domingo, 14 de agosto de 2011


                                         Planejamento Anual 2011
                                                      Jardim II

Mês: fevereiro/ março/ abril
Família/ drogas/ poesia liter. Infantil
 
 Bimestre I

Objetivos específicos

·         Conhecer e respeitar os diferentes tipos de famílias;
·         Estreitar as relações entre família e escola;
·         Identificação dos papéis da família no convívio escolar;
·         Desenvolver a auto estima dos alunos p/ facilitar a comunicação c/ os pais referente ao uso de drogas licitas e ilícitas.
·         Conhecer diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, musica e narração.


Conteúdos do mês de fevereiro

Linguagem oral

·         A vida em família
·         Componentes da família; diferentes tipos de família; relação  familiar;identificando a família no passado e presente;
·         Comportamento da família (moradia, alimentação, saúde, emprego, lazer educação, etc.).
·         História da escola
·         Direitos e deveres na escola;
·          Noções sobre os ambientes fundamentais de uma escola, espaço fisico,manutenção,mobiliário,etc.


Linguagem escrita

·         Coordenação motora;
·         Cores primárias/ secundárias;
·         Formas geométricas;
·         Escrita do nome;
·         Posição: (igual/ diferente; dentro, fora);
·         Escrito das vogais;
·         Escritas dos numerais de 0 á 5;
·         Escrita do alfabeto de imprensa;
·         Leitura do alfabeto dentro das palavras;
·         Escrita do nome (pais e irmãos);
·         Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade, amizade e respeito;
·         Regras de convivência familiar e escolar;
·         Escrita dos numerais de 0 à 5;
·         Recorte, colagem.

Conteúdos do mês de março

Linguagem oral

        Drogas lícitas
Medicamentos
Álcool
Tabagismo

Drogas ilícitas

Crack
Cocaína
Maconha

Prevenção ao uso de drogas doenças causadas pelo uso de drogas.

Linguagem escrita

·         Escrita do nome
·         Escrita das vogais nas quatro forma
·         Encontro do alfabeto imprensa.
·         Explorar os órgãos do sentido
·         Desenhos ou filme referente ao uso de drogas
·         Escrita dos numerais de 0 á 9
·         Posição (acima/ abaixo; frente, atrás
·         Higiene pessoal

Datas comemorativas

Ø      Carnaval
Ø      08/03 Dia internacional da mulher
Ø      14/03 dia internacional da poesia
Ø      15/03 dia da escola.
Ø      15/03 dia do circo
Ø      21/03 inicio da primavera
Ø      22/03 dia mundial da água



Conteúdos do mês de abril

Linguagem oral

·         Poesia
·         Leitura
·         Narrar historias conhecidas
·         Interpretar histórias e reproduzir
·         Músicas
·         Gibis
·         Livro de histórias
·         Quadrinhas
·         Contar e recontar história
·         Interpretar e reproduzir poesia,
·         Piadas, quadrinhas e músicas.



Linguagem escrita

·         Distancia (longe/ perto)
·         Lateralidade (direito, esquerdo)
·         Escrita do nome
·         Encontros vocálicos
·         Numerais de 0 à 15
·         Transformar as vogais de imprensa p/ cursiva
·         Escrita de palavra imprensa p/ cursiva
·         Escrito do alfabeto


Datas comemorativas

Ø      Páscoa (data móvel)
Ø      19/04 – diabo índio
Ø      21/ 04 – Tiradentes
Ø      22/04 – descobrimento do Brasil


Metodologia

·         Conversa informal
·         Visita na casa de um aluno
·         Trazer uma família na escola
·         Visita nas dependências da escola
·         Músicas
·         Textos diversos
·         Brincadeiras
·         Filme: a família
            Drogas
            Literatura infantil                        
·         Modelar c/ massinha
·         Histórias contadas e ilustradas
·         Biblioteca móvel
·         Visita na biblioteca
·         De senhor, livre e direcionado
·         Lanche coletivo
·         Cartaz c/ figuras
·         Ilustrar e recitar poesias
·         Livros ilustrados
·         Artes visuais: pintores reconhecidos.
·         Recorte e colagem
·         Atividade xerocopiada
·         Pesquisa
·         Músicas cantadas e ouvidas
·         Leitura e interpretação de imagens e cenas
·         Brincadeiras diversas
·         Brinquedos de casa

Bimestre II
Mês maio/ junho

Novas tecnologias/ profissões/ meio ambiente

Objetivos

·         Compreender a revolução do conhecimento e da tecnologia na vida pessoal e profissional
·         Reconhecer e valorizar a importância da preservação ambiental no planeta terra
·         Conscientizar sobre as conseqüências das transformações da natureza que ocorreram mediante a ação humana.

Conteúdo mês de maio

Linguagem oral

·         textos informativos sobre novas tecnologias (pesquisa)
Ø      Alimentação
Ø      Vestuário
Ø      Segurança
Ø      Educação
Ø      Saúde
Ø      Moradia


Linguagem escrita

·         Escrita do alfabeto (imprensa)
·         Escrita das famílias sílabas
·         Encontros vocálicos
·         Escrita dos numerais
·         Seqüência numérica
·         Noções de conjunto
·         Adição
·         Unidade e dezena
·         Sociedade e tecnologias
·         Mudanças tecnológicas
 (antes e hoje) alimentação vestuário, segurança, educação, saúde, moradia.

Conteúdo do mês de junho

Linguagem oral

·         As partes do planeta
·         Ambiente, elementos naturais/
·         Culturais;
·         Higiene ambiental e do espaço escolar
·         Dia/ noite
·         Leitura do alfabeto/ numerais e silabas simples
·         Água: utilização e conservação da água.

Linguagem escrita

  • Famílias silábicas
  • Formar palavras simples
  • Produção de textos histórias e de desenhos;
  • Numerais de 0 á 20/ conjuntos
  • Noções de adição e subtração
  • Antecessor e sucessor
  • Seqüência numérica
  • Noções de tempo: ontem/ hoje/ amanhã.
  • Lateralidade: frente/ para trás/ p/ lado/ para cima/ para baixo.
  • Escrita de palavras de imprensa p/cursiva;



Datas comemorativas

Ø      1º de maio – dia do trabalho
Ø      2º domingo de maio – dia das mães
Ø      05/06 – Dia mundial do meio ambiente
Ø      Corpus Christi
Ø      Festa junina

Metodologia

·         Leitura e comentários de textos informativos
·         Jogos silábicos
·         Fantoches
·         Jogos de memória
·         Música, brincadeiras e jogos com alfabeto e numerais.
·         Atividade no caderno e em folhas.
·         Trabalhos c/ rótulos
·         Recorte e colagem
·         Banho de piscina e piquenique;
·         Teatro c/ fantoche
·         Caixa surpresa
·         Modelagem c/ massinha
·         Relato pessoal
·         Internet
·         Atividade de campo
·         Pesquisa
·         História ilustrada
·         Cartazes
·         Filme referente ao meio ambiente
·         Confecção de brinquedos c/ sucatas
·         Passeio ecológico
·         Dinâmica c/ ficha
·         Leitura do alfabeto e numerais em cartazes

Bimestre III

Mês: agosto/ setembro
Cultura/ trânsito

objetivos

·         Respeito e amor aos patrimônios culturais do município: escola, praça, biblioteca, prefeitura;
·         Lendas folclóricas;
·         Danças e comidas típicas;
·         Historias e lendas sobre Crixás;
·         Respeito e amor aos patrimônios culturais do município: escola, praça, biblioteca, prefeitura;
·         Lendas folclóricas;
·         Danças e comidas típicas;
·         Historias e lendas sobre Crixás;
Conteúdos

Linguagem oral:

·         História e lenda de Crixás
·         Lendas
·         Lendas folclóricas
·         Danças e comidas típicas

Linguagem escrita

·         Histórias contadas e ilustradas
·         Famílias sílabas
·         Escrita do nome (cursivo)
·         Escrita do alfabeto (cursivo)
·         Escrita dos numerais de 0 á 30
·         Seqüência numérica
·         Adição/ subtração
·         Copia de palavras simples (cursiva)
·         Lateralidade: esquerda/ direita
·         Noções de tempo passado/ presente/ futuro (antes, agora, e depois)
·         Dia da semana
·         Escrita de palavras de imprensa p/ cursiva
·         Conjuntos

Datas comemorativas

Ø      2º domingo de agosto – dia dos pais
Ø      22/08 – dia do folclore;
Ø      25/08 – dia do soldado

Mês: setembro

Conteúdo

·         Atenção no trânsito
·         As placas de sinalização
·         Transformação no transito de Crixás

Linguagem escrita

  • Meios de transporte
  • Famílias silábicas
  • Escrita do nome (cursivo)
  • Escrita do alfabeto (cursivo maiúsculo)
  • Seqüência de historia
  • Numerais de 0 à 30
  • Seqüência numérica
  • Conjuntos
  • Escrita de palavras de imprensa p/ cursiva

Datas comemorativas

Ø      07/09 Independência do Brasil
Ø      21/09 dia da arvore
Ø      23/09 inicio da primavera
Ø      25/09 dia do trânsito


Metodologia

  • Músicas
  • Danças
  • Brincadeiras
  • Utilização de jogos
  • Histórias contadas e ilustradas
  • Desenhos livres e direcionados
  • Entrevistas
  • Pesquisas;
  • História (inicio/ meio/ fim)
  • Dramatização de história
  • Leituras e cartazes
  • Gravuras c/ frutos do cerrado
  • Atividade de campo
  • Leitura de textos informativos e comentários
  • Massinha
  • Recorte e colagem
  • Recitar poemas
  • Rodinhas
  • Caixa surpresa

IV Bimestre
Mês: outubro/ novembro

Civismo regional/ conseqüência negra

Objetivos gerais

·         Valorizar a nossa região como forma de respeito ao povo crixaense.
·         Compreender a história de seu município, bem como as mudanças ocorridas, analisando vantagens e desvantagens para população
·         Conhecer os frutos nativos do município de Crixás e saber suas vitaminas

Conteúdo

Linguagem oral

·         Conhecendo a historia de Crixás
·         Frutos da terra e vitaminas
·         Festival do pequi
·         Dengue

Linguagem escrita

  • Escrita dos numerais de 0 à 30;
  • Conjuntos;
  • Seqüência numérica
  • Adição e subtração
  • Problemas
  • Dezena/ dúzia
  • Famílias silábicas
  • Escrita do nome cursivo
  • Escrita de palavras de imprensa p/ cursivo.

.


      Datas comemorativas

Ø      12/10 dia das crianças
Ø      15/10 dia do professor
Ø      30/10 aniversário de Crixás


Conteúdo do mês de novembro
Consciência negra

Linguagem oral

  • Respeito as diferenças
  • Conhecendo a cultura negra (dança, crença e alimentação)
  • Prevenção/ dengue
  • Higiene: corpo, casa, escola, rua e etc.

Linguagem escrita

  • Escrita dos numerais 0 à 30
  • Conjuntos
  • Seqüência numérica
  • Adição e subtração
  • Problemas
  • Noções de quantidade
  • Escrita de palavras de imprensa para cursiva.

Datas comemorativas

Ø      15/11 – proclamação da republica
Ø      19/11 – Dia da bandeira
Ø      21/12 – inicio do inverno
Ø      25/12 – Natal

Metodologia

  • Música
  • Danças
  • Brincadeiras
  • Utilização de jogos
  • Histórias contadas e ilustradas.

Pesquisa
Textos informativos

Recursos didáticos utilizados em todos os bimestres

  • Cartolina
  • Livro didático
  • Pincel
  • Transparência
  • Reto projetor
  • Jornal
  • Sucatas
  • Tampinhas de garrafa
  • Palitos de picolé
  • Jogos diversos
  • Som
  • TV
  • Computador (internet)
  • Revistas e livros velhos
  • E.V.A
  • Papel cartão
  • Papel color sete


            Avaliação

A avaliação será realizada no dia – a – dia de acordo com o desenvolvimento do aluno através de relatório.







     























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: