“Planejamento Anual de música”2011
Professora:Keila Marega
“1º, 2º e avanços’
I Bimestre
“Família/ Drogas/ Poesia/Literatura Infantil
*Conteúdos:
-Sensibilização do ouvido:
(Diferentes formas de sons; agudo/ grave).
(Apito, tambor, palmas, sons com garrafas e copos vazios, cheios, plástico, vidro, ferro (grosso/ fino), panelas, tampas, talheres, etc...)
-Expressão corporal observando os diferentes ritmos musicais (samba, frevo, popular, raízes sertanejas...)
-Estudo da música: “Família”
* metodologias:
-Introdução verbal sobre os diferentes tipos de sons;
-Utilização de matérias concreta para análise dos diferentes sons produzidos quando “em contato com outros objetivos”
-Observação de clipes musicais analisando os diferentes tipos de movimentos corporais.
-Excussão dos movimentos corporais pelos alunos a partir dos clipes observados.
-Analise e interpretação da musica: Família.
Planejamento anual
Professora:Nevinha de Música-2011
Ano: 3º,4ºe5º
I Bimestre
Conteúdos:
-Estudo da musica: “Família”.
-Estudo dos conceitos históricos do samba; origem, importância na cultura.
-Letras musicais: raízes sertanejas e samba.
-Expressão corporal.
-Músicas populares (M.P.B)
Metodologias:
-estudo, interpretação e roda de conversa das letras musicais.
-Leitura dos textos informativos sobre o histórico musical.
-Utilização de clipes musicais
-convidar pessoas para demonstrar passos de danças.
-montar coreografias musicais
-produção de paródias.
Objetivos
-Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais do Brasil e do mundo.
-Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical.
-possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical.
-Estimular a pesquisa, exploração composição e interpretação de sons de diversas naturezas e procedências.
- Criar oportunidades de cultura e lazer para os estudantes na escola.
-Desenvolver a criatividade dos alunos.
Recursos didáticos:
ambiente ao redor da escola:
*apito *tambor *panelas *tampas *talheres *copos *plástico *ferro *buzina *o próprio corpo *CD’s DVD’s *computador (sala de informática) *Textos xerocopiados *pesquisas: *Entrevista *historias e musicas c/ movimentos específicos *tesoura *cola *sucata *EVA *som *microfone *caixa de som
Avaliação:
Avaliação se dará de forma contínua através da observação de cada aluno, respeitando sua maneira de ser, desenvolvimento, criatividade, sociabilidade, autonomia no decorrer das aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: