domingo, 14 de agosto de 2011



PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA-2011
5ºANO
I Bimestre

Conteúdo

A cidadania em construção
O que é cidadania?
Os direitos de todos
Garantindo a cidadania
A história de cada um

Objetivos
  • Reconhecer-se como sujeito histórico;

  • Identificar-se como ser social;
  • Construir a identidade pessoal e social;
  • Reconhecer o respeito mútuo como condição necessária ao convívio social;
  • Reconhecer e saber utilizar diferentes fontes históricas para resgatar sua histórica pessoal ou da sociedade em que está inserido.
Metodologias:
  • Leitura individual, em grupo, silenciosa e em voz alta;
  • Textos informativos;
  • Livro didático;
  • Conversa sobre o texto lido.
II Bimestre
Conteúdos:
  • Brasil uma História em construção
  • Gente de cá, gente de lá;
  • A colonização portuguesa;
  • Relações de trabalho no período colonial;
  • Imagem da colônia portuguesa.
Objetivos:
  • Reconhecer que todos somos sujeitos e produtos da história;
  • Reconhecer os indígenas como primeiros habitantes das terras que hoje formam o Brasil;
  • Identificar aspectos da colonização portuguesa e a consequência disso para os indígenas;
  • Conhecer os impostos decorrentes da exploração do ouro;
  • Conhecer os impostos cobrados hoje e sua importância para os cidadãos.
Metodologias:
  • Atividades escritas;
  • Uso de livro didático;
  • Pesquisas;
  • Estudo de textos informativos.
III Bimestre
Conteúdos:
  • Vivendo no Brasil Imperial;
  • O império do café: da escravidão ao trabalho livre;
  • O Brasil Republicano.
Objetivos:
  • Diferenciar colônia de Império;
  • Identificar características do cotidiano nos períodos colonial e imperial;
  • Reconhecer a importância da cafeicultura para o desenvolvimento econômico do Brasil;
  • Reconhecer a República como forma de governo e identificar as diferentes fases pela qual passou.
Metodologias:
  • Uso de livro didático;
  • Utilização de cartazes;
  • Textos informativos;
  • Produção de textos;
  • Pesquisas.
IV Bimestre
Conteúdos:
  • Tempos de mudanças;
  • No poder das fardas;
  • Reconstruindo a democracia.
Objetivos:
  • Reconhecer a função social dos governantes;
  • Identificar diferentes fontes históricas como documentos para o estudo das diferentes sociedades;
  • Compreender a sociedade brasileira em seu tempo histórico.
Metodologia:
  • Dinâmicas;
  • Uso de livro didático;
  • Produção de texto;
  • Atividades complementares;
  • Utilização de textos informativos;
  • Utilização de imagens.
Recursos para todos os bimestres
Chamex, livro didático, imagens, caderno, DVD, Internet, dicionário, revistas, o professor, cartolinas, pincéis, quadro negro, livro didático, palestrante, filme...
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação nos quatro bimestres acontecerá de forma cumulativa, distribuídas em avaliações, sendo estas, contínua, (tarefas em sala e extra sala, organização, trabalhos individuais e em grupo disciplina, participação), avaliação mensal interdisciplinar, e avaliação bimestral individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: