domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 4º
Disciplina: História
Professora: Coraci

PLANEJAMENTO ANUAL /2011

I Bimestre

Conteúdos:
  • Viajando pela história do Brasil
  • Registros da história;
  • Os primeiros habitantes das terras do Brasil;
  • Terra de indígenas;
  • Aventuras no “mar tenebroso”;
  • A chegada dos portugueses;
  • Pindorama: terra indígena;
  • O direito de ser indígena.
Objetivos:
  • Identificar diferentes documentos históricos como fontes para estudo das diversas sociedades;
  • Identificar no patrimônio histórico, uma fonte para a história da sociedade em que está inserido;
  • Identificar os diferentes tipos de registros da história;
  • Reconhecer e saber utilizar diferentes fontes históricas no resgate da história da sociedade em que está inserido;
  • Identificar a subjetividade impressa nos diferentes documentos históricos;
  • Reconhecer a importância da preservação do patrimônio histórico;
  • Conhecer alguns aspectos da pré-história brasileira;
  • Reconhecer os indígenas como primeiros habitantes do território que hoje forma o Brasil;
  • Conhecer aspectos da história das grandes navegações, dos séculos XV e XVI, e sua consequências para o mundo;
  • Reconhecer os portugueses como colonizadores do território que hoje forma o Brasil;
  • Identificar alguns aspectos acerca da colonização portuguesa e a consequência disso para os indígenas que aqui vivem;
  • Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
  • Reconhecer aspectos da cultura indígena presentes no cotidiano dos brasileiros;
  • Reconhecer indígenas e portugueses como elementos formadores da população.
Metodologias:
  • Livro didático;
  • Pesquisas;
  • Leitura e análise de diferentes fontes históricas;
  • Atividades complementares;
  • Cartazes;
  • Debate.
II Bimestre
Conteúdos:
  • Entre correntes e sonhos:
  • O trabalho escravo na construção do Brasil;
  • Da áfrica para o Brasil;
  • Os escravos nos documentos históricos;
  • Em busca da liberdade: luta e resistência.
Objetivos:
  • Reconhecer o africano como elemento formador da população brasileira;
  • Identificar diferentes fontes históricas como documentos para o estudo das diversas sociedades;
  • Compreender a escravização como forma de trabalho exploratório;
  • Perceber a existência de diferenças culturais entre os povos africanos.

Metodologias:
  • Leitura, análise, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual de diferentes fontes históricas;
  • Atividades em classe e extra-classe;
  • Pesquisas;
  • Utilização de vídeos.

III Bimestre
Conteúdos:
  • Ser afro-descendente.
  • Gente que vem e gente que vai.
  • Colcha de retalhos;
  • Um novo mundo para conquistar;
  • Gente que veio par ficar.

Objetivos:
  • Identificar as formas de resistência à escravidão, ao preconceito e à discriminação étnica;
  • Reconhecer os diferentes povos que formam a população brasileira;
  • Identificar as áreas de fixação e a influência dos imigrantes em nosso país;
  • Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social.

Metodologia:
  • Leitura, análise, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual de diferentes fontes históricas;
  • Atividades em classe e extra-classe;
  • Pesquisas;
  • Utilização de vídeos.

IV Bimestre
Conteúdos:
  • Gente de todo lugar;
  • O vaivém das pessoas;
  • A cultura do povo brasileiro.

Objetivos:
  • Compreender os aspectos da migração no território brasileiro;
  • Reconhecer os elementos que fazem parte da cultura popular brasileiro.

Metodologia:
  • Leitura e análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual, e expressão artística.
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.

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