Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas
Ano: 4º
Disciplina: Ciências
Professora: Valdima
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
I Bimestre
Conteúdos:
Fevereiro
- A alimentação humana.
- Alimentos e nutrientes;
- A digestão dos alimentos.
Março
- A tecnologia e os alimentos
- A conservação dos alimentos;
- Os alimentos industrializados.
Abril
- Algumas atividades do corpo humano.
- Alimentos + gás oxigênio = energia para viver;
- A respiração;
- A circulação;
- A excreção.
Objetivo Geral:
- Seja capaz de interpretar a si mesma e o mundo por meio de modelos explicativos de natureza científica e perceber a capacidade humana de transformar o ambiente, ao mesmo tempo em que, como conseqüência dessa atuação transforma a si mesmo e a sociedade.
Objetivos específicos:
- Valorizar a alimentação adequada para a manutenção da saúde, do bem-estar, do crescimento e do desenvolvimento do organismo;
- Perceber o desenvolvimento das técnicas para conservação dos alimentos e sua importância para os seres humanos ao longo da história;
- Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactéria
- Identificar os principais órgãos do sistema respiratório e o caminho percorrido pelo ar;
- Entender a necessidade da circulação do sangue para o transporte de substância no organismo;
- Identificar a urina como principal excreta humana;
- Rejeitar o fumo e reconhecê-lo como agente promotor de diversas doenças.
Metodologias
Uso do livro didático;
Leituras diversificadas;
Pesquisas
Recorte e desenho;Experiências;
Utilização de cartazes;
Uso do laboratórtio de infomática;
II Bimestre
Conteúdos:
Maio
- Investigando a matéria
- Estados físicos da matéria;
- As propriedades da matéria;
- Materiais naturais artificiais;
- Transformação nos materiais.
Junho
- A água
- Os estados físicos da água;
- O ciclo da água;
- A água e as misturas.
Objetivos específicos:
- Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, líquido e gasoso;
- Comparar por meio de atividades, leituras e atividades práticas, propriedades de diversos objetos;
- Conhecer exemplos e origens de alguns materiais naturais e artificiais;
- Ter noções das transformações por qual passam alguns materiais naturais até se transformarem em materiais artificiais, como o papel;
- Reconhecer os estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso, bem como exemplos de cada um na natureza;
- Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água;
- Conhecer algumas formas de separação dos componentes de uma mistura.
Metodologia:
- Uso do livro didático;
- Atividades em classe e extra classe;
- Atividades xerocopiadas;
- Uso de transparência;
- Pesquisa na internet.
III Bimestre
Conteúdos:
Agosto
- Movimentando o corpo humano
- Os ossos do corpo humano;
- Os músculos e os movimentos.
Setembro
- O ar;
- A atmosfera;
- Doenças causadas em conseqüência de acidentes no trânsito.
Objetivos específicos:
- Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos;
- Conhecer alguns dos principais ossos e músculos humanos;
- Localizar meios onde o ar pode ser encontrado;
- Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos;
- Conhecer e identificar as normas do trânsito nacional;
- Identificar seqüelas deixadas nos seres humanos em conseqüências de acidentes.
Metodologia:
- Uso do livro didático;
- Atividades em classe e extra classe;
- Atividades xerocopiadas;
- Uso de transparência;
- Pesquisa na internet.
IV Bimestre
Conteúdos:
Outubro
- Relações entre os seres vivos e o ambiente.
- As relações ecológicas;
- Os ecossistemas (Relacionar com os animais típicos da região – Pág. 66 à 77).
Novembro
- Alimentação dos seres vivos
- Como as plantas e os animais se alimentam;
- A cadeia alimentar;
- Doenças (Dengue);
- Qualidade na alimentação dos afros descendentes (Pesquisa).
Objetivos Específicos:
- Compreender que os seres vivos estabelecem relações com outros seres vivos;
- Reconhecer o ser humano como principal agente modificador dos ecossistemas;
- Reconhecer a poluição, o desmatamento, a caça e a pesca sem controle como atividades prejudiciais aos ecossistemas;
- Reconhecer que as plantas fabricam o próprio alimento por meio da fotossíntese;
- Relacionar a fotossíntese com o início das cadeias alimentares;
- Identificar animais por diferentes hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros ou onívoros;
- Identificar alimentos herdados da cultura afro e as vitaminas presentes em cada alimento;
- Compreender as formas necessárias para prevenção da dengue.
Metodologia:
- Pesquisa de gravuras;
- Uso do livro didático;
- Texto informativo;
- Atividades orais e escritas;
- Uso de música sobre a dengue;
- Uso do retroprojetor
Recursos para todos os bimestres
Chamex,livro didático,imagens, caderno,DVD,Internet,dicionário,revistas,o professor ,cartolinas,pincéis,quadro negro,livro didático...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa,distribuidas em avaliações,sendo estas, contínua,(tarefas em sala e extra sala,organização,trabalhos individuais e em grupo disciplina,participação),avaliação mensal interdisciplinar,e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: