Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 4º
Disciplina: História
Professora: Coraci
PLANEJAMENTO ANUAL /2011
I Bimestre
Conteúdos:
- Viajando pela história do Brasil
- Registros da história;
- Os primeiros habitantes das terras do Brasil;
- Terra de indígenas;
- Aventuras no “mar tenebroso”;
- A chegada dos portugueses;
- Pindorama: terra indígena;
- O direito de ser indígena.
Objetivos:
- Identificar diferentes documentos históricos como fontes para estudo das diversas sociedades;
- Identificar no patrimônio histórico, uma fonte para a história da sociedade em que está inserido;
- Identificar os diferentes tipos de registros da história;
- Reconhecer e saber utilizar diferentes fontes históricas no resgate da história da sociedade em que está inserido;
- Identificar a subjetividade impressa nos diferentes documentos históricos;
- Reconhecer a importância da preservação do patrimônio histórico;
- Conhecer alguns aspectos da pré-história brasileira;
- Reconhecer os indígenas como primeiros habitantes do território que hoje forma o Brasil;
- Conhecer aspectos da história das grandes navegações, dos séculos XV e XVI, e sua consequências para o mundo;
- Reconhecer os portugueses como colonizadores do território que hoje forma o Brasil;
- Identificar alguns aspectos acerca da colonização portuguesa e a consequência disso para os indígenas que aqui vivem;
- Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
- Reconhecer aspectos da cultura indígena presentes no cotidiano dos brasileiros;
- Reconhecer indígenas e portugueses como elementos formadores da população.
Metodologias:
- Livro didático;
- Pesquisas;
- Leitura e análise de diferentes fontes históricas;
- Atividades complementares;
- Cartazes;
- Debate.
II Bimestre
Conteúdos:
- Entre correntes e sonhos:
- O trabalho escravo na construção do Brasil;
- Da áfrica para o Brasil;
- Os escravos nos documentos históricos;
- Em busca da liberdade: luta e resistência.
Objetivos:
- Reconhecer o africano como elemento formador da população brasileira;
- Identificar diferentes fontes históricas como documentos para o estudo das diversas sociedades;
- Compreender a escravização como forma de trabalho exploratório;
- Perceber a existência de diferenças culturais entre os povos africanos.
Metodologias:
- Leitura, análise, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual de diferentes fontes históricas;
- Atividades em classe e extra-classe;
- Pesquisas;
- Utilização de vídeos.
III Bimestre
Conteúdos:
- Ser afro-descendente.
- Gente que vem e gente que vai.
- Colcha de retalhos;
- Um novo mundo para conquistar;
- Gente que veio par ficar.
Objetivos:
- Identificar as formas de resistência à escravidão, ao preconceito e à discriminação étnica;
- Reconhecer os diferentes povos que formam a população brasileira;
- Identificar as áreas de fixação e a influência dos imigrantes em nosso país;
- Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social.
Metodologia:
- Leitura, análise, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual de diferentes fontes históricas;
- Atividades em classe e extra-classe;
- Pesquisas;
- Utilização de vídeos.
IV Bimestre
Conteúdos:
- Gente de todo lugar;
- O vaivém das pessoas;
- A cultura do povo brasileiro.
Objetivos:
- Compreender os aspectos da migração no território brasileiro;
- Reconhecer os elementos que fazem parte da cultura popular brasileiro.
Metodologia:
- Leitura e análise de diferentes fontes históricas, observação, representação, comparação, reflexão, expressão oral, escrita e visual, e expressão artística.
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: