Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: 1º
Disciplinas: Matemática/Ciências/ Ed.rel./ arte
Planejamento anual / 2011
I Bimestre
Objetivos Específicos:
- Identificar os numerais e sua quantidade através dos dados em textos relacionados ao tema em estudo;
- Desenvolver a capacidade de observar, criar, refletir, relacionar, abstrair, concluir, generalizar e raciocinar logicamente;
- Criar oportunidades de aplicação dos conhecimentos adquiridos em situação da vida cotidiana;
- Identificar e denominar conjuntos representados concretamente;
- Estabelecer pontos de referência para situar-se, posicionar-se, deslocar-se no espaço, bem como para identificar relações de posição entre objetos no espaço; interpretar e fornecer instruções, usando terminologia adequada;
- Perceber semelhanças e diferenças entre os objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações;
- Identificar cores primárias;
- Identificar o uso de tabelas e gráficos para facilitar a leitura e interpretação de informações e construir formas pessoais de registro para comunicar informações coletadas;
- Identificar, ler e registrar os numerais de 0 a 20;
- Ampliar os seus conhecimentos sobre os números;
- Associar quantidades às suas representações;
- Proporcionar experiências com formas diferentes, para que os alunos reconheçam que os objetos podem ter diversas formas;
- Descobrir padrões e regularidades nas atividades que envolvam sequências;
- Associar quantidade às suas representações;
- Desenvolver a percepção espacial;
- Aproximar o aluno do conceito de sólido geométrico por meio da experimentação e manipulação de objetos;
- Identificar antecessor e sucessor;
- Conhecer a sequência numérica de 2 em 2;
- Desenvolver estratégias próprias na resolução de continhas de adição e subtração até 9;
- Conhecer ordem crescente e decrescente;
- Identificar e comparar numerais de 20 a 50;
- Comparar dúzia e meia dúzia;
- Reconhecer que dezena é um grupo com dez elementos;
- Registrar quantidade usando diferentes recursos;
- Reconhecer cores secundárias e primárias e diferencia-las;
- Interpretar e representar informações em gráficos e tabelas;
- Lançar mão de hipóteses para a resolução de situações problemas;
- Apropriar – se das regularidades das sequências numéricas e contar com intervalos variados.
Fevereiro: Família
Conteúdos:
- Higiene corporal e ambiental
- Cuidados contra a dengue no ambiente familiar;
- Prevenção de doenças no carnaval
- Respeito mútuo: família e escolar
- Período preparatório (diagnostico):
- Números e numerais de 1 a 10
- Cálculo mental com somas de diferenças
- Orientação espacial (dentro/ fora/ muito/ pouca.)
- Grande/ pequeno; comprido/ curto, perto/ longe;
- Grosso/ fino, embaixo/ em cima.
- Maior/ menor, largo/ escrito antes/depois atrás/frente; áspero/liso direita/esquerda;
- Forma e tamanho (circulo, quadrado, triangulo, retângulo);
- Cores primárias
- Trabalhar os numerais e sua quantidade nas disciplinas: arte e Educação Religiosa através dos dados em textos relacionados ao tema em estudo.
Objetivos:
- Reconhecer a importância da higiene corporal e ambiente.
- Reconhecer que a família é o primeiro grupo do qual participamos e que juntos devemos lutar contra a dengue.
Disciplina: Mat./ Ciênc./ Ed. Rel./ arte
Metodologia
- Recorte e colagem de gravuras;
- Utilização de livro didático;
- Atividades mimeografadas, xerocopiadas e no caderno
- Uso de jogos, símbolos, legendas, dinâmicas;
- Leitura dos numerais;
- Uso de material concreto para resolver adição e subtração (oralmente)
- Identificação de número nos diferentes contextos (agenda, datas, calendário, peso, idade, nº de roupas).
- Seqüência numérica de 1 a 10
- Jogos de contagem
Março: Drogas
Conteúdos: prevenção contra o uso das drogas
- Os males causados pelo uso das drogas
- Número e numerais de 0 a 20;
- Mesmo sentido, sentido do contrário;
- Símbolos e sinais;
- Sequências lógicas e padrões;
- Representação de quantidades;
- Adição e subtração com desenhos
- Situação – problema
- Sucessor e antecessor
- Espaço e forma.
- Agrupamento de 2 em 2
Objetivos:
- Conhecer os diferentes tipos de drogas
- Conscientizar os alunos quanto aos alunos quanto aos males causados pelas drogas
- Discutir abertamente sobre as varias maneiras que as drogas chegam ate às pessoas:
- Reconhecer os numerais e sua quantidade, o antecessor e o sucessor.
- Resolver adição e subtração.
Metodologia
- Recorte e colagem de gravuras;
- Utilização do livro didático;
- Atividades mimeografadas;
- Xerocopiadas e no caderno;
- Uso de jogos, símbolos, legendas dinâmicas;
- Leitura dos numerais;
Abril: poesia/ Literatura infantil.
Conteúdos:
- A importância da escola, moradia lazer, saúde na vida das pessoas
- Higiene da casa e escola.
- Adição e subtração com numerais até 9
- Ordem crescente e decrescente
- Numerais de 20 a 50
- Dúzia/ meia dúzia
- Dezena
- Representação de quantidades
- Cores secundárias
- Gráficos
- Situação – problema
- Sequência lógica
- Número maior e numero menor
- Números ordinais
- Agrupamento de 5 e 10 unidades
Objetivos:
- Reconhecer a importância de escola, moradia, lazer, saúde para nossa vida.
- Refletir sobre hábitos de higiene e pratica-los tanto em nossa casa, como na escala.
- Identificar números e numerais nos diferentes contextos e numerais nos diferentes contextos (agenda, datas, calendário, etc.)
Metodologias:
- Uso do livro didático
- Jogos pedagógicos.
- Leitura e escrita dos numerais
- Atividades mimeografadas
- Xerocopiadas e no caderno;
- Uso de jogos, símbolos, legendas, dinâmicas;
- Leitura dos numerais;
- Uso de material concreto para resolver adição.
- Calculo mental de multiplicação
II Bimestre
Objetivos Específicos:
- Identificar e comparar numerais e quantidades;
- Organizar mentalmente elementos para contagem;
- Ampliar o repertório de jogos e regras (para aprender numerais, adição e subtração);
- Utilizar o calendário como instrumento de medida de tempo;
- Desenvolver estratégias pessoais para resoluções de problemas;
- Reconhecer números pares e ímpares;
- Reconhecer a anotação de numerais;
- Resolver problemas que envolvam às idéias de juntar, comparar e separar;
- Aproximar-se dos contextos sociais de uso do sistema monetário;
- Identificar os dias da semana;
- Compreender que a multiplicação é a soma de parcelas iguais;
- Entender que os numerais, assim como as pessoas tem vizinhos;
- Compreender que os dias da semana fazem parte da medida de tempo;
- Reconhecer que o relógio é um instrumento de medida de tempo.
Maio: novas tecnologias/ Profissões.
Junho: meio ambiente
Conteúdos:
- Prevenção de doenças com uso das tecnologias
- Animais (domésticos, selvagens)
- A higiene de ambiente
- O homem e os animais (livro Eu gosto - ciências).
- Seqüência numérica de 20 a 50
- Adição e subtração com numerais
- Calendário
- Pares/ impares
- Continuação – cálculo mental de multiplicação
- Problemas envolvendo adição e subtração.
- Sucessor e antecessor.
- Ordem dos números (44 a 50)
- Cont. Numerais ordinais
- Nosso dinheiro (52 a 56)
- Cont. numerais de 50 a 70.
Objetivos
- Resolver as situações matemáticas dentro dos textos estudados compreendendo o meio em que vive apresentando com precisões os resultados nas atividades propostas.
Metodologias:
- Uso do livro didático
- Jogos pedagógicos
- Leitura e escrita dos numerais
- Atividades xerocopiadas
- Uso de caderno, gráficos, etc.
- Interpretação e resolução de situações problemas.
- Uso de materiais concretos.
- Dinâmicas, musicas
III Bimestre
Objetivos Específicos:
- Comparar números e numerais;
- Reconhecer os numerais que vem antes e depois;
- Realizar contagem em contexto de jogo;
- Realizar cálculos de adição e subtração usando material concreto;
- Identificar as propriedades que caracterizam algumas formas geométricas;
- Resolver pequenos cálculos mentais usando noção de divisão;
- Reconhecer que a dezena faz parte do sistema de numeração decimal.
Agosto: cultura
Setembro: trânsito
Conteúdos:
- Hábitos alimentares das regiões brasileiras;
- Tratamento com remédios caseiros
- Acidentes casados no transito
- Primeiro socorros
- Numerais de 60 a 8
- Antecessor e sucessor dos numerais
- Adição e subtração
- Numerais por extenso
- Figuras geométricas (85 a 97)
- Noção de divisão
Objetivos
- Reconhecer que a cultura está presente nas ações e relações das pessoas na sociedade, e uma herança deixada pelos nossos antepassados.
- Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo e o espaço a sua volta com aspectos que estimulam o interesse, a curiosidade para resolver situações problemas.
- Reconhecer os cuidados que se deve ter no transito para evitar acidentes
- Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo e o espaço a sua volta com aspectos que estimulam o interesse,a curiosidade para resolver situações problemas.
Metodologias:
- Leitura de textos informativos;
- Pesquisas;
- Recorte e colagem;
- Interpretação e resolução de problemas a partir de situações vividas no cotidianos;
- Resolução de adição e subtração através de figuras e materiais concretos;
- Xerocopiadas e no caderno.
IV Bimestre
Objetivos Específicos:
- Reconhecer que a dezena faz parte do sistema de numeração decimal;
- Comparar dúzia e meia dúzia;
- Resolver continhas de adição e subtração;
- Resolver problemas que envolvam às idéias de juntar, amparar e separar;
- Usar as atividades cotidianas para reconhecer as grandezas e suas medidas;
- Desenvolver noção de divisão.
Outubro: Civismo Regional
Novembro: Consciência Negro/Dengue.
Conteúdos:
- Limpeza pública/ doméstica na prevenção de doenças e combate a dengue.
- Alimentação dos negros
- Saúde nos navios negreiros/ senzalas
- Cont. dezena
- Dúzia/ meia dúzia. (105)
- Adição e subtração
- Problemas de adição e subtração
- Grandezas e suas medidas:
- Comprimento
- Peso ou massa
- Medida de capacidade
- Medida de tempo (121 a 133)
- Noção de divisão
Objetivos:
- Ler, interpretar e resolver problemas utilizando sistema de medida, adição e subtração relacionadas aos temas em estudo.
Metodologias
- Pesquisa sobre os temas em estudo
- Leitura, interpretação e resolução de problemas;
- Recorte e colagem
- Entrevistas;
- Cálculo de adição e subtração, usando material concreto;
- Utilização de livro didático, caderno e jogos;
- Dobraduras;
- Atividades xerocopiadas.
- Uso do livro didático
Recursos didáticos para todos os bimestres:
- Utilização de carteiras, quadro giz, mesa, armários, próprio aluno, lápis de cor, cola colorida, tinta, cadernos, livros didáticos, chamex, cartolina;
- Utilização de tampinhas e palito de picolé, dominó, sala de aula, janela, mesa, bola;
- CD, DVD, televisão, som;
- Utilização de gravuras;
- Utilização do próprio aluno;
- Baralho numérico;
- Utilização de revistas, livros antigos e jornais para pesquisa e recorte;
- Canetinhas;
- Gravuras do nosso dinheiro em papel e o dinheiro real de moeda e papel;
- Jogos pedagógicos;
- Feirinha dos fatos;
- Quebra-cabeças com rosto de diferentes pessoas e números de 1 a 12;
- Massa de modelar;
- Relógio.
Avaliação
A avaliação será contínua através do desenvolvimento, participação, convívio social e demais circunstâncias que envolva o ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: