Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas
Ano: 2º
Disciplinas: Português, História, Geografia, Ed. Física
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
Mês: Fevereiro
Tema: Família
Disciplina: Português, História, Geografia, Ed. Física.
Conteúdos
- A família;
- Arvore Genealógica;
- Texto: A barata (Cantiga de roda).
Gramática
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Escrita do nome completo;
- Formação de palavras e frases;
- Ordem alfabética;
Ortografia
- Revisão das sílabas simples;
- Produção de texto oral;
- Produção de frases.
Mês: Março
Tema: Drogas
Conteúdos
- Texto: A menina que sou. Livro Interagindo com a geografia pág. 8;
- Texto: Amigo. Livro Interagindo com a geografia págs 19 a 27;
- Texto: O que é ser criança?
- Texto: Reconhecendo as diferenças Livro Interagindo com a história 2º ano págs: 8 a 19;
- Textos: Nome de gente. Serafina. Livro Conhecer e Crescer págs 33 a 40;
- Como evitar se contaminar com a dengue.
Gramática e ortografia
- O alfabeto nas quatro formas;
- Certidão de nascimento;
- História do nome;
- Encontro vocálico;
- Palavras com sílabas simples e seqüência alfabética.
Objetivos
- Opinar se gosta do próprio nome;
- Identificar em sua certidão de nascimento algumas informações pessoais;
- Saber sobre os prejuízos causados pelas drogas.
Metodologia
- Leitura e interpretação de textos variados;
- Informativos;
- Poemas;
- Bilhetes;
- Rótulos;
- Bulas;
- Confecção de cartazes;
- Leitura em grupo e individual;
- Conversa informal sobre as drogas.
Mês: Abril
Tema: Poesia/Literatura infantil
Conteúdos
- Texto: Onde eu vivo. Livro Interagindo com a geografia págs. 30 a 36;
- Texto: O direito de ser diferente e As crianças e suas historias. Livro Interagindo com a História págs 20 a 39;
- Texto: Piadas 43 Livro Conhecer e Crescer págs?
- Biografia de Monteiro Lobato
- Produção de poesias
Gramática e ortografia
- Separação de Sílabas;
- Trabalhar caligrafia
- Como escrever um bilhete;
- Letras com f ou v.
Objetivos
- Discutir sobre o momento de contar piada;
- Distinguir no texto os sons de palavras com f ou v.
Metodologia
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oralmente, textos e gravuras;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Recorte e colagem
Mês: Maio
Tema: Novas tecnologias / Profissões
Conteúdos
- Texto: As moradias. Livro Interagindo com a geografia págs. 37 a 53;
- Texto: História de outros tempos, Dividindo meu tempo. Livro Interagindo com a História págs 40 a 52. A importância e a valorização das profissões;
- Texto: Amigo do peito pág: 52, Amigo, Terezinha de Jesus. Livro: Conhecer e crescer. Págs 52 a 70. Como ser beneficiado com as novas tecnologias
Gramática e ortografia
- Bilhetes;
- A escrita das palavras, letras de forma e cursiva e de imprensa, frases, ordenar sílabas para formar palavras;
- Palavras com t ou d, p ou b, f ou v;
Objetivos
- Aprender a valorizar e respeitar o próximo;
- Organizar-se e situar-se no tempo sabendo citar o endereço de onde está rua, bairro, cidade, estado e pais;
- Valorizar todas as profissões.
Metodologia
- Conversa informal;
- Leitura coletiva;
- Quadro-giz;
- Livros didáticos;
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oralmente, textos e gravuras;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Recorte e colagem.
Mês: Maio
Tema: Meio Ambiente
Conteúdos
- Texto: Observando a rua. Livro Interagindo com a geografia págs. 56 a 60;
- Texto: Medindo o tempo, O tempo do calendário. Livro Interagindo com a História págs 58 a 71;
- Texto: O cravo brigou com a rosa pág: 67, Uma turma inesquecível 72
Gramática e ortografia
- Ponto final;
- Ponto de interrogação;
- Ponto de exclamação;
- Palavras com c/ç.
Objetivos
- Saber manusear o calendário e o relógio;
- Pontuar corretamente um texto e ler com clareza sem sílabas;
Metodologia
- Conversa informal;
- Leitura coletiva;
- Quadro-giz;
- Livros didáticos;
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oralmente, textos e gravuras;
- Leitura de livrinhos literários;
- Analisar textos e gravuras;
- Utilização do laboratório de informática;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Recorte e colagem.
Mês: Agosto
Tema: Cultura
Conteúdos
- O que vejo na rua 61;
- As ruas se modificam 66, Livro Interagindo com a geografia págs. 61 a 73;
- Texto: Vivendo em grupo, 74, Família de hoje e de outros tempos 77, História de família 85. Livro Interagindo com a História págs 74 a 88;
- Texto: O lobo e os sete cabritos 94;
- A cigarra e a formiga 116 livro conhecer e crescer.
Gramática e ortografia
- Palavras com vogal + r, s e l;
- A letra maiúscula;
- Dois pontos e travessão.
- Com g ou com j.
Objetivos
- Valorizar e respeitar as pessoas no convívio social e cultural respeitando também a hierarquia.
Metodologia
- Conversa informal;
- Leitura coletiva e individual;
- Quadro-giz;
- Livros didáticos;
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oralmente, textos e gravuras;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Recorte e colagem.
Mês: Setembro
Tema: Trânsito
Conteúdos
- Texto de Geografia: O meu endereço 74, Transitando pelas ruas 87. Livro Interagindo com a geografia págs. 74 a 85;
- Texto de História: de outros tempos, Ensinar e Aprender, Nas escolas de ontem. Livro Interagindo com a História págs 89 a 99.
- Texto: Salada de frutas 134 R. de Receita 146 livro Conhecer e crescer págs 134 a 156.
Gramática e ortografia
- Palavras com r ou rr;
- Ordenar palavras para formar frases;
Objetivos
- Verificar as funções dos alimentos e levá-los a refletir sobre seus hábitos alimentares;
- Identificar e situar-se no espaço em que vive.
Metodologia
- Conversa informal;
- Quadros enigmáticos;
- Ditados visuais
- Filmes informativos;
- Leitura coletiva;
- Quadro-giz;
- Livros didáticos;
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oralmente, textos e gravuras;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Recorte e colagem.
Mês: Outubro
Tema: Civismo Regional
Conteúdos
- Texto: As crianças e os visinhos. Livro Interagindo com a geografia págs. 74 a 85;
- Texto: Brincar é um direito? Brincadeiras na história Livro Interagindo com a História págs 102 a 110;
- Aprendendo as letras dos hinos: Nacional Independência do Brasil e de Goiás;
- Texto: Corujice 147 e Cubra um sorriso 153, livro Conhecer e crescer.
Gramática e ortografia
- Masculino e feminino;
- Palavras com m ou n;
- Singular e plural;
- A letra h inicial nh, lh, ch.
Objetivos
- Desenvolver a desinibição de falar em público e a capacidade de expressão oral;
- Conceituar o gênero do substantivo;
- Fazer corretamente a separação silábica inclusive dos dígrafos.
Metodologia
- Conversa informal;
- Jogos, dramatização;
- Quadros enigmáticos;
- Ditados visuais
- Filmes informativos;
- Leitura coletiva;
- Quadro-giz;
- Livros didáticos;
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oralmente, textos e gravuras;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Recorte e colagem.
Mês: Novembro
Tema: Consciência Negra
Conteúdos
- Texto: Para não se perder, Dia e noite... Noite e dia. Livro Interagindo com a geografia págs. 100 a 111;
- Texto: Os brinquedos de ontem e de hoje 111, Sou criança, quero respeito 118. Livro Interagindo com a História págs 111 a 124.
- Texto: O velho e o menino p. 188
Gramática e ortografia
- Aumentativo e diminutivo;
- Palavras com s ou ss
Objetivos
- Perceber o grau do substantivo e aplicá-lo corretamente;
- Valorizar e respeitar a hierarquia em todos os níveis sociais;
- Saber localizar-se no tempo e no espaço físico.
Metodologia
- Conversa informal;
- Dinâmica;
- Quadros enigmáticos;
- Ditados visuais e escritos de palavras;
- Utilização de filmes informativos;
- Utilização de leitura coletiva;
- Utilização de quadro-giz;
- Utilização de livros didáticos, cadernos do aluno;
- Utilização de fichas e cartazes com sílabas e palavras em estudo;
- Interpretação oral e escrita de textos e gravuras;
- Atividades no quadro e xerocopiada;
- Utilização de recorte e colagem.
Recursos didáticos utilizados em todos os bimestres
- Livro didático;
- Papel cartão;
- Chamex;
- Pincéis;
- EVA;
- TV/ DVD/ CD;
- Quadro-giz;
- Retro-projetor;
- Gravuras;
- Tinta guache;
- Cadernos;
- Gibis;
- Corda;
- Dominó;
- Palitos de picolé;
- Sucatas;
- Tesoura, cola;
- Textos informáticos;
- Revistas, jornais, livros usados;
- Jogos didáticos;
- Som;
- Fantoches;
- Livros literários;
- Computador, Internet;
- Brinquedos pedagógicos.
Avaliação utilizada em todos os bimestres
A avaliação será contínua,avaliando o aluno através de: participação, organização, comportamento e assiduidade, atividades orais e escritas, pesquisas, avaliação mensal e bimestral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: