Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas
Professora:Clemia
Planejamento Anual de Geografia 4º ano
I BIMESTRE
Fevereiro – família
Março – drogas
Abril – poesia / literatura infantil
Conteúdos
- Brasileiro cidadão
- Quem somos;
- Onde vivemos;
- Metrópoles: as grandes cidades, como vivem os brasileiros;
- Vivendo mais
- Vivendo com qualidade
Objetivos
- Identificar seu papel na sociedade como sujeito histórico de (cidadão?)
- Distinguir os direitos e os deveres do cidadão expressos na constituição.
- Identificar causar e conseqüências do crescimento populacional nas áreas urbanas
- Explicar e identificar aspectos da qualidade de vida no Brasil.
Metodologia
- Uso do livro didático
- Textos informativos
- Pesquisa em livros na Internet, com a família, etc.
- Atividades complementares
- Construção de maquetes
Recursos didáticos
- Textos, livro didático, mapas, globo terrestre, cartolinas, tesoura, quadro giz, atividades xerocopiadas, caderno,...
II Bimestre
Meses: Maio: Novas tecnologias/ profissões
Junho: Meio ambiente
Conteúdos:
- O trabalho humano
- Trabalho: direito de todo cidadão
- Trabalho e transformação
- O trabalho com a terra.
- Os cuidados com a terra
Objetivos
- Reconhecer a ação humana na paisagem
- Reconhecer que a organização e a divisão de trabalho diferem nas sociedades
- Interpretar, analisar e relacionar informações presentes em mapas.
- Reconhecer o papel das tecnologias na apropriação dos recursos naturais, determinando a construção de diferentes paisagens.
Metodologias:
- Utilização do livro didático
- Uso de mapas
- Textos informativos
- Leitura de gravuras
- Atividades escritas
Recursos didáticos
- Textos informativos, DVD, TV, CD, livro didático, mapas, quadro giz, atividades xerocopiadas...
III Bimestre
Meses: agosto: Cultura
Setembro: Trânsito
Conteúdos:
- A questão social no campo
- Agropecuária (pesquisa)
- Desmatamentos e queimadas sem controle.
- Indústria: transformando e construindo espaços.
- Transformando produtos
Objetivos
- Identificar diferenças e semelhanças na forma como diferentes grupos sociais se apropriam dos recursos naturais.
- Reconhecer que o desmatamento e queimadas sem controle podem acarretar sérios controles podem acarretar sérios problemas à saúde e ao meio ambiente
- .Identificar situações de degradação ambiental.
- Reconhecer as características da indústria moderna.
- Refletir sobre as questões ambientais mas áreas onde ocorreu a instalação de industrias.
Metodologias
- Uso do livro didático
- Uso de cartazes
- Pesquisa
- Atividades complementares
- Uso de mapas
Recursos didáticos
- Textos informativos, DVD, TV, CD, livro didático, mapas, quadro giz, atividades xerocopiadas...
IV Bimestre
Meses: outubro: civismo Regional
Novembro: consciência negra
Conteúdos:
- As indústrias e as transformações no espaço.
- A indústria e o meio ambiente
- Qualidade do ar
- Lixo industrial
- Qualidade do ar
- A indústria e a poluição das águas
- Reflorestamento da mata atlântica
Objetivo
- Identificar situações de degradação ambiental
- Perceber que as transformações não podem prejudicar o meio e a qualidade de vida das pessoas.
Metodologias
- Uso do livro didático
- Textos informativos
- Confecção de cartaz
- Uso de retro – projetor
- Atividade complementar
Recursos didáticos
- Textos informativos, livro didático, mapas, gravuras, cartolinas, cadernos, biblioteca, computador, etc.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação será contínua, através de: atividades orais e escritas, participação, organização, comportamento e assiduidade, pesquisas, avaliação mensal, avaliação bimestral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: