domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas
Ano: 2º
Disciplinas: Português, História, Geografia, Ed. Física

PLANEJAMENTO ANUAL / 2011

Mês: Fevereiro
Tema: Família
Disciplina: Português, História, Geografia, Ed. Física.
Conteúdos
  • A família;
  • Arvore Genealógica;
  • Texto: A barata (Cantiga de roda).

Gramática
  • Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
  • Escrita do nome completo;
  • Formação de palavras e frases;
  • Ordem alfabética;
Ortografia
  • Revisão das sílabas simples;
  • Produção de texto oral;
  • Produção de frases.

Mês: Março
Tema: Drogas
Conteúdos
  • Texto: A menina que sou. Livro Interagindo com a geografia pág. 8;
  • Texto: Amigo. Livro Interagindo com a geografia págs 19 a 27;
  • Texto: O que é ser criança?
  • Texto: Reconhecendo as diferenças Livro Interagindo com a história 2º ano págs: 8 a 19;
  • Textos: Nome de gente. Serafina. Livro Conhecer e Crescer págs 33 a 40;
  • Como evitar se contaminar com a dengue.

Gramática e ortografia
  • O alfabeto nas quatro formas;
  • Certidão de nascimento;
  • História do nome;
  • Encontro vocálico;
  • Palavras com sílabas simples e seqüência alfabética.

Objetivos
  • Opinar se gosta do próprio nome;
  • Identificar em sua certidão de nascimento algumas informações pessoais;
  • Saber sobre os prejuízos causados pelas drogas.
Metodologia
  • Leitura e interpretação de textos variados;
  • Informativos;
  • Poemas;
  • Bilhetes;
  • Rótulos;
  • Bulas;
  • Confecção de cartazes;
  • Leitura em grupo e individual;
  • Conversa informal sobre as drogas.

Mês: Abril
Tema: Poesia/Literatura infantil
Conteúdos
  • Texto: Onde eu vivo. Livro Interagindo com a geografia págs. 30 a 36;
  • Texto: O direito de ser diferente e As crianças e suas historias. Livro Interagindo com a História págs 20 a 39;
  • Texto: Piadas 43 Livro Conhecer e Crescer págs?
  • Biografia de Monteiro Lobato
  • Produção de poesias

Gramática e ortografia
  • Separação de Sílabas;
  • Trabalhar caligrafia
  • Como escrever um bilhete;
  • Letras com f ou v.

Objetivos
  • Discutir sobre o momento de contar piada;
  • Distinguir no texto os sons de palavras com f ou v.

Metodologia
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oralmente, textos e gravuras;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Recorte e colagem

Mês: Maio
Tema: Novas tecnologias / Profissões
Conteúdos
  • Texto: As moradias. Livro Interagindo com a geografia págs. 37 a 53;
  • Texto: História de outros tempos, Dividindo meu tempo. Livro Interagindo com a História págs 40 a 52. A importância e a valorização das profissões;
  • Texto: Amigo do peito pág: 52, Amigo, Terezinha de Jesus. Livro: Conhecer e crescer. Págs 52 a 70. Como ser beneficiado com as novas tecnologias


Gramática e ortografia
  • Bilhetes;
  • A escrita das palavras, letras de forma e cursiva e de imprensa, frases, ordenar sílabas para formar palavras;
  • Palavras com t ou d, p ou b, f ou v;


Objetivos
  • Aprender a valorizar e respeitar o próximo;
  • Organizar-se e situar-se no tempo sabendo citar o endereço de onde está rua, bairro, cidade, estado e pais;
  • Valorizar todas as profissões.

Metodologia
  • Conversa informal;
  • Leitura coletiva;
  • Quadro-giz;
  • Livros didáticos;
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oralmente, textos e gravuras;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Recorte e colagem.


Mês: Maio
Tema: Meio Ambiente
Conteúdos
  • Texto: Observando a rua. Livro Interagindo com a geografia págs. 56 a 60;
  • Texto: Medindo o tempo, O tempo do calendário. Livro Interagindo com a História págs 58 a 71;
  • Texto: O cravo brigou com a rosa pág: 67, Uma turma inesquecível 72

Gramática e ortografia
  • Ponto final;
  • Ponto de interrogação;
  • Ponto de exclamação;
  • Palavras com c/ç.


Objetivos
  • Saber manusear o calendário e o relógio;
  • Pontuar corretamente um texto e ler com clareza sem sílabas;

Metodologia
  • Conversa informal;
  • Leitura coletiva;
  • Quadro-giz;
  • Livros didáticos;
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oralmente, textos e gravuras;
  • Leitura de livrinhos literários;
  • Analisar textos e gravuras;
  • Utilização do laboratório de informática;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Recorte e colagem.

Mês: Agosto
Tema: Cultura
Conteúdos
  • O que vejo na rua 61;
  • As ruas se modificam 66, Livro Interagindo com a geografia págs. 61 a 73;
  • Texto: Vivendo em grupo, 74, Família de hoje e de outros tempos 77, História de família 85. Livro Interagindo com a História págs 74 a 88;
  • Texto: O lobo e os sete cabritos 94;
  • A cigarra e a formiga 116 livro conhecer e crescer.

Gramática e ortografia
  • Palavras com vogal + r, s e l;
  • A letra maiúscula;
  • Dois pontos e travessão.
  • Com g ou com j.


Objetivos
  • Valorizar e respeitar as pessoas no convívio social e cultural respeitando também a hierarquia.

Metodologia
  • Conversa informal;
  • Leitura coletiva e individual;
  • Quadro-giz;
  • Livros didáticos;
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oralmente, textos e gravuras;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Recorte e colagem.

Mês: Setembro
Tema: Trânsito
Conteúdos
  • Texto de Geografia: O meu endereço 74, Transitando pelas ruas 87. Livro Interagindo com a geografia págs. 74 a 85;
  • Texto de História: de outros tempos, Ensinar e Aprender, Nas escolas de ontem. Livro Interagindo com a História págs 89 a 99.
  • Texto: Salada de frutas 134 R. de Receita 146 livro Conhecer e crescer págs 134 a 156.


Gramática e ortografia
  • Palavras com r ou rr;
  • Ordenar palavras para formar frases;


Objetivos
  • Verificar as funções dos alimentos e levá-los a refletir sobre seus hábitos alimentares;
  • Identificar e situar-se no espaço em que vive.

Metodologia
  • Conversa informal;
  • Quadros enigmáticos;
  • Ditados visuais
  • Filmes informativos;
  • Leitura coletiva;
  • Quadro-giz;
  • Livros didáticos;
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oralmente, textos e gravuras;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Recorte e colagem.

Mês: Outubro
Tema: Civismo Regional
Conteúdos
  • Texto: As crianças e os visinhos. Livro Interagindo com a geografia págs. 74 a 85;
  • Texto: Brincar é um direito? Brincadeiras na história Livro Interagindo com a História págs 102 a 110;
  • Aprendendo as letras dos hinos: Nacional Independência do Brasil e de Goiás;
  • Texto: Corujice 147 e Cubra um sorriso 153, livro Conhecer e crescer.


Gramática e ortografia
  • Masculino e feminino;
  • Palavras com m ou n;
  • Singular e plural;
  • A letra h inicial nh, lh, ch.


Objetivos
  • Desenvolver a desinibição de falar em público e a capacidade de expressão oral;
  • Conceituar o gênero do substantivo;
  • Fazer corretamente a separação silábica inclusive dos dígrafos.

Metodologia
  • Conversa informal;
  • Jogos, dramatização;
  • Quadros enigmáticos;
  • Ditados visuais
  • Filmes informativos;
  • Leitura coletiva;
  • Quadro-giz;
  • Livros didáticos;
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oralmente, textos e gravuras;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Recorte e colagem.
Mês: Novembro
Tema: Consciência Negra
Conteúdos
  • Texto: Para não se perder, Dia e noite... Noite e dia. Livro Interagindo com a geografia págs. 100 a 111;
  • Texto: Os brinquedos de ontem e de hoje 111, Sou criança, quero respeito 118. Livro Interagindo com a História págs 111 a 124.
  • Texto: O velho e o menino p. 188


Gramática e ortografia
  • Aumentativo e diminutivo;
  • Palavras com s ou ss


Objetivos
  • Perceber o grau do substantivo e aplicá-lo corretamente;
  • Valorizar e respeitar a hierarquia em todos os níveis sociais;
  • Saber localizar-se no tempo e no espaço físico.

Metodologia
  • Conversa informal;
  • Dinâmica;
  • Quadros enigmáticos;
  • Ditados visuais e escritos de palavras;
  • Utilização de filmes informativos;
  • Utilização de leitura coletiva;
  • Utilização de quadro-giz;
  • Utilização de livros didáticos, cadernos do aluno;
  • Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
  • Interpretação oral e escrita de textos e gravuras;
  • Atividades no quadro e xerocopiada;
  • Utilização de recorte e colagem.

Recursos didáticos utilizados em todos os bimestres

  • Livro didático;
  • Papel cartão;
  • Chamex;
  • Pincéis;
  • EVA;
  • TV/ DVD/ CD;
  • Quadro-giz;
  • Retro-projetor;
  • Gravuras;
  • Tinta guache;
  • Cadernos;
  • Gibis;
  • Corda;
  • Dominó;
  • Palitos de picolé;
  • Sucatas;
  • Tesoura, cola;
  • Textos informáticos;
  • Revistas, jornais, livros usados;
  • Jogos didáticos;
  • Som;
  • Fantoches;
  • Livros literários;
  • Computador, Internet;
  • Brinquedos pedagógicos.

Avaliação utilizada em todos os bimestres

A avaliação será contínua,avaliando o aluno através de: participação, organização, comportamento e assiduidade, atividades orais e escritas, pesquisas, avaliação mensal e bimestral.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: