PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA-2011
5ºANO
I Bimestre
Conteúdo
A cidadania em construção
O que é cidadania?
Os direitos de todos
Garantindo a cidadania
A história de cada um
Objetivos
- Reconhecer-se como sujeito histórico;
- Identificar-se como ser social;
- Construir a identidade pessoal e social;
- Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
- Reconhecer e saber utilizar diferentes fontes históricas para resgatar sua histórica pessoal ou da sociedade em que está inserido.
Metodologias:
- Leitura individual, em grupo, silenciosa e em voz alta;
- Textos informativos;
- Livro didático;
- Conversa sobre o texto lido.
II Bimestre
Conteúdos:
- Brasil uma História em construção
- Gente de cá, gente de lá;
- A colonização portuguesa;
- Relações de trabalho no período colonial;
- Imagem da colônia portuguesa.
Objetivos:
- Reconhecer que todos somos sujeitos e produtos da história;
- Reconhecer os indígenas como primeiros habitantes das terras que hoje formam o Brasil;
- Identificar aspectos da colonização portuguesa e a consequência disso para os indígenas;
- Conhecer os impostos decorrentes da exploração do ouro;
- Conhecer os impostos cobrados hoje e sua importância para os cidadãos.
Metodologias:
- Atividades escritas;
- Uso de livro didático;
- Pesquisas;
- Estudo de textos informativos.
III Bimestre
Conteúdos:
- Vivendo no Brasil Imperial;
- O império do café: da escravidão ao trabalho livre;
- O Brasil Republicano.
Objetivos:
- Diferenciar colônia de Império;
- Identificar características do cotidiano nos períodos colonial e imperial;
- Reconhecer a importância da cafeicultura para o desenvolvimento econômico do Brasil;
- Reconhecer a República como forma de governo e identificar as diferentes fases pela qual passou.
Metodologias:
- Uso de livro didático;
- Utilização de cartazes;
- Textos informativos;
- Produção de textos;
- Pesquisas.
IV Bimestre
Conteúdos:
- Tempos de mudanças;
- No poder das fardas;
- Reconstruindo a democracia.
Objetivos:
- Reconhecer a função social dos governantes;
- Identificar diferentes fontes históricas como documentos para o estudo das diferentes sociedades;
- Compreender a sociedade brasileira em seu tempo histórico.
Metodologia:
- Dinâmicas;
- Uso de livro didático;
- Produção de texto;
- Atividades complementares;
- Utilização de textos informativos;
- Utilização de imagens.
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático, palestrante, filme...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: