Escola Municipal Joaquim de Souza Vilas Boas.
Ano: Maternal
Professora: Valdima
PLANEJAMENTO ANUAL / 2011
I Bimestre
Mês: Fevereiro/ Março/Abril
Objetivos Gerais:
v Compreender a importância da família na formação social;
v Reconhecer que a família é a base de todo cidadão;
v Identificar os membros da sua família (pai,mãe e irmãos), e da família ampla (tios, avós e etc.);
v Percebe Reproduzir histórias através de dramatizações r a importância da ação conjunta no combate as drogas;
v Desenvolver o hábito de ouvir poesias lidas e dramatizadas;
v Reproduzir histórias através de dramatizações.
Conteúdos:
FEVEREIRO
Lingragem oral
v A família na escola;
v Formação da família;
v Regras de convivência familiar/escolar;
v Higiene e saúde.
Linguagem Escrita:
v Introdução da letra “A”;
v Cores – vermelho/ amarelo/ azul;
v Forma geométrica (círculo/quadrado);
v Introdução do nº 1.
Março
Datas comemorativas:
v 08/03 – Dia Internacional da mulher;
v 14/03 – Dia Internacional da poesia;
v 15/03 – Dia da Escola;
v 15/03 – Dia do Circo;
v Carnaval (data móvel).
Conteúdos
Linguagem Oral:
v Formas preventivas ao combate as drogas;
v Conhecer algumas drogas (cigarro, remédio, etc);
v Doenças causadas pelas drogas;
v Comportamentos de usuários de drogas.
Linguagem Escrita:
v Introdução da letra E;
v Introdução do nº 2 e revisão do nº 1;
v Distância (perto/longe);
v Noção (dentro/fora, em cima/ embaixo);
v Formas geométricas (círculo e triângulo);
v Cores (vermelho e verde).
Abril
Datas comemorativas:
v Páscoa;
v 19/04 – Dia do índio;
v 21/04 – Tiradentes;
v 22/04 – Descobrimento do Brasil.
Conteúdos
Linguagem Oral:
v Formação do hábito de leitura;
v Reproduzir oralmente, contos e historias;
v Contar e recontar histórias;
v Desenvolver a imaginação através da poesia;
v Lazer e moradias.
Linguagem Escrita:
v Introdução da letra “I”, e revisão da letra “A/E”;
v Introdução do nº 3 e revisão dos números 1 e 2;
v Espessura (grosso/fino);
v Altura (alto/baixo).
Metodologias;
v Conversa informal;
v Desenho livre;
v Recorte e colagem;
v Atividade em grupo;
v Utilização de músicas diversificadas;
v Lanches coletivos.
II Bimestre
Mês: Maio/ Junho
Objetivos Gerais:
v Compreender as novas tecnologias no âmbito profissional;
v Conhecer o funcionamento dos meios de comunicação.
Conteúdos:
Maio
Linguagem Oral:
v Meios de transportes;
v Meios de comunicação;
v Profissões;
v Nosso corpo.
Linguagem Escrita:
v Introdução da letra “O” e revisão das letras “A/E/I”;
v Introdução do nº 4 e revisão dos números 2,3;
v Noção do alfabeto;
v Noção da escrita do nome;
v Introdução do retângulo, quadrado, triângulo;
v Revisão da forma geométrica (círculo);
v Cores da Bandeira, civismo, mistura de cores;
v Lateralidade (direita e esquerda);
v Tamanho (grande/ pequeno).
Datas comemorativas:
v 1º de maio – Dia do trabalho;
v 2º domingo de maio – Dia das mães.
Junho
Conteúdos
Linguagem Oral:
v Preservação Oral;
v Recursos naturais retirados do ambiente;
v Reciclando o lixo.
Linguagem Escrita:
v Introdução da letra "U” e revisão das letras “A/E/I/O”;
v Introdução do número 5 e revisão dos números 1/2/3/4;
v Orientação espacial;
v Quantidade (muito/pouco);
v Igual/diferente;
v Mistura de cores (azul, branco, verde, vermelho e amarelo).
Datas comemorativas:
v 05/06 – Dia Mundial do Meio Ambiente;
v 03/06 – Corpus Christian (móvel);
v 21/06 – Início do verão;
v 02/06 – Festa Junina.
Metodologias
v Leitura de textos informativos;
v Confecção de cartazes;
v Utilização de poesias e músicas;
v Campeonato;
v Brincadeiras/ rodinha;
v Análise e interpretação de gravuras;
v Utilização de fichas;
v Aula campo (visita aos lagos e nos bairros).
III Bimestre
Mês: Agosto/ Setembro
Objetivos Gerais:
v Refletir sobre a necessidade da preservação do patrimônio cultural do município ;
v Conhecer os sinais de trânsito existentes no município;
v Compreender a importância da sinalização para a segurança no trânsito;
v As plantas.
Contéudos:
Agosto
Linguagem Oral:
v Conservação dos patrimônios culturais municipais:
· Escola;
· Praças;
· Prefeitura.
Linguagem Escrita:
v Noção da letra B e revisão as vogais (A/E/I/O/U);
v Introdução do número 5 e revisão dos números 1/2/3/4;
v Posição (frente/atrás);
v Medida (leve/pesado);
v Revisão das cores primárias;
v Formas geométricas (quadrado/ círculo/triângulo/ retângulo).
Datas comemorativas:
v 2º domingo de agosto – Dia dos pais;
v 22/08 – Dia do folclore;
v 25/08 – Dia do soldado.
Setembro
Conteúdos
Linguagem Oral:
v Cuidado com acidentes no trânsito;
v Sinalização em Crixás:
· Existentes (faixa de pedestre / placas / rotatória);
· Não existentes (semáforo).
v Formas geométricas;
v Órgãos do sentido.
Linguagem Escrita:
v Noção da letra C e revisão da letra B;
v Introdução do número 6 e revisão dos números 1,2,3,4,5;
v Revisão das cores (vermelho, azul, verde, amarelo e branco);
v Formas geométricas (utilizar o computador);
v Identificação do nome (fichas).
Datas comemorativas:
v 07/09 – Independência do Brasil;
v 23/09 – Início da primavera;
v 25/09 – Dia do trânsito.
Metodologias:
v Leitura de textos informativos;
v Visita aos patrimônios culturais (escola, praças, prefeitura, biblioteca e outros);
v Análise e interpretação de fatos e gravuras;
v Leitura de lendas, parlendas e trava-língua;
v Tarefas complementar em caderno e folhas;
v Confecção de cartazes;
v Utilização de fichas;
v Conversa informal;
v Apresentação de praças de sinalização;
v Aula campo (visita as sinalizações de trânsito);
v Dramatização sobre o trânsito;
v Músicas diversas;
v Recortes e colagem;
v Utilização de fichas (nomes);
v Confecção de cartazes.
IV Bimestre
Mês: Outubro/ Novembro
Objetivos Gerais:
v Despertar o interesse pelo consumo e preservação dos frutos da terra, perceber a importância das vitaminas encontradas nos frutos como fonte de saúde para a humanidade;
v Valorizar e respeitar a cultura afro brasileira;
v Identificar os perigos que a dengue pode causar para a população.
Outubro
Conteúdos:
Linguagem Oral:
v Frutos como fonte de saúde;
v Vitaminas encontradas nos frutos;
v Higiene e conservação dos frutos;
v Dia e noite;
v Os animais.
Linguagem Escrita:
v Noção da letra “D” e revisão B/C;
v Introdução do nº 7 e revisão dos numerais 1,2,3,4,5,6;
v Revisão das formas geométricas;
v Identificação do nome do aluno;
v Revisar as cores.
Datas comemorativas:
v 12/10 – Dia das crianças;
v 15/10 – Dia do professor;
v 30/10 – Dia do Aniversário de Crixás;
v Festival do Pequi.
Novembro
Linguagem Oral:
v Costumes dos descendentes afros:
· Danças;
· Comida;
· Músicas.
v Dramatização sobre a prevenção contra a Dengue;
v Sol e chuva.
Linguagem Escrita:
v Noção da letra E e revisão das letras B,C,D;
v Revisar as vogais;
v Introduzir os numerais 8 e 9 e revisar os numerais 1,2,3,4,5,6 e 7;
v Noção do alfabeto (leitura);
v Noção do nome do professor;
v Revisar as cores trabalhadas;
v Revisar as formas geométricas.
Datas comemorativas:
v 15/11 – Proclamação da República;
v 19/11 – Dia da Bandeira;
v 21/11 – Início do Inverno.
Metodologias:
v Atividades complementar;
v Conversa informal;
v Confecção de cartazes;
v Análise e interpretação de gravuras;
v Utilização de diversas músicas;
v Recortes e colagens;
v Texto informativo;
v Pesquisas;
v Conversa informal;
v Análise e interpretação de gravuras.
Recursos Didáticos para todos os bimestres
v Cartolina;
v Livro didático;
v Pincel;
v Transparência;
v Retroprojetor;
v Jornal;
v Sucatas;
v Tampinhas de garrafa;
v Palitos de picolé;
v Jogos diversos;
v Som;
v TV;
v Computador (Internet);
v Revistas e livros velhos;
v E.V.A;
v Papel cartão;
v Papel color sete;
v Massinha;
v Tinta guache;
v Argila.
Avaliação para todos os bimestres
A avaliação será de acordo com a nova proposta da Secretaria Municipal de Educação, que vê a avaliação como medida importante para encontrar caminhos, medir a qualidade do aprendizado do aluno oferecendo a eles alternativas para uma evolução segura, a mesma está prevista em regimento e no projeto político pedagógico da escola, onde será aproveitado todo desempenho do aluno e realizada através de:
· Desenvolvimento psíquico motor;
· Coordenação motora e viso-motora;
· Sociabilização da criança;
· Participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente: