Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º A/B/C
PLANEJAMENTO ANUAL /2011
Planejamento Anual de Ed. Ambiental
I bimestre
Meses: fevereiro: família
Março: Drogas
Abril: poesia/literatura infantil
Conteúdos
Saneamento básico (interagindo com geo. 4º - p. 29 / 50)
Abastecimento e tratamento de água / posta aberta 36 a 40
Poluição de água (livro de ciências porta aberta pgs.: 27, 28, 29,30. interagindo geo, 5º ano p. 45
Coleta de lixo (livro a descoberta da vida 3º série 177, 178).
Destino do lixo
Lixo: O que fazer cm ele? (livro de geografia)
Repensar e reduzir 5º ano pgs 49, 50
Repensar e reciclar
Repensar e reutilizar
Poluição do ar. (livro de ciências 5º ano pgs 60 a seguir)
Fontes poluidoras; desequilíbrio no ar.
Objetivos
Identificar ações humanas que comprometem a qualidade da água.
Identificar formas corretas de reduzir, reciclar e reutilizar o lixo.
Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos
Metodologia:
Textos informativos;
Uso de livro didático
Analise de imagens;
Pesquisas;
Atividades complementares
II Bimestre
Meses:
Maio: novas tecnologias/ profissões
Junho: meio ambiente
Conteúdos:
Transformando ambiente
De que são feitos os objetos
Transformando minerais
A transformação de materiais em máquinas
O uso das máquinas e o ambiente
(livro de ciências para você 5ºano pgs 105 a 127)
Preservação do ambiente/ evitando extinções (fauna, flora) livro; coleção caminhos de ciência 3º serie pgs. 200 a 205
Objetivos
Perceber que o uso acelerado da matéria prima pelas indústrias está causando desequilíbrio ao meio ambiente.
Preservar o meio, evitando assim a extinção da fauna e flora.
Compreender que é possível evoluir tecnologicamente protegendo e conservando o meio ambiente.
Metodologia
Uso de vídeo
Textos informativos
Interpretação oral e escrita.
Atividades complementares
Pesquisas
III Bimestre
Meses: Agosto: cultura
Setembro: transporte
Conteúdos:
Poluição do solo (coleção curumim Geo 4º série pgs 39 a 53)
Cuidados com o solo (interagindo com geo 4º ano p. 94 a 99)
Em busca do equilíbrio
Desequilíbrio n uso do solo
(livro ciências para você 5º ano páginas 134 a 136)
Dengue.
Objetivos
Refletir sobre o uso correto do solo;
Analisar as ações humanas que causam desequilíbrio no solo.
Perceber que a prevenção pode evitar a proliferação do mosquito do dengue.
Metodologia
Atividades complementares;
Livro didático
Uso de textos informativos;
Uso pesquisas
Expor e discutir oralmente as idéias.
IV Bimestre
Meses: outubro: civismo regional
Novembro: consciência negra/ Dengue
Conteúdos
•Direitos e deveres do cidadão
Efeitos do ar poluído (livro de ciências porta aberta 5º ano pgs 163 a seguir.)
Outras formas de poluição (ciências para você 5º ano pgs 151 a 155.)
O problema do desmatamento. (ciências para você 5º ano pgs 156 a 162.)
Nosso equilíbrio (ciências para você 5º ano pgs 163 a seguir.)
Uso dos recursos naturais e o lixo (coleção brasiliana de ciências 4º ano pgs 38 a 64)
Objetivos
Refletir sobre os direitos e deveres do cidadão expressos na constituição.
Compreender o significado de poluição sonora e reconhecer sua ação negativa na saúde do ser humano.
Entender que o desmatamento e as queimadas causam desequilíbrios imprevisíveis ao ambiente.
Refletir sobre uso consciente dos recursos naturais
Perceber que devemos reaproveitar os objetos que ousamos no nosso dia – a – dia, para usarmos menos matéria – prima e assim não causarmos desequilíbrio na natureza.
Metodologia:
•Leitura e interpretação de textos e imagens.
•confecção de cartaz;
•produção de texto;
•Uso do livro didático
•Pesquisa
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma acumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra- sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: