Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º A/B/C.
Disciplina: Ciências.
Professora: Valdima
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
I Bimestre
Conteúdos:
Fevereiro
- Conhecendo o solo.
- A Terra é o nosso planeta;
- A litosfera;
- A conservação do solo.
Março
- O sistema solar
- O que estuda astronomia;
- O sistema solar;
- Os planetas do sistema solar;
- A rotação e a translação da terra.
Abril
- Convivência entre os seres vivos
- Interferência nos ecossistemas;
- Desequilíbrio ecológico.
Objetivo Geral:
- Ser capaz de reconhecer as condições que propiciam a vida em nosso planeta, conhecer a diversidade da vida em nosso país e os mecanismos para que ela continue existindo, ou seja, a reprodução. O aluno poderá refletir sobre a importância do equilíbrio das condições ambientais na manutenção da vida, se conscientizando sobre as ações humanas que prejudicam esse equilíbrio e compreender seu papel na preservação do ambiente.
Objetivos Específicos:
- Compreender que o interior do planeta é formado por diferentes tipos de materiais em diferentes estado físicos;
- Identificar as rochas e solo como principais componentes da litosfera;
- Valorizar a importância do solo e promover atitudes que favoreçam suas preservação;
- Identificar a exploração do universo como campo de estudo da astronomia;
- Identificar o sol como centro do Sistema Solar, ao redor do sol do qual giram os planetas;
- Diferenciar por suas características básicas, as estrelas, os planetas e os satélites naturais;
- Relacionar os movimentos de rotação e translação da terra aos fenômenos da formação dos dias e das noites e da sucessão do ano, respectivamente;
- Reconhecer interferências naturais e humanas nos ecossistemas;
- Adquirir noções de desequilíbrio ecológico.
Metodologias
Análise de textos informativos, notícias e reportagens;
Confecção de trabalhos com recortes de revistas e jornais;
Trabalhos com pesquisas;
Utilização do laboratório de informática
II Bimestre
Conteúdos:
Maio
- A floresta Amazônica e mata atlântica
- A floresta Amazônica;
- A mata atlântica.
Junho
- O cerrado, a caatinga e outros biomas
- O cerrado;
- A caatinga;
- O manguezal;
- Os campos;
- O pantanal.
Objetivos:
- Entender que a vegetação brasileira se modificou com a ocupação humana, e grande parte dos biomas foi devastado;
- Conhecer alguns exemplos da fauna e da flora dos respectivos biomas;
- Identificar as principais características do cerrado, da caatinga, do manguezal, dos campos e do pantanal valorizando sua diversidade e conhecendo os principais problemas que as afetam;
- Compreender e valorizar a criação e manutenção de unidades de conservação, como as Reservas Extrativas, para preservar os biomas brasileiros.
Metodologias
Pesquisas em fontes variadas
Conversas formais e informais
Utilização do laboratório de informática
Atividades em cadernos
Utilização do livro didático
Leituras interpretativas...
III Bimestre
Conteúdos:
Agosto
- A reprodução humana
- A adolescência no Ciclo de vida;
- O sistema genital humana;
- Uma nova vida.
Setembro
- As percepções e as ações humanas
- O sistema nervoso
- Ações voluntárias e ações involuntárias.
Objetivos
Compreender sobre a formação humana, sua genética e capacidade para a formação de uma nova vida;
Compreender que o homem é formado por vários sistemas;
Conhecer e identificar os diferentes sistemas do corpo humano;
Entender que existem ações involuntárias no nosso organismo.
Metodologias
Pesquisas em fontes variadas
Conversas formais e informais
Utilização do laboratório de informática
Atividades em cadernos
Utilização do livro didático
Leituras interpretativas
IV Bimestre
Conteúdos:
Outubro
- Os órgãos dos sentidos e o mundo que nos rodeia
- A visão e audição
- O tato, a gustação e a olfação.
Novembro
- Formas e usos da energia
- A energia está em toda parte;
- A energia térmica;
- A energia elétrica;
- O magnetismo.
Objetivos Específicos:
- Identificar os olhos, as orelhas, o nariz, a língua e a pele como órgãos dos sentidos;
- Compreender a visão como sentido da percepção de formas, cores, tamanho, distância, etc;
- Compreender a olfação como sentido da percepção dos odores;
- Entender a energia como o fator que possibilita a realização de diversas atividades, tanto de máquinas como do corpo humano;
- Compreender que a energia é transferida de um corpo para outro, mas não pode ser destruída ou criada;
- Valorizar o valor da energia elétrica no mundo de hoje e a importância do uso dessa energia.
Metodologias
Pesquisas em fontes variadas
Conversas formais e informais
Utilização do laboratório de informática
Atividades em cadernos
Utilização do livro didático
Leituras interpretativas
Trabalhos individuais
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático..
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização,trabalhos individuais e em grupo disciplina,participação),avaliação mensal interdisciplinar,e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: