domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano:
Disciplina: Arte
Professora: Valdima

PLANEJAMENTO ANUAL / 2011

I Bimestre

Conteúdos:
  • O que é arte? (Definição);
  • História da Arte rupestre;
  • Cores Primárias/ Secundárias;
  • Nomenclatura das figuras geométricas;
  • Mosaico.
Objetivos:
  • Compreender a importância da arte na vida da humanidade desde os primórdios;
  • Identificar e conhecer as cores primárias e secundárias;
  • Conhecer e nomear as formas geométricas;
  • Criar diferentes figuras e desenhos com as formas geométricas estudadas.
Metodologias:
  • Análise e interpretação de textos e imagens;
  • Utilização de pinturas retratando os desenhos rupestres;
  • Comparação das cores primárias e secundárias em desenhos criados pelos alunos;
  • Construção e representação das figuras geométricas;
  • Utilização das figuras geométricas na criação de mosaicos;
  • Atividades xerocopiadas.
Recursos didáticos:
  • Retro projetor;
  • Laboratório de informática (Internet);
  • Livros de pesquisas;
  • Papel cartão / cartolina/ color set;
  • Tinta guache;
  • Pincéis;
  • Lápis de cor / giz de cera;
  • Cola;
  • Tesouras.
II Bimestre
Conteúdos:
  • Onomatopéias;
  • Histórias em quadrinhos;
  • Modernismo na história da arte (Cubismo);
  • Formas planas e espaciais ( vértices / faces);
  • Reciclando com arte.
Objetivos:
  • Conhecer algumas onomatopéias e empregá-las nas histórias em quadrinho;
  • Identificar em pinturas as formas geométricas planas e espaciais e sua importância na arte moderna;
  • Explorar objetos recicláveis do meio na criação da arte moderna.
Metodologia:
  • Criando onomatopéias utilizando diferentes tipos de letras;
  • Confeccionar as formas planas e espaciais;
  • Exposição das histórias em quadrinhos criados pelos alunos;
  • Utilizar material concreto na confecção das figuras planas;
  • Utilizar diferentes materiais da natureza na confecção de jardins e animais da natureza.
Recursos didáticos:
  • Letras do alfabeto;
  • Revistas / Papel colorido;
  • Tesoura / Cola;
  • Lápis de cor/ Giz de cera;
  • Palitos para churrasco;
  • Ligas de soro;
  • Gibis.
III Bimestre
Conteúdos:
  • Origem do origami;
  • Origami representando personagens do folclore brasileiro;
  • Formas geométricas (arestas);
  • Hino da Independência do Brasil;
  • Tela ( “A cuca” – 1924).
Objetivos:
  • Compreender a origem do origami e sua importância na arte com papel;
  • Utilizar com habilidade as formas geométricas na criação de mosaicos;
  • Refletir sobre e a letra do Hino da Independência do Brasil resgatando o valor patriótico da cada cidadão;
  • Apreciar e valorizar obras de pintores brasileiros (vida e obras), com relevante importância na história das artes.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos informativos;
  • Confeccionar personagens do folclore brasileiro e expor para as demais turmas;
  • Confeccionar painéis com sobras de E.V.A (mosaicos);
  • Ilustrar de forma criativa o hino da Independência;
  • Analisar e interpretar a tela “A cuca” de Tarsila;
  • Estudar a biografia de Tarsila;
  • Utilizar atividades xerocopiadas para pesquisas e analise de diferentes telas da Tarsila.
Recursos didáticos:
  • Livros de pesquisas;
  • Internet;
  • Papel (color set, cartão, cartolina...);
  • Tesoura, cola, tinta guache;
  • Lápis de cor, giz de cera.
IV Bimestre
Conteúdos:
  • Estilo de arte.
  • Arte Barroca / Rococó.
  • Cores (neutras, frias e quentes);
  • Colagem com barbantes sobre papel;
  • Montagem de sólido geométrico.
  • Tetraedro, hexaedro, octaedro e dodecaedro.
Objetivos:
  • Conhecer os estilos da arte Barroca/ Rococó e sua importância no aprimoramento da história da arte para a arte moderna;
  • Compreender a importância das cores usadas por pintores em suas obras para exprimir sensações de tristezas e alegrias;
  • Conhecer e montar alguns sólidos geométricos.
Metodologias:
  • Analisar e interpretar textos informativos;
  • Analise e interpretação de diferentes estilos de tela;
  • Criar diferentes estilos de desenhos usando as cores (neutras, frias e quentes);
  • Confecção de trabalhos manuais com as formas geométricas;
  • Confecção de painéis na forma de mosaico utilizando as cores (neutra, fria e quente);
  • Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos.
Recursos didáticos:
  • Cola, tesoura;
  • Revistas, jornais;
  • E.V.A;
  • Papel colorido;
  • Internet.
Fontes de pesquisas.
  • Livros:
  • Projeto Pitanguá (mat – 3º e 4º ano);
  • Arte no cotidiano escolar ( vol. 3);
  • Grande livro do folclore brasileiro em origami;
  • Reciclando com arte;
  • Matemática primeiros passos;
  • Fazendo arte com os mestres.

Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,etc....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: