domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º
Disciplina: Arte
Professora: Valdima

PLANEJAMENTO ANUAL /2011

I Bimestre

Conteúdos:
  • Histórico da arte;
  • Cores primárias / secundárias/ terciárias;
  • Diferentes tipos de família;
  • Árvore genealógica;
  • Estudo de tela que retrata a família;
  • Polígonos até 10 lados (livro de matemática);
  • Tangran.
Objetivos:
  • Refletir sobre os diferentes grupos familiares;
  • Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando m contato com formas diversas de expressão artística;
  • Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem em contato ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
  • Reconhecer as cores primárias, secundárias e terciárias.
Metodologias:
  • Análise e interpretação de imagens representando os diferentes tipos de família;
  • Confecção de cartazes com recorte e colagem;
  • Produção de texto;
  • Confecção da árvore genealógica;
  • Confecção dos polígonos envolvendo as cores primárias, secundárias e terciárias;
  • Confecção de peças do tangran;
  • Trabalhos em malhas;
  • Dramatização de poesias.
II Bimestre
Conteúdos:
  • Estudo de tela: Operário, Tarsila do Amaral;
  • Biografia de Tarsila do Amaral;
  • Desenhos texturados utilizando recursos da natureza (folhas, cascas, flores...);
  • Formas geométricas (fases/ arestas/ vértices);
  • Mosaicos geométricos;
  • Mosaicos não geométricos.
Objetivos:
  • Conhecer e valorizar obras artísticas;
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando materiais concretos, colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado, e o respeito pelo processo de produção e criação;
  • Identificar características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas por meio de composição e decomposição.
Metodologias:
  • Utilização de transparências para estudo de telas;
  • Análise e interpretação de biografia;
  • Utilização de diversos recursos da natureza como (folhas, galhos, flores, cascas... para a produção de pinturas texturadas);
  • Confecção de quadros com pinturas texturadas;
  • Criação de mosaicos geométricos;
  • Exposição de trabalhos realizados pelos alunos.
III Bimestre
Conteúdos:
  • A arte do renascimento (texto informativo);
  • Pintura com anilina e pente;
  • Pintura em molde vazado;
  • Quadro mosaico (p. 122 – Livro: Ponto de partida Mat.);
  • Origami (p.123 – Livro:Ponto de partida Mat.).
Objetivos:
  • Compreender a importância da arte renascista na aplicação de novas técnicas;
  • Desenvolver habilidades na arte com auxilio de objetos;
  • Desenvolver habilidades manuais na confecção e criação de origami (dobraduras).
Metodologias:
  • Análise e interpretação de texto informativo;
  • Análise e interpretação de imagens e gravuras;
  • Confecção de pinturas e quadros;
  • Montagem de painel com obras desenvolvidas pelos alunos;
  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.
IV Bimestre
Conteúdos:
  • Arte moderna ( texto informativo);
  • Estudo do quadro (café);
  • Biografia de Portinari;
  • Ampliação de desenhos na malha.
Objetivos:
  • Refletir sobre a importância da arte moderna no trabalho artístico;
  • Identificar algumas telas e conhecer a biografia de seus pintores;
  • Desenvolver habilidade na arte de ampliação.
Metodologias:
  • Leitura e interpretação de textos informativos;
  • Analise e interpretação de telas;
  • Utilização do retro projetor;
  • Confecção de painel com trabalhos do aluno;
  • Utilização de malhas para ampliação de desenhos.
Recursos didáticos para todos os bimestres:
  • Cartolinas;
  • Tesouras;
  • Colas;
  • Vidros;
  • Tinta guache e tecido;
  • Gliter;
  • Papel A4;
  • Retro projetor.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando os trabalhos realizados em sala e extra sala,a participação dos alunos nas atividades, nas exposições realizadas,avaliação escritas bimestrais,etc....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: