domingo, 14 de agosto de 2011



Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas
Professora:Clemia


Planejamento Anual de Geografia 4º ano

I BIMESTRE

Fevereiro – família
Março – drogas
Abril – poesia / literatura infantil

Conteúdos

  • Brasileiro cidadão
    • Quem somos;
    • Onde vivemos;
    • Metrópoles: as grandes cidades, como vivem os brasileiros;
    • Vivendo mais
    • Vivendo com qualidade

Objetivos
  • Identificar seu papel na sociedade como sujeito histórico de (cidadão?)
  • Distinguir os direitos e os deveres do cidadão expressos na constituição.
  • Identificar causar e conseqüências do crescimento populacional nas áreas urbanas
  • Explicar e identificar aspectos da qualidade de vida no Brasil.

Metodologia
  • Uso do livro didático
  • Textos informativos
  • Pesquisa em livros na Internet, com a família, etc.
  • Atividades complementares
  • Construção de maquetes

Recursos didáticos

  • Textos, livro didático, mapas, globo terrestre, cartolinas, tesoura, quadro giz, atividades xerocopiadas, caderno,...


II Bimestre

Meses: Maio: Novas tecnologias/ profissões
Junho: Meio ambiente




Conteúdos:

  • O trabalho humano
    • Trabalho: direito de todo cidadão
    • Trabalho e transformação
    • O trabalho com a terra.
    • Os cuidados com a terra

Objetivos
      • Reconhecer a ação humana na paisagem
      • Reconhecer que a organização e a divisão de trabalho diferem nas sociedades
      • Interpretar, analisar e relacionar informações presentes em mapas.
      • Reconhecer o papel das tecnologias na apropriação dos recursos naturais, determinando a construção de diferentes paisagens.

Metodologias:

  • Utilização do livro didático
  • Uso de mapas
  • Textos informativos
  • Leitura de gravuras
  • Atividades escritas

Recursos didáticos

  • Textos informativos, DVD, TV, CD, livro didático, mapas, quadro giz, atividades xerocopiadas...

III Bimestre

Meses: agosto: Cultura
Setembro: Trânsito

Conteúdos:

  • A questão social no campo
  • Agropecuária (pesquisa)
  • Desmatamentos e queimadas sem controle.
  • Indústria: transformando e construindo espaços.
  • Transformando produtos

Objetivos

  • Identificar diferenças e semelhanças na forma como diferentes grupos sociais se apropriam dos recursos naturais.
  • Reconhecer que o desmatamento e queimadas sem controle podem acarretar sérios controles podem acarretar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente
  • .Identificar situações de degradação ambiental.
  • Reconhecer as características da indústria moderna.
  • Refletir sobre as questões ambientais mas áreas onde ocorreu a instalação de industrias.


Metodologias

  • Uso do livro didático
  • Uso de cartazes
  • Pesquisa
  • Atividades complementares
  • Uso de mapas

Recursos didáticos

  • Textos informativos, DVD, TV, CD, livro didático, mapas, quadro giz, atividades xerocopiadas...

IV Bimestre

Meses: outubro: civismo Regional
Novembro: consciência negra

Conteúdos:

  • As indústrias e as transformações no espaço.
  • A indústria e o meio ambiente
  • Qualidade do ar
  • Lixo industrial
  • Qualidade do ar
  • A indústria e a poluição das águas
  • Reflorestamento da mata atlântica

Objetivo

  • Identificar situações de degradação ambiental
  • Perceber que as transformações não podem prejudicar o meio e a qualidade de vida das pessoas.

Metodologias

  • Uso do livro didático
  • Textos informativos
  • Confecção de cartaz
  • Uso de retro – projetor
  • Atividade complementar

Recursos didáticos

  • Textos informativos, livro didático, mapas, gravuras, cartolinas, cadernos, biblioteca, computador, etc.

Avaliação para todos os bimestres

A avaliação será contínua, através de: atividades orais e escritas, participação, organização, comportamento e assiduidade, pesquisas, avaliação mensal, avaliação bimestral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: