domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º A/B/C.
Professoras: Iraídes e Lusmeire.
Disciplinas: Leitura/Literatura.

PLANEJAMENTO ANUAL 2011.
I Bimestre
Fevereiro – Tema: Família
CONTEÚDOS:
  • Resgate dos valores éticos e morais na família e na escola:
  • Relacionamentos familiares e família / escola.
OBJETIVO:
  • Resgatar através da leitura de livro e textos os valores éticos necessários para a boa convivência familiar, escolar e social.
METODOLOGIA:
  • Leitura e estudo do livro “Quem tem casa, casa?” de Tatiana Belinky;
  • Estudo de textos;
  • Produção textual (Projeto Produção de Texto Interdisciplinar).
Março – Tema: Drogas
CONTEÚDOS:
  • Consequências do uso de drogas na vida pessoal e social do indivíduo.
OBJETIVO:
  • Identificar o cigarro e o álcool como principais drogas existentes no meio social, reconhecendo as conseqüências que elas provocas na vida do usuário e pessoas próximas.
METODOLOGIA:
  • Palestra (Tia Lena);
  • Estudo de textos informativos;
  • Filme “Cazuza”;
  • Produção textual (Projeto Produção de texto interdisciplinar).



Abril – Tema: Poesia/ Literatura Infantil
CONTEÚDOS:
  • Poesias de Carlos Drummond de Andrade.

OBJETIVO:
  • Reconhecer as diferentes formas de poesias, valorizando as idéias do autor.
METODOLOGIA:
  • Recitação de poesias;
  • Produção de poesias (Projeto Produção de texto interdisciplinar).

II Bimestre
Maio – Tema: Novas Tecnologias / Profissões.
CONTEÚDOS:
  • Santos Dumont: Pai da aviação:
  • Biografia de Santos Dumont;
  • Evolução do avião.
OBJETIVO:
  • Reconhecer a valorizar a profissão de Santos Dumont, bem como outras profissões e suas contribuições na evolução da tecnologia do mundo atual.
METODOLOGIA:
  • Estudo e leitura de textos sobre Santos Dumont;
  • Reflexão oral;
  • Pesquisa no laboratório (Outros inventores / outras invenções);
  • Produção textual (Projeto Produção de texto interdisciplinar).
Junho – Tema: Meio Ambiente.
CONTEÚDOS:
  • Conservação e preservação do Meio Ambiente.
OBJETIVO:
  • Perceber a importância da preservação do meio ambiente, conscientizando –os do papel de cada ser na conservação do nosso planeta.

METODOLOGIA:
  • Leitura e estudo do livro “Azul e lindo: Planeta Terra, Nossa Casa”, de Ruth Rocha e Otávio Roth;
  • Estudo de imagens no laboratório;
  • Ilustração do livro e de textos referente ao tema;
  • Produção de texto (Projeto Produção de texto interdisciplinar).
III Bimestre
Agosto – Tema: Cultura
CONTEÚDOS:
  • Conhecendo os costumes e tradições de Crixás;
  • Literatura folclórica das regiões do Brasil.
OBJETIVO:
  • Identificar os costumes e tradições do povo crixaense, reconhecendo a cultura popular local, regional ou de um país.
METODOLOGIA:
  • Leitura do livro da Tia Lena (estudo da cultura de Crixás);
  • Leitura individual e em grupo;
  • Pequenos seminários;
  • Debates;
  • Produção textual (Projeto Produção de texto interdisciplinar).
Setembro – Tema: Trânsito
CONTEÚDOS:
  • Causas de acidentes no trânsito.
OBJETIVO:
  • Compreender as principais causas de acidentes no trânsito, proporcionando aos alunos uma boa educação no trânsito.
METODOLOGIA:
  • Leitura e estudo de textos críticos sobre o trânsito no laboratório;
  • Produção de regras de boa conduta no trânsito;
  • Distribuição de regras de boa conduta no trânsito em alguns pontos da cidade (participação de um policial);
  • Produção de texto (Projeto Produção de texto interdisciplinar).


IV Bimestre
Outubro – Tema: Civismo “Regional”.
CONTEÚDOS:
  • Formação e importância do museu.
OBJETIVO:
  • Perceber a importância do museu como forma de resgatar e valorizar a cultura de um povo.
METODOLOGIA:
  • Palestra com Anália sobre o museu de Crixás;
  • Visita ao museu (de Crixás ou Pilar de Goiás);

  • Produção de texto (Projeto Produção de teto interdisciplinar).
Novembro – Tema: Consciência Negra/ Dengue
CONTEÚDOS:
  • Consciência Negra;
  • Dengue.
OBJETIVOS:
  • Despertar nos alunos sentimentos de solidariedade e respeito a raça negra;
  • Identificar formas de prevenção contra a dengue.
METODOLOGIA:
  • Leitura dos livros “O engenho colonial” de Luiz Alexandre Teixeira Jr. e “O voluntário da saúde – Dengue nunca mais” de Patrícia Engel Secco”;
  • Debate dos temas;
  • Ficha de leitura;
  • Confecção de cartazes sobre a dengue e exposição dos mesmos.






RECURSOS DIDÁTICOS PARA TODOS OS BIMESTRES:
  • Livros literários;
  • TV;
  • DVD;
  • Computador;
  • Cartolina;
  • Pincel atômico;
  • Folha de chamex;
  • Aparelho de som.

AVALIAÇÃO PARA TODOS OS BIMESTRES:
A avaliação acontecerá de forma contínua, observando a participação, interesse nas aulas, no desenvolvimento das atividades e através de fichas literárias e avaliações bimestrais.
É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.” (Bernardinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: