domingo, 14 de agosto de 2011


Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Maternal
Professora: Valdima

            PLANEJAMENTO ANUAL / 2011

I Bimestre

Mês: Fevereiro/ Março/Abril

Objetivos Gerais:
     v            Compreender a importância da família na formação social;
     v            Reconhecer que a família é a base de todo cidadão;
     v            Identificar os membros da sua família (pai,mãe e irmãos), e da família ampla (tios, avós e etc.);
     v            Percebe Reproduzir histórias através de dramatizações r a importância da ação conjunta no combate as drogas;
     v            Desenvolver o hábito de ouvir poesias lidas e dramatizadas;
v           Reproduzir histórias através de dramatizações.
Conteúdos:
FEVEREIRO

Lingragem oral
     v            A família na escola;
     v            Formação da família;
     v            Regras de convivência familiar/escolar;
     v            Higiene e saúde.
Linguagem Escrita:
     v            Introdução da letra “A”;
     v            Cores – vermelho/ amarelo/ azul;
     v            Forma geométrica (círculo/quadrado);
     v            Introdução do nº 1.
Março
Datas comemorativas:
     v            08/03 – Dia Internacional da mulher;
     v            14/03 – Dia Internacional da poesia;
     v            15/03 – Dia da Escola;
     v            15/03 – Dia do Circo;
     v            Carnaval (data móvel).

Conteúdos
Linguagem Oral:
     v            Formas preventivas ao combate as drogas;
     v            Conhecer algumas drogas (cigarro, remédio, etc);
     v            Doenças causadas pelas drogas;
     v            Comportamentos de usuários de drogas.
Linguagem Escrita:
     v            Introdução da letra E;
     v            Introdução do nº 2 e revisão do nº 1;
     v            Distância (perto/longe);
     v            Noção (dentro/fora, em cima/ embaixo);
     v             Formas geométricas (círculo e triângulo);
     v            Cores (vermelho e verde).
Abril
Datas comemorativas:
     v            Páscoa;
     v            19/04 – Dia do índio;
     v            21/04 – Tiradentes;
     v            22/04 – Descobrimento do Brasil.

Conteúdos
Linguagem Oral:
     v            Formação do hábito de leitura;
     v            Reproduzir oralmente, contos e historias;
     v            Contar e recontar histórias;
     v            Desenvolver a imaginação através da poesia;
     v            Lazer e moradias.
Linguagem Escrita:
     v            Introdução da letra “I”, e revisão da letra “A/E”;
     v            Introdução do nº 3 e revisão dos números 1 e 2;
     v            Espessura (grosso/fino);
     v            Altura (alto/baixo).
Metodologias;
     v            Conversa informal;
     v            Desenho livre;
     v            Recorte e colagem;
     v            Atividade em grupo;
     v            Utilização de músicas diversificadas;
     v            Lanches coletivos.
II Bimestre

Mês: Maio/ Junho

Objetivos Gerais:
     v            Compreender as novas tecnologias no âmbito profissional;
     v            Conhecer o funcionamento dos meios de comunicação.
Conteúdos:
Maio

Linguagem Oral:
     v            Meios de transportes;
     v            Meios de comunicação;
     v            Profissões;
     v            Nosso corpo.
Linguagem Escrita:
     v            Introdução da letra “O” e revisão das letras “A/E/I”;
     v            Introdução do nº 4 e revisão dos números 2,3;
     v            Noção do alfabeto;
     v            Noção da escrita do nome;
     v            Introdução do retângulo, quadrado, triângulo;
     v            Revisão da forma geométrica (círculo);
     v            Cores da Bandeira, civismo, mistura de cores;
     v            Lateralidade (direita e esquerda);
     v            Tamanho (grande/ pequeno).
Datas comemorativas:
     v            1º de maio – Dia do trabalho;
     v            2º domingo de maio – Dia das mães.
Junho
Conteúdos
Linguagem Oral:
     v            Preservação Oral;
     v            Recursos naturais retirados do ambiente;
     v            Reciclando o lixo.
Linguagem Escrita:
     v            Introdução da letra "U” e revisão das letras “A/E/I/O”;
     v            Introdução do número 5 e revisão dos números 1/2/3/4;
     v            Orientação espacial;
     v            Quantidade (muito/pouco);
     v            Igual/diferente;
     v            Mistura de cores (azul, branco, verde, vermelho e amarelo).
Datas comemorativas:
       v          05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente;
       v          03/06 – Corpus Christian (móvel);
       v          21/06 – Início do verão;
       v          02/06 – Festa Junina.
Metodologias
     v            Leitura de textos informativos;
     v            Confecção de cartazes;
     v            Utilização de poesias e músicas;
     v            Campeonato;
     v            Brincadeiras/ rodinha;
     v            Análise e interpretação de gravuras;
     v            Utilização de fichas;
     v            Aula campo (visita aos lagos e nos bairros).
III Bimestre

Mês: Agosto/ Setembro

Objetivos Gerais:
     v            Refletir sobre a necessidade da preservação do patrimônio cultural do município ;
     v            Conhecer os sinais de trânsito existentes no município;
     v            Compreender a importância da sinalização para a segurança no trânsito;
     v            As plantas.
Contéudos:
Agosto
Linguagem Oral:
     v            Conservação dos patrimônios culturais municipais:
·        Escola;
·        Praças;
·        Prefeitura.
Linguagem Escrita:
     v            Noção da letra B e revisão as vogais (A/E/I/O/U);
     v            Introdução do número 5 e revisão dos números 1/2/3/4;
     v            Posição (frente/atrás);
     v            Medida (leve/pesado);
     v            Revisão das cores primárias;
     v            Formas geométricas (quadrado/ círculo/triângulo/ retângulo).
Datas comemorativas:
       v          2º domingo de agosto – Dia dos pais;
       v          22/08 – Dia do folclore;
       v          25/08 – Dia do soldado.
Setembro
Conteúdos
Linguagem Oral:
     v            Cuidado com acidentes no trânsito;
     v            Sinalização em Crixás:
·        Existentes (faixa de pedestre / placas / rotatória);
·        Não existentes (semáforo).
     v            Formas geométricas;
     v            Órgãos do sentido.
Linguagem Escrita:
     v            Noção da letra C  e revisão da letra B;
     v            Introdução do número 6 e revisão dos números 1,2,3,4,5;
     v            Revisão das cores (vermelho, azul, verde, amarelo e branco);
     v            Formas geométricas (utilizar o computador);
     v            Identificação do nome (fichas).
Datas comemorativas:
     v            07/09 – Independência do Brasil;
     v            23/09 – Início da primavera;
     v            25/09 – Dia do trânsito.
Metodologias:
     v            Leitura de textos informativos;
     v            Visita aos patrimônios culturais (escola, praças, prefeitura, biblioteca e outros);
     v            Análise e interpretação de fatos e gravuras;
     v            Leitura de lendas, parlendas e trava-língua;
     v            Tarefas complementar em caderno e folhas;
     v            Confecção de cartazes;
     v            Utilização de fichas;
     v            Conversa informal;
     v            Apresentação de praças de sinalização;
     v            Aula campo (visita as sinalizações de trânsito);
     v            Dramatização sobre o trânsito;
     v            Músicas diversas;
     v            Recortes e colagem;
     v            Utilização de fichas (nomes);
     v            Confecção de cartazes.

IV Bimestre

Mês: Outubro/ Novembro

Objetivos Gerais:
     v            Despertar o interesse pelo consumo e preservação dos frutos da terra, perceber a importância das vitaminas encontradas nos frutos como fonte de saúde para a humanidade;
     v            Valorizar e respeitar a cultura afro brasileira;
     v            Identificar os perigos que a dengue pode causar para a população.
Outubro

Conteúdos:

Linguagem Oral:
     v            Frutos como fonte de saúde;
     v            Vitaminas encontradas nos frutos;
     v            Higiene e conservação dos frutos;
     v            Dia e noite;
     v            Os animais.

Linguagem Escrita:
     v            Noção da letra “D” e revisão B/C;
     v            Introdução do nº 7 e revisão dos numerais 1,2,3,4,5,6;
     v            Revisão das formas geométricas;
     v            Identificação do nome do aluno;
     v            Revisar as cores.

Datas comemorativas:
     v            12/10 – Dia das crianças;
     v            15/10 – Dia do professor;
     v            30/10 – Dia do Aniversário de Crixás;
     v            Festival do Pequi.

Novembro

Linguagem Oral:  
     v            Costumes dos descendentes afros:
·        Danças;
·        Comida;
·        Músicas.
     v            Dramatização sobre a prevenção contra a Dengue;
     v            Sol e chuva.

Linguagem Escrita:
     v            Noção da letra E e revisão das letras B,C,D;
     v            Revisar as vogais;
     v            Introduzir os numerais 8 e 9 e revisar os numerais 1,2,3,4,5,6 e 7;
     v            Noção do alfabeto (leitura);
     v            Noção do nome do professor;
     v            Revisar as cores trabalhadas;
     v            Revisar as formas geométricas.

Datas comemorativas:
       v          15/11 – Proclamação da República;
       v          19/11 – Dia da Bandeira;
       v          21/11 – Início do Inverno.

Metodologias:
     v            Atividades complementar;
     v            Conversa informal;
     v            Confecção de cartazes;
     v            Análise e interpretação de gravuras;
     v            Utilização de diversas músicas;
     v            Recortes e colagens;
     v            Texto informativo;
     v            Pesquisas;
     v            Conversa informal;
     v            Análise e interpretação de gravuras.

Recursos Didáticos para todos os bimestres
     v            Cartolina;
     v            Livro didático;
     v            Pincel;
     v            Transparência;
     v            Retroprojetor;
     v            Jornal;
     v            Sucatas;
     v            Tampinhas de garrafa;
     v            Palitos de picolé;
     v            Jogos diversos;
     v            Som;
     v            TV;
     v            Computador (Internet);
     v            Revistas e livros velhos;
     v            E.V.A;
     v            Papel cartão;
     v            Papel color sete;
     v            Massinha;
     v            Tinta guache;
     v            Argila.

Avaliação para todos os bimestres

           A avaliação será de acordo com a nova proposta da Secretaria Municipal de Educação, que vê a avaliação como medida importante para encontrar caminhos, medir a qualidade do aprendizado do aluno oferecendo a eles alternativas para uma evolução segura, a mesma está prevista em regimento  e no projeto político pedagógico da escola, onde será aproveitado todo desempenho do aluno e realizada através de:
·        Desenvolvimento psíquico motor;
·        Coordenação motora e viso-motora;
·        Sociabilização da criança;
·        Participação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: