domingo, 14 de agosto de 2011


Planejamento anual de leitura
do 1º ano A e B

I BIMESTRE

Fevereiro/ Família
Conteúdos:

  • vogais
  • Encontro vocálico;
  • Alfabeto;
  • Letra P, contar a historia do pinóquio
  • Valores na família: respeito, solidariedade, amor, carinho, etc..
Metodologia:
  • Leitura individual, em grupo,
  • Leitura lida pelo professor;
  • Recorte e colagem de figuras, letras e palavras;
  • Utilização de jogos pedagógicos: desenvolvimento da linguagem oral, escrita e ilustrada,
  • Atividades xerocopiadas,
  • Historias contadas ilustradas, seqüenciadas.
  • Reconto das historias contadas;
Objetivos:
  • Contar e recontar historia observando a seqüência lógica.
  • Ouvir com atenção a leitura lida pelo professor;
  • Compreender a importância do amor em uma família.
Recursos

Avaliação

Março/ Drogas
Conteúdos:
  • Efeitos da droga no organismo do homem: danças, depressão, solidão, etc.;
  • Formação de palavras;
  • Produção de frases;
  • Produção de texto oral e ilustrado;
  • Letra C, V, F

Metodologia:
  • Construção de fichas para trabalhar palavras e frases;
  • Atividades xerocopiadas;
  • Histórias contadas, ilustradas, seqüenciadas;
  • Confecção de cartazes;
  • Pesquisa;
  • Textos informativos;
  • Leituras de imagens;


Objetivo:
  • Conscientizar o aluno de que as drogas são prejudiciais a saúde e se usadas sem controle causam dependência e ate morte.
  • Formar palavras, produzir frases observando a seqüência das palavras e da pontuação;
  • Compreender a mensagem do que foi lido pelo professor.
Abril/ Poesia
Conteúdo:
  • Estudo de poesias de diferentes autores;
  • Leitura;
  • Letra L, R, T;
  • Formação de palavras e frases orais e escritas;
  • Formação de pequenas poesias.

Metodologia:
  • Leitura de diferentes poesias lidas pelo professor e pelo aluno;
  • Roda de conversa;
  • Elaboração de poesias coletivas orientadas pelo professor;
  • Construção de poesias em cartazes;

II BIMESTRE

Maio/ Novas Tecnologias/Profissões


Junho / Meio Ambiente

Conteúdo
Formação de palavras usando a tecnologia do computador;
  • Evolução dos meios de transporte;
  • Evolução das tecnologias;

  • Preservação do meio ambiente: desmatamentos, queimadas, invasões para construção de moradias, etc.;
  • Animais em extinção;
  • Letras de imprensa minúscula e maiúscula;
  • Separação de silabas;
Metodologia
:
  • Utilização da sala de informática;
  • Leitura de texto informativo lidas pelo professor;
  • Conversa formal e informal;
  • Pesquisas;
  • Ditado;



III BIMESTRE

Agosto/ Cultura
Conteúdos:
  • Texto: Lenda do saci;
  • Produção oral e escrita de contos populares;

Metodologia:
  • Leitura e interpretação de textos;
  • Conto e reconto de historias;
  • Ditado

Objetivo:

  • Despertar no aluno o interesse por manifestações culturais.
  • Compreender o que são lendas,
  • Produzir pequenos textos com coerência;

Setembro/ Trânsito
Conteúdos:

  • Cuidados e segurança no trânsito (pesquisar meios de transporte);
  • Consoante mais L
  • Formação de frases e palavras com silabas complexas;
Metodologia:

  • Pesquisa;
  • Recorte e colagem;
  • Leitura e interpretação de textos;
  • Confecção de cartazes e semáforo;
Objetivo:


  • Conhecer alguns sinais de transito: faixas semáforos, rotatórias, etc.;
  • Identificar situações de risco no trânsito estimulando comportamentos seguros, tendo como meta a redução de acidentes no trânsito.
  • Ler frases e interpretá-las;

IV BIMESTE

Outubro/ Civismo Regional
Conteúdo:
  • O museu
  • A comunidade como se vive (bairro, rua);
  • Produção de frases e pequenos textos;
  • Produção de textos orais, escritos e ilustrados;
  • R dobrado;

Metodologia:

  • Recorte e colagem;
  • Leitura de textos informativos sobre museu e sua importância histórica;
  • Atividades xerocopiadas;
  • Formação de frases;

Objetivo:


Novembro / Consciência Negra/ Dengue

Conteúdo:

  • Preconceito (pesquisas);
  • Dengue;
  • Produção de texto oral, escrito e ilustrado;

Metodologia:

  • Recorte e colagem;
  • Texto informativo sobre cidadania,
  • Conversa informal;
  • Produção de texto oral escrito e ilustrado;
  • Observação de imagens


Recursos para todos os bimestres

Fichas, revistas, jornal, livro literário, cartolinas, computador, cartazes, xerocopiadora, vídeo, DVD, CD, TV, retro projetor, livros didáticos,...



Avaliação utilizada em todos os bimestres:


A avaliação será realizada através de atividades escritas, leituras, avaliações mensais, bimestrais e contínua (participação, organização, disciplina, trabalhos, assiduidade).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: