Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º
Disciplina: Matemática
PLANEJAMENTO ANUAL/ 2011
I Bimestre
Conteúdos:
- Números e ordens de grandeza;
- Noção de ordens e classes;
- Leitura de números;
- Valor posicional;
- Comparação de números;
- Unidades de medidas de comprimento;
- Instrumentos de medidas de comprimento;
- Perímetro;
- Área;
- Os números naturais;
- Numeração ordinal;
- Sistema de numeração romano;
- Adição e subtração;
- Relação entre adição e subtração;
- Multiplicação;
- Noção de geometria;
- Polígonos / Tangran;
- Expressões numéricas envolvendo adição, subtração e multiplicação.
Objetivos:
- Associar número à idéia de quantidade, e numeral aos sinais que representam essa idéia;
- Identificar as ordens e classes dos algarismos no numeral;
- Ampliar a compreensão do Sistema de Numeração Decimal;
- Interpretar quantidades na base 10;
- Identificar o valor absoluto e o relativo de um algarismo dentro do numeral;
- Identificar o sucessor e o antecessor de um número;
- Ordenar numerais em ordem crescente e em ordem decrescente;
- Ampliar o significado de número natural pelo seu uso em situações problema e pelo reconhecimento de relações e regularidades;
- Identificar os numerais ordinais, ler e escrever até 1.000;
- Identificar algarismos romanos e estabelecer a correspondência com os indo-arábicos;
- Utilizar diferentes registros gráficos (desenhos, esquemas, escrita numéricas) como recurso para expressar idéias, ajudar a descobrir formas de resolução e comunicar estratégias e resultado;
- Interpretar dados apresentados sob forma de gráficos e de tabelas e valorizar essa linguagem como forma de comunicação;
- Resolver problemas, consolidando alguns significados das operações fundamentais e construindo novos significados, em operações que envolvam números naturais e racionais;
- Ampliar os procedimentos de cálculo (mental, escrito, exato, aproximado) pelo conhecimento de regularidades dos fatos fundamentais, de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultado;
- Construir o significado de medidas de área e perímetro, a partir de problemas que expressem seu uso no contexto social e em outras área do conhecimento;
- Construir o significado de medida de comprimento a partir de situações problema que expressem seu uso no contexto social e em outras áreas do conhecimento que possibilitem a comparação de grandezas dessa natureza;
- Identificar por meio de composição e decomposição características das figuras geométricas, percebendo semelhanças e diferenças entre elas;
- Identificar alguns polígonos e usá-los para compor outros polígonos.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Análise e interpretação de gráficos, tabelas, desenhos, situações problemas;
- Elaboração e resolução de situações problemas;
- Análise de gravuras identificando formas geométricas;
- Confecção de cartazes e figuras geométricas;
- Utilização do livro didático, retroprojetor, lousa, material dourado;
- Realização de pesquisa;
- Recorte e colagem com atividades propostas;
- Atividades diversas; xerocopiadas ou no caderno;
- Leitura e escrita dos numerais;
- Utilização de jogos;
- Confecção de jogos;
- Estudo da tabuada;
- Utilização do laboratório de informática;
- Trabalhos em grupos;
- Confeccionar quadro de valor;
- Observação do espaço, objetos fazendo a metragem dos mesmos;
- Confecção do tangran;
- Montagem de figuras com as peças do tangran.
Recursos didáticos:
- Textos diversos, pesquisa, livro didáticos, revistas, jornais, internet, computador, retroprojetor, cartolina, pincéis, tesoura, regra de medida de comprimento. Material dourado, gráficos, tabela, desenhos, jogos pedagógicos, tabuada, laboratório de informática, E.V.A, papel cartão, fita métrica, chamex.
II Bimestre
Conteúdos:
- Sistema monetário;
- Divisão;
- Relação entre multiplicador e divisão;
- Expressões numéricas envolvendo as quatro operações;
- Unidade de medida do tempo (século, década, ano, mês e dia, horas e minutos);
- Múltiplos;
- Divisores;
- Polígonos;
- Eixo de simetria;
- Lados dos triângulos;
- Os quadriláteros;
- Os paralelogramos.
Objetivos:
- Identificar cédulas e moedas do nosso sistema monetário. Ler e escrever reais e centavos;
- Efetuar operações e resolver problemas envolvendo reais e centavos;
- Ampliar os procedimentos de cálculos da divisão (mental, escrito, exato, aproximado) pelo conhecimento de regularidade dos fatos fundamentais, de propriedades da divisão pela antecipação e verificação do resultado;
- Resolver problemas que envolvem as idéias da multiplicação e da divisão;
- Identificar as unidades de medida de tempo relativas ao relógio, orientar-se pelo calendário;
- Reconhecer as diversas unidades de medida de tempo;
- Reconhecer os ângulos que caracterizam determinadas figuras poligonais;
- Classificar polígonos e identificar eixos de simetria de uma figura plana;
- Identificar as características dos triângulos para classificá-los quanto às medidas dos lados e quanto às medidas dos ângulos;
- Reconhecer entre os quadriláteros, os paralelogramos, aqueles que recém nomes especiais: retângulos, retângulos e losangos;
- Elaborar problemas com dados apresentados em textos e em esquemas.
Metodologias:
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Análise e interpretação de tabelas, desenhos e gráficos;
- Estudo de figuras geométricas;
- Confecção de figuras geométricas;
- Confecção de cartazes;
- Recorte e colagem;
- Utilização de livros didáticos, revistas, jornais, lousa, internet;
- Utilização de relógio, calendário;
- Utilização de cédulas e moedas identificando valores em reais;
- Realização de pesquisas conhecendo cédulas e moedas de outros países;
- Utilização de fichas com valores em reais, resolvendo situações problemas oralmente;
- Elaboração e resolução de situações problemas;
- Atividades diversas: xerocopiadas, no caderno;
- Utilização de jogos;
- Estudo da tabuada;
- Utilização do laboratório de informática;
- Utilização de material concreto;
- Utilizar a própria turma para ter idéia de divisão formando grupos.
Recursos didáticos:
- Livro didático, revistas, jornais, relógio, calendário, E.V.A, papel cartão, tesoura, pincéis, sementes, palitos, pedras, chamex, tinta guache, cola, computador, retroprojetor, gráficos, tabelas, tabuada, laboratório de informática, pesquisa.
III Bimestre
Conteúdos:
- Noção de fração;
- Medidas e frações;
- Fração de uma coleção;
- Números mistos;
- Fração como quociente;
- Fração que representa um número natural;
- Frações equivalentes;
- Comparação de frações;
- Operações com frações;
- Composição de figuras;
- Giros e ângulos;
- Medidas de ângulos;
- Ângulos em polígonos;
- Segmentos de reta, retas e semi retas.
Objetivos:
- Construir o significado de número racional em sua representação fracionária;
- Resolver problemas em situações que envolvam número racional na representação fracionária;
- Explorar o significado do número racional em sua forma fracionária em situações do dia-a-dia;
- Associar giros com ângulo;
- Reconhecer o transferidor como instrumento de que serve para medir ângulos;
- Identificar ângulos em polígonos;
- Identificar segmentos de reta, retas e semi retas;
- Identificar retas perpendiculares;
- Explorar situações problemas cujas estratégias para resolução e elaboração de uma figura ou a análise de figuras.
Metodologias:
- Análise e interpretação de figuras;
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Divisão de um inteiro para introdução de fração (bolo, frutas, chocolate, folha de papel);
- Utilização de medidas de comprimento com regra e palmo identificando medidas e frações;
- Observação de coleção de objetos, figurinhas etc, conceituando fração de uma coleção;
- Utilização de malha quadriculada;
- Confecção de cartazes e figuras geométricas;
- Elaboração e resolução de situações problemas;
- Utilização de livros didáticos, revistas, jornais, retroprojetor, lousa;
- Recorte e colagem;
- Leitura e escrita dos números fracionários;
- Atividades diversas;
- Estudo da tabuada;
- Utilização do laboratório de informático;
- Trabalhos em grupos.
Recursos didáticos:
- Livros didáticos, revistas, jornais, lousa, giz, frutas, bolo, chocolate,
cartolina, E.V.A, papel cartão, coleção de objetos, régua escolar, retroprojetor, transferidor, cola, tesoura, pincéis, tesoura, chamex, tabuada, computador.
IV Bimestre
Conteúdos:
- Porcentagem;
- Números na forma decimal (décimos, centésimos e milésimos);
- Operações com número na forma decimal;
- Localização em mapas;
- Temperatura: Unidade e instrumento de medida;
- Unidades de medida de massa;
- Unidades de medida de capacidade;
- Prismas e pirâmides;
- Corpos redondos;
- Vistas e planificações.
Objetivos:
- Construir o significado de porcentagem;
- Despertar interesse para investigar, explorar e interpretar o conceito de porcentagem em diferentes contextos do cotidiano e de outras áreas do conhecimento;
- Explorar o significado de número racional e de sua representação decimal, a partir de diferentes uso no contexto social;
- Interpretar e produzir escritas numéricas, considerando as regras do sistema de numeração decimal e estendendo-as para a representação dos números na forma decimal;
- Refletir sobre procedimentos de cálculos que levem à ampliação do significado do número e das operações;
- Analisar informações apresentadas em texto e em imagens para criar um problema;
- Interpretar e produzir escritas numéricas de um número racional na forma fracionária e na forma decimal;
- Representar resultados de medições, utilizando a terminologia convencional para as unidades mais usuais dos sistemas de medida, e estabelecer relações entre diferentes unidades de medidas;
- Interpretar dados apresentados em gráficos ou em medidas estatísticas;
- Identificar características de prismas, pirâmides e corpos redondos;
- Identificar planificações de pirâmide e prismas;
- Explorar a resolução de problema com dados apresentados em imagens.
Metodologia:
- Leitura e interpretação de textos informativos;
- Análise e interpretação de situações problemas;
- Elaboração e resolução de situações problemas;
- Confecção de cartazes e figuras geométricas;
- Identificando de elementos de prismas e pirâmides;
- Reconhecimento de semelhanças e diferenças entre corpos redondos;
- Exposição de trabalhos;
- Utilização de livros didáticos, revistas, jornais, lousa etc;
- Atividades diversas;
- Leitura e escrita de número decimal;
- Utilização de noções de porcentagens em situações do cotidiano;
- Recorte e colagem;
- Pesquisa de preços de produtos;
- Utilização do laboratório de informática.
Recursos didáticos:
- Livros didáticos, revistas, jornais, pesquisa, textos diversos, tabelas, gráficos, desenhos, cartolina, pincéis, tesoura, cola, internet, laboratório, E.V.A, papel cartão.
Avaliação
Os alunos serão avaliados no dia-a-dia, sendo observado a organização, assiduidade, comportamento, tarefa intra e extra, somando estes itens obtemos a primeira nota do bimestre. Durante o bimestre também são aplicados duas avaliações escrita sendo um simulado e uma avaliação bimestral. No final do bimestre são somadas as três avaliações (avaliação contínua, simulado e avaliação bimestral) obtendo uma média final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: