domingo, 14 de agosto de 2011



Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º


Planejamento Anual de Geografia 2011

I Bimestre
Fevereiro

Conteúdos
  • Representando os espaços:
  • Globo terrestre e planisfério.
  • A forma e os movimentos da terra.
  • Como se localizar no planeta terra
  • Os paralelos
  • Os meridianos
Livro:
Obs.: De olho no futuro 5ºano pgs. 12 a 23.

Objetivo:

  • Conhecer e identificar o globo terrestre e o planisfério, compreendendo sua importância p/ o desenvolvimento da aprendizagem.
  • Conhecer e compreender os movimentos de rotação e translação da terra e a influencia que eles exercem na formação do dia, noite, meses e ano.
  • Refletir sobre a importância de compreender a localização do planeta

Metodologia:
  • Textos informativos
  • Livro didático
  • Analise de imagens
  • Reprodução de mapas
  • Experimentos (movimento da terra: maçã, laranja.)

Mês: março:

Conteúdos:

  • O território brasileiro no mundo
  • Os pontos extremos do território brasileiro
  • O Brasil na América
  • A divisão política do Brasil
  • As paisagens e as regiões brasileiras


Objetivo
  • Localizar o Brasil no território mundial.
  • Conceituar continentes e oceanos.
  • Conceituar as linhas imaginárias que atravessam o Brasil
  • Conhecer e localizar as paisagens e regiões brasileiras.

Metodologia:

  • Utilização de mapas para análise
  • Utilização de transparência (retro – projetor)
  • Confecção de mapas
  • Leitura e analise de textos
  • Analise de mapas e fotográficas

Mês: abril

Conteúdos:

  • Bacias hidrográficas;
  • Principais rios do Brasil/ mundo p.130 a 141

Objetivo
  • Reconhecer que a água é o bem mais precioso do planeta terra.

Metodologia
  • Textos informativos
  • Poesias
  • Mapas pesquisas
  • Utilização de transparências

II Bimestre

Mês: Maio e junho

Conteúdos:

  • A transformação da matéria prima pela indústria (pesquisar)
  • Utilizando os recursos naturais (Livro integrando com a geografia 5º ano p. 87)
  • A ação erosiva e as mudanças na superfície terrestre pgs. 120 a 129
  • As paisagens brasileiras e suas transformações.
  • O relevo
  • A diversidade de climas no Brasil
  • A vegetação, os rios e as paisagens brasileiras.
(livro; de olho no futuro pgs. 44 a 54).

Objetivos
  • Perceber os benefícios e malefícios do avanço tecnológico na vida das pessoas.
  • Posicionar – se de maneira critica em relação à exploração dos recursos vegetais.
  • Conhecer as características das paisagens naturais e as alterações decorrentes das atividades humanas
  • Identificar os agentes erosivos naturais que alteram a paisagem
  • Reconhecer as diferentes formas relevos.
  • Diferenciar tempo e clima
  • Reconhecer os diferentes tipos climáticos do Brasil.

Metodologia:

  • Textos informativos (pesquisa)
  • Visita a cerâmica.
  • Uso livro didático.
  • Atividades complementares

III Bimestre

Mês: agosto e setembro

Conteúdos
  • Os brasileiros
  • Como se formou o povo brasileiro?
  • Os povos indígenas: Os primeiros habitantes.
  • Os povos africanos
  • Os povos imigrantes
  • Todos esses povos contribuíram para formar a cultura brasileira.
(livro: De olho no futuro 5º ano 68 a 75).
  • As mudanças feitas pelo homem para adequação no trânsito (pesquisa)
    • Rodovias
    • viadutos
    • túneis
    • pontes
      • O mapa das vias e transporte no Brasil. (livro: De olho no futuro pgs. 143 a 147).
Objetivos
  • Analisar a influência dos diferentes povos na cultura brasileira.
  • Conhecer a formação do povo brasileiro a partir do encontro e da miscigenação de diferentes grupos étnicos (indígenas, africanos, europeus e asiáticos).
  • Compreender a importância do uso adequado do solo para o transporte.

Metodologia
  • Pesquisa
  • Textos informativos
  • Utilização do retro – projetor
  • Analise e interpretação de imagens
  • Recorte e colagem
  • Confecção de cartazes
  • Produção de textos

IV BIMESTRE

Mês: outubro e novembro

Conteúdos
  • Quem governa (livro: interagindo com a geografia pgs (48 a 55))
  • Os símbolos nacionais:
    • Hino nacional
    • bandeiras
      • As regiões brasileiras e sua integração (livro: De olho no futuro pgs 114 a 142).
      • Comunidade quilombola

Objetivos

  • Reconhecer a organização política do Brasil, identificando a tripartição dos poderes e a função de cada um.
  • Compreender e valorizar os símbolos nacionais.
  • Identificar e localizar as regiões brasileiras no mapa

Metodologia:

  • Pesquisa
  • Livro didático
  • Utilização de mapas.
  • Produção de textos.

Recursos para todos os bimestres

Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático, palestrante, filme...

Avaliação para todos os bimestres

A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: