domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas
Ano: 4º
Disciplina: Ciências
Professora: Valdima

PLANEJAMENTO ANUAL / 2011

I Bimestre

Conteúdos:

Fevereiro
  • A alimentação humana.
  • Alimentos e nutrientes;
  • A digestão dos alimentos.
Março
  • A tecnologia e os alimentos
  • A conservação dos alimentos;
  • Os alimentos industrializados.
Abril
  • Algumas atividades do corpo humano.
  • Alimentos + gás oxigênio = energia para viver;
  • A respiração;
  • A circulação;
  • A excreção.
Objetivo Geral:
  • Seja capaz de interpretar a si mesma e o mundo por meio de modelos explicativos de natureza científica e perceber a capacidade humana de transformar o ambiente, ao mesmo tempo em que, como conseqüência dessa atuação transforma a si mesmo e a sociedade.
Objetivos específicos:
  • Valorizar a alimentação adequada para a manutenção da saúde, do bem-estar, do crescimento e do desenvolvimento do organismo;
  • Perceber o desenvolvimento das técnicas para conservação dos alimentos e sua importância para os seres humanos ao longo da história;
  • Compreender que os alimentos estragam porque sofrem a ação de outros organismo, principalmente fungos e bactéria

  • Identificar os principais órgãos do sistema respiratório e o caminho percorrido pelo ar;
  • Entender a necessidade da circulação do sangue para o transporte de substância no organismo;
  • Identificar a urina como principal excreta humana;
  • Rejeitar o fumo e reconhecê-lo como agente promotor de diversas doenças.

Metodologias

Uso do livro didático;
Leituras diversificadas;
Pesquisas
Recorte e desenho;Experiências;
Utilização de cartazes;
Uso do laboratórtio de infomática;


II Bimestre
Conteúdos:
Maio
  • Investigando a matéria
  • Estados físicos da matéria;
  • As propriedades da matéria;
  • Materiais naturais artificiais;
  • Transformação nos materiais.
Junho
  • A água
  • Os estados físicos da água;
  • O ciclo da água;
  • A água e as misturas.
Objetivos específicos:
  • Reconhecer a matéria e seus estados físicos: sólido, líquido e gasoso;
  • Comparar por meio de atividades, leituras e atividades práticas, propriedades de diversos objetos;
  • Conhecer exemplos e origens de alguns materiais naturais e artificiais;
  • Ter noções das transformações por qual passam alguns materiais naturais até se transformarem em materiais artificiais, como o papel;
  • Reconhecer os estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso, bem como exemplos de cada um na natureza;
  • Identificar as mudanças de estado físico da água e relacioná-las à formação do ciclo da água;
  • Conhecer algumas formas de separação dos componentes de uma mistura.
Metodologia:
  • Uso do livro didático;
  • Atividades em classe e extra classe;
  • Atividades xerocopiadas;
  • Uso de transparência;
  • Pesquisa na internet.
III Bimestre
Conteúdos:
Agosto
  • Movimentando o corpo humano
  • Os ossos do corpo humano;
  • Os músculos e os movimentos.
Setembro
  • O ar;
  • A atmosfera;
  • Doenças causadas em conseqüência de acidentes no trânsito.
Objetivos específicos:
  • Compreender que os ossos, os músculos e as articulações atuam em conjunto nos movimentos;
  • Conhecer alguns dos principais ossos e músculos humanos;
  • Localizar meios onde o ar pode ser encontrado;
  • Reconhecer o ar como recurso indispensável à vida e o gás oxigênio como elemento necessário para a respiração da grande maioria dos seres vivos;
  • Conhecer e identificar as normas do trânsito nacional;
  • Identificar seqüelas deixadas nos seres humanos em conseqüências de acidentes.

Metodologia:
  • Uso do livro didático;
  • Atividades em classe e extra classe;
  • Atividades xerocopiadas;
  • Uso de transparência;
  • Pesquisa na internet.

IV Bimestre
Conteúdos:
Outubro
  • Relações entre os seres vivos e o ambiente.
  • As relações ecológicas;
  • Os ecossistemas (Relacionar com os animais típicos da região – Pág. 66 à 77).
Novembro
  • Alimentação dos seres vivos
  • Como as plantas e os animais se alimentam;
  • A cadeia alimentar;
  • Doenças (Dengue);
  • Qualidade na alimentação dos afros descendentes (Pesquisa).

Objetivos Específicos:
  • Compreender que os seres vivos estabelecem relações com outros seres vivos;
  • Reconhecer o ser humano como principal agente modificador dos ecossistemas;
  • Reconhecer a poluição, o desmatamento, a caça e a pesca sem controle como atividades prejudiciais aos ecossistemas;
  • Reconhecer que as plantas fabricam o próprio alimento por meio da fotossíntese;
  • Relacionar a fotossíntese com o início das cadeias alimentares;
  • Identificar animais por diferentes hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros ou onívoros;
  • Identificar alimentos herdados da cultura afro e as vitaminas presentes em cada alimento;
  • Compreender as formas necessárias para prevenção da dengue.
Metodologia:
  • Pesquisa de gravuras;
  • Uso do livro didático;
  • Texto informativo;
  • Atividades orais e escritas;
  • Uso de música sobre a dengue;
  • Uso do retroprojetor

Recursos para todos os bimestres
Chamex,livro didático,imagens, caderno,DVD,Internet,dicionário,revistas,o professor ,cartolinas,pincéis,quadro negro,livro didático...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa,distribuidas em avaliações,sendo estas, contínua,(tarefas em sala e extra sala,organização,trabalhos individuais e em grupo disciplina,participação),avaliação mensal interdisciplinar,e avaliação bimestral individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: