuca” – 1924).
Objetivos:
- Compreender a origem do origami e sua importância na arte com papel;
- Utilizar com habilidade as formas geométricas na criação de mosaicos;
- Refletir sobre e a letra do Hino da Independência do Brasil resgatando o valor patriótico da cada cidadão;
- Apreciar e valorizar obras de pintores brasileiros (vida e obras), com relevante importância na história das artes.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Confeccionar personagens do folclore brasileiro e expor para as demais turmas;
- Confeccionar painéis com sobras de E.V.A (mosaicos);
- Ilustrar de forma criativa o hino da Independência;
- Analisar e interpretar a tela “A cuca” de Tarsila;
- Estudar a biografia de Tarsila;
- Utilizar atividades xerocopiadas para pesquisas e analise de diferentes telas da Tarsila.
Recursos didáticos:
- Livros de pesquisas;
- Internet;
- Papel (color set, cartão, cartolina...);
- Tesoura, cola, tinta guache;
- Lápis de cor, giz de cera.
IV Bimestre
Conteúdos:
- Estilo de arte.
- Arte Barroca / Rococó.
- Cores (neutras, frias e quentes);
- Colagem com barbantes sobre papel;
- Montagem de sólido geométrico.
- Tetraedro, hexaedro, octaedro e dodecaedro.
Objetivos:
- Conhecer os estilos da arte Barroca/ Rococó e sua importância no aprimoramento da história da arte para a arte moderna;
- Compreender a importância das cores usadas por pintores em suas obras para exprimir sensações de tristezas e alegrias;
- Conhecer e montar alguns sólidos geométricos.
Metodologias:
- Analisar e interpretar textos informativos;
- Analise e interpretação de diferentes estilos de tela;
- Criar diferentes estilos de desenhos usando as cores (neutras, frias e quentes);
- Confecção de trabalhos manuais com as formas geométricas;
- Confecção de painéis na forma de mosaico utilizando as cores (neutra, fria e quente);
- Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Recursos didáticos:
- Cola, tesoura;
- Revistas, jornais;
- E.V.A;
- Papel colorido;
- Internet.
Fontes de pesquisas.
- Livros:
- Projeto Pitanguá (mat – 3º e 4º ano);
- Arte no cotidiano escolar ( vol. 3);
- Grande livro do folclore brasileiro em origami;
- Reciclando com arte;
- Matemática primeiros passos;
- Fazendo arte com os mestres.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,etc....
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: