Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 5º
Planejamento Anual de Geografia 2011
I Bimestre
Fevereiro
Conteúdos
- Representando os espaços:
- Globo terrestre e planisfério.
- A forma e os movimentos da terra.
- Como se localizar no planeta terra
- Os paralelos
- Os meridianos
Livro:
Obs.: De olho no futuro 5ºano pgs. 12 a 23.
Objetivo:
- Conhecer e identificar o globo terrestre e o planisfério, compreendendo sua importância p/ o desenvolvimento da aprendizagem.
- Conhecer e compreender os movimentos de rotação e translação da terra e a influencia que eles exercem na formação do dia, noite, meses e ano.
- Refletir sobre a importância de compreender a localização do planeta
Metodologia:
- Textos informativos
- Livro didático
- Analise de imagens
- Reprodução de mapas
- Experimentos (movimento da terra: maçã, laranja.)
Mês: março:
Conteúdos:
- O território brasileiro no mundo
- Os pontos extremos do território brasileiro
- O Brasil na América
- A divisão política do Brasil
- As paisagens e as regiões brasileiras
Objetivo
- Localizar o Brasil no território mundial.
- Conceituar continentes e oceanos.
- Conceituar as linhas imaginárias que atravessam o Brasil
- Conhecer e localizar as paisagens e regiões brasileiras.
Metodologia:
- Utilização de mapas para análise
- Utilização de transparência (retro – projetor)
- Confecção de mapas
- Leitura e analise de textos
- Analise de mapas e fotográficas
Mês: abril
Conteúdos:
- Bacias hidrográficas;
- Principais rios do Brasil/ mundo p.130 a 141
Objetivo
- Reconhecer que a água é o bem mais precioso do planeta terra.
Metodologia
- Textos informativos
- Poesias
- Mapas pesquisas
- Utilização de transparências
II Bimestre
Mês: Maio e junho
Conteúdos:
- A transformação da matéria prima pela indústria (pesquisar)
- Utilizando os recursos naturais (Livro integrando com a geografia 5º ano p. 87)
- A ação erosiva e as mudanças na superfície terrestre pgs. 120 a 129
- As paisagens brasileiras e suas transformações.
- O relevo
- A diversidade de climas no Brasil
- A vegetação, os rios e as paisagens brasileiras.
(livro; de olho no futuro pgs. 44 a 54).
Objetivos
- Perceber os benefícios e malefícios do avanço tecnológico na vida das pessoas.
- Posicionar – se de maneira critica em relação à exploração dos recursos vegetais.
- Conhecer as características das paisagens naturais e as alterações decorrentes das atividades humanas
- Identificar os agentes erosivos naturais que alteram a paisagem
- Reconhecer as diferentes formas relevos.
- Diferenciar tempo e clima
- Reconhecer os diferentes tipos climáticos do Brasil.
Metodologia:
- Textos informativos (pesquisa)
- Visita a cerâmica.
- Uso livro didático.
- Atividades complementares
III Bimestre
Mês: agosto e setembro
Conteúdos
- Os brasileiros
- Como se formou o povo brasileiro?
- Os povos indígenas: Os primeiros habitantes.
- Os povos africanos
- Os povos imigrantes
- Todos esses povos contribuíram para formar a cultura brasileira.
(livro: De olho no futuro 5º ano 68 a 75).
- As mudanças feitas pelo homem para adequação no trânsito (pesquisa)
- Rodovias
- viadutos
- túneis
- pontes
- O mapa das vias e transporte no Brasil. (livro: De olho no futuro pgs. 143 a 147).
Objetivos
- Analisar a influência dos diferentes povos na cultura brasileira.
- Conhecer a formação do povo brasileiro a partir do encontro e da miscigenação de diferentes grupos étnicos (indígenas, africanos, europeus e asiáticos).
- Compreender a importância do uso adequado do solo para o transporte.
Metodologia
- Pesquisa
- Textos informativos
- Utilização do retro – projetor
- Analise e interpretação de imagens
- Recorte e colagem
- Confecção de cartazes
- Produção de textos
IV BIMESTRE
Mês: outubro e novembro
Conteúdos
- Quem governa (livro: interagindo com a geografia pgs (48 a 55))
- Os símbolos nacionais:
- Hino nacional
- bandeiras
- As regiões brasileiras e sua integração (livro: De olho no futuro pgs 114 a 142).
- Comunidade quilombola
Objetivos
- Reconhecer a organização política do Brasil, identificando a tripartição dos poderes e a função de cada um.
- Compreender e valorizar os símbolos nacionais.
- Identificar e localizar as regiões brasileiras no mapa
Metodologia:
- Pesquisa
- Livro didático
- Utilização de mapas.
- Produção de textos.
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático, palestrante, filme...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: