domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 1º
Disciplinas: Matemática/Ciências/ Ed.rel./ arte

Planejamento anual / 2011

I Bimestre

Objetivos Específicos:
  • Identificar os numerais e sua quantidade através dos dados em textos relacionados ao tema em estudo;
  • Desenvolver a capacidade de observar, criar, refletir, relacionar, abstrair, concluir, generalizar e raciocinar logicamente;
  • Criar oportunidades de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situação da vida cotidiana;
  • Identificar e denominar conjuntos representados concretamente;
  • Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se, deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço; interpretar e fornecer instruções, usando terminologia adequada;
  • Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações;
  • Identificar cores primárias;
  • Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas;
  • Identificar, ler e registrar os numerais de 0 a 20;
  • Ampliar os seus conhecimentos sobre os números;
  • Associar quantidades às suas representações;
  • Proporcionar experiências com formas diferentes, para que os alunos reconheçam que os objetos podem ter diversas formas;
  • Descobrir padrões e regularidades nas atividades que envolvam sequências;
  • Associar quantidade às suas representações;
  • Desenvolver a percepção espacial;
  • Aproximar o aluno do conceito de sólido geométrico por meio da experimentação e manipulação de objetos;
  • Identificar antecessor e sucessor;
  • Conhecer a sequência numérica de 2 em 2;
  • Desenvolver estratégias próprias na resolução de continhas de adição e subtração até 9;
  • Conhecer ordem crescente e decrescente;
  • Identificar e comparar numerais de 20 a 50;
  • Comparar dúzia e meia dúzia;
  • Reconhecer que dezena é um grupo com dez elementos;
  • Registrar quantidade usando diferentes recursos;
  • Reconhecer cores secundárias e primárias e diferencia-las;
  • Interpretar e representar informações em gráficos e tabelas;
  • Lançar mão de hipóteses para a resolução de situações problemas;
  • Apropriar – se das regularidades das sequências numéricas e contar com intervalos variados.

Fevereiro: Família
Conteúdos:

  • Higiene corporal e ambiental
  • Cuidados contra a dengue no ambiente familiar;
  • Prevenção de doenças no carnaval
  • Respeito mútuo: família e escolar
  • Período preparatório (diagnostico):
  • Números e numerais de 1 a 10
  • Cálculo mental com somas de diferenças
  • Orientação espacial (dentro/ fora/ muito/ pouca.)
  • Grande/ pequeno; comprido/ curto, perto/ longe;
  • Grosso/ fino, embaixo/ em cima.
  • Maior/ menor, largo/ escrito antes/depois atrás/frente; áspero/liso direita/esquerda;
  • Forma e tamanho (circulo, quadrado, triangulo, retângulo);
  • Cores primárias
  • Trabalhar os numerais e sua quantidade nas disciplinas: arte e Educação Religiosa através dos dados em textos relacionados ao tema em estudo.

Objetivos:
  • Reconhecer a importância da higiene corporal e ambiente.
  • Reconhecer que a família é o primeiro grupo do qual participamos e que juntos devemos lutar contra a dengue.

Disciplina: Mat./ Ciênc./ Ed. Rel./ arte
Metodologia
  • Recorte e colagem de gravuras;
  • Utilização de livro didático;
  • Atividades mimeografadas, xerocopiadas e no caderno
  • Uso de jogos, símbolos, legendas, dinâmicas;
  • Leitura dos numerais;
  • Uso de material concreto para resolver adição e subtração (oralmente)
  • Identificação de número nos diferentes contextos (agenda, datas, calendário, peso, idade, nº de roupas).
  • Seqüência numérica de 1 a 10
  • Jogos de contagem

Março: Drogas

Conteúdos: prevenção contra o uso das drogas
  • Os males causados pelo uso das drogas
  • Número e numerais de 0 a 20;
  • Mesmo sentido, sentido do contrário;
  • Símbolos e sinais;
  • Sequências lógicas e padrões;
  • Representação de quantidades;
  • Adição e subtração com desenhos
  • Situação – problema
  • Sucessor e antecessor
  • Espaço e forma.
  • Agrupamento de 2 em 2

Objetivos:

  • Conhecer os diferentes tipos de drogas
  • Conscientizar os alunos quanto aos alunos quanto aos males causados pelas drogas
  • Discutir abertamente sobre as varias maneiras que as drogas chegam ate às pessoas:
  • Reconhecer os numerais e sua quantidade, o antecessor e o sucessor.
  • Resolver adição e subtração.

Metodologia

  • Recorte e colagem de gravuras;
  • Utilização do livro didático;
  • Atividades mimeografadas;
  • Xerocopiadas e no caderno;
  • Uso de jogos, símbolos, legendas dinâmicas;
  • Leitura dos numerais;

Abril: poesia/ Literatura infantil.

Conteúdos:
  • A importância da escola, moradia lazer, saúde na vida das pessoas
  • Higiene da casa e escola.
  • Adição e subtração com numerais até 9
  • Ordem crescente e decrescente
  • Numerais de 20 a 50
  • Dúzia/ meia dúzia
  • Dezena
  • Representação de quantidades
  • Cores secundárias
  • Gráficos
  • Situação – problema
  • Sequência lógica
  • Número maior e numero menor
  • Números ordinais
  • Agrupamento de 5 e 10 unidades

Objetivos:

  • Reconhecer a importância de escola, moradia, lazer, saúde para nossa vida.
  • Refletir sobre hábitos de higiene e pratica-los tanto em nossa casa, como na escala.
  • Identificar números e numerais nos diferentes contextos e numerais nos diferentes contextos (agenda, datas, calendário, etc.)

Metodologias:

  • Uso do livro didático
  • Jogos pedagógicos.
  • Leitura e escrita dos numerais
  • Atividades mimeografadas
  • Xerocopiadas e no caderno;
  • Uso de jogos, símbolos, legendas, dinâmicas;
  • Leitura dos numerais;
  • Uso de material concreto para resolver adição.
  • Calculo mental de multiplicação

II Bimestre

Objetivos Específicos:
  • Identificar e comparar numerais e quantidades;
  • Organizar mentalmente elementos para contagem;
  • Ampliar o repertório de jogos e regras (para aprender numerais, adição e subtração);
  • Utilizar o calendário como instrumento de medida de tempo;
  • Desenvolver estratégias pessoais para resoluções de problemas;
  • Reconhecer números pares e ímpares;
  • Reconhecer a anotação de numerais;
  • Resolver problemas que envolvam às idéias de juntar, comparar e separar;
  • Aproximar-se dos contextos sociais de uso do sistema monetário;
  • Identificar os dias da semana;
  • Compreender que a multiplicação é a soma de parcelas iguais;
  • Entender que os numerais, assim como as pessoas tem vizinhos;
  • Compreender que os dias da semana fazem parte da medida de tempo;
  • Reconhecer que o relógio é um instrumento de medida de tempo.
Maio: novas tecnologias/ Profissões.
Junho: meio ambiente

Conteúdos:
  • Prevenção de doenças com uso das tecnologias
  • Animais (domésticos, selvagens)
  • A higiene de ambiente
  • O homem e os animais (livro Eu gosto - ciências).
  • Seqüência numérica de 20 a 50
  • Adição e subtração com numerais
  • Calendário
  • Pares/ impares
  • Continuação – cálculo mental de multiplicação
  • Problemas envolvendo adição e subtração.
  • Sucessor e antecessor.
  • Ordem dos números (44 a 50)
  • Cont. Numerais ordinais
  • Nosso dinheiro (52 a 56)
  • Cont. numerais de 50 a 70.

Objetivos

  • Resolver as situações matemáticas dentro dos textos estudados compreendendo o meio em que vive apresentando com precisões os resultados nas atividades propostas.

Metodologias:

  • Uso do livro didático
  • Jogos pedagógicos
  • Leitura e escrita dos numerais
  • Atividades xerocopiadas
  • Uso de caderno, gráficos, etc.
  • Interpretação e resolução de situações problemas.
  • Uso de materiais concretos.
  • Dinâmicas, musicas

III Bimestre

Objetivos Específicos:
  • Comparar números e numerais;
  • Reconhecer os numerais que vem antes e depois;
  • Realizar contagem em contexto de jogo;
  • Realizar cálculos de adição e subtração usando material concreto;
  • Identificar as propriedades que caracterizam algumas formas geométricas;
  • Resolver pequenos cálculos mentais usando noção de divisão;
  • Reconhecer que a dezena faz parte do sistema de numeração decimal.

Agosto: cultura
Setembro: trânsito

Conteúdos:

  • Hábitos alimentares das regiões brasileiras;
  • Tratamento com remédios caseiros
  • Acidentes casados no transito
  • Primeiro socorros
  • Numerais de 60 a 8
  • Antecessor e sucessor dos numerais
  • Adição e subtração
  • Numerais por extenso
  • Figuras geométricas (85 a 97)
  • Noção de divisão

Objetivos

  • Reconhecer que a cultura está presente nas ações e relações das pessoas na sociedade, e uma herança deixada pelos nossos antepassados.
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo e o espaço a sua volta com aspectos que estimulam o interesse, a curiosidade para resolver situações problemas.
  • Reconhecer os cuidados que se deve ter no transito para evitar acidentes
  • Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo e o espaço a sua volta com aspectos que estimulam o interesse,a curiosidade para resolver situações problemas.

Metodologias:

  • Leitura de textos informativos;
  • Pesquisas;
  • Recorte e colagem;
  • Interpretação e resolução de problemas a partir de situações vividas no cotidianos;
  • Resolução de adição e subtração através de figuras e materiais concretos;
  • Xerocopiadas e no caderno.

IV Bimestre

Objetivos Específicos:
  • Reconhecer que a dezena faz parte do sistema de numeração decimal;
  • Comparar dúzia e meia dúzia;
  • Resolver continhas de adição e subtração;
  • Resolver problemas que envolvam às idéias de juntar, amparar e separar;
  • Usar as atividades cotidianas para reconhecer as grandezas e suas medidas;
  • Desenvolver noção de divisão.
Outubro: Civismo Regional
Novembro: Consciência Negro/Dengue.

Conteúdos:




  • Limpeza pública/ doméstica na prevenção de doenças e combate a dengue.
  • Alimentação dos negros
  • Saúde nos navios negreiros/ senzalas
  • Cont. dezena
  • Dúzia/ meia dúzia. (105)
  • Adição e subtração
  • Problemas de adição e subtração
  • Grandezas e suas medidas:
  • Comprimento
  • Peso ou massa
  • Medida de capacidade
  • Medida de tempo (121 a 133)
  • Noção de divisão

Objetivos:

  • Ler, interpretar e resolver problemas utilizando sistema de medida, adição e subtração relacionadas aos temas em estudo.

Metodologias

  • Pesquisa sobre os temas em estudo
  • Leitura, interpretação e resolução de problemas;
  • Recorte e colagem
  • Entrevistas;
  • Cálculo de adição e subtração, usando material concreto;
  • Utilização de livro didático, caderno e jogos;
  • Dobraduras;
  • Atividades xerocopiadas.
  • Uso do livro didático
Recursos didáticos para todos os bimestres:

  • Utilização de carteiras, quadro giz, mesa, armários, próprio aluno, lápis de cor, cola colorida, tinta, cadernos, livros didáticos, chamex, cartolina;
  • Utilização de tampinhas e palito de picolé, dominó, sala de aula, janela, mesa, bola;
  • CD, DVD, televisão, som;
  • Utilização de gravuras;
  • Utilização do próprio aluno;
  • Baralho numérico;
  • Utilização de revistas, livros antigos e jornais para pesquisa e recorte;
  • Canetinhas;
  • Gravuras do nosso dinheiro em papel e o dinheiro real de moeda e papel;
  • Jogos pedagógicos;
  • Feirinha dos fatos;
  • Quebra-cabeças com rosto de diferentes pessoas e números de 1 a 12;
  • Massa de modelar;
  • Relógio.

Avaliação

A avaliação será contínua através do desenvolvimento, participação, convívio social e demais circunstâncias que envolva o ensino aprendizagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: